Vai comprar um apartamento? Saiba quais cuidados tomar antes de investir

Morar de aluguel pode parecer vantajoso a curto prazo, porém, com o tempo, a necessidade de ter o seu próprio canto fala mais alto. Além do desejo constante de possuir um imóvel próprio, comprar um apartamento está longe de ser apenas um gasto. Imóveis são investimentos e podem ser muito benéficos.

Porém, adquirir uma casa ou apartamento é um passo importante na vida de uma pessoa. Se você está pensando em fazer um investimento desse tipo e não tem experiência, não se preocupe. Com um bom planejamento e as dicas que trouxemos para você nesse texto, é possível comprar um apartamento sem preocupações.

Porque investir em imóveis?

Um imóvel é algo caro e que exige um envolvimento a longo prazo. Por isso, muitas vezes surge a questão: será que vale a pena investir? Em um primeiro momento, a resposta provavelmente vai parecer ser negativa, mas quando se avalia todos os aspectos dessa aquisição, as vantagens se tornam claras.

Em primeiro lugar, é um dos tipos de investimentos mais seguros. Um imóvel é algo fixo e palpável. Não é como um dinheiro aplicado em algo que pode ou não retornar para o seu bolso. Além disso, todo mundo precisa morar em algum lugar, por isso, ter um refúgio caso as coisas não estejam muito bem financeiramente é uma garantia importante.

O potencial de valorização alto também é uma característica muito atraente ao comprar um apartamento. A tendência da maioria dos imóveis é aumentar seu valor com o tempo, além de renderem uma grana extra de inquilinos. Muitas pessoas não têm condições de comprar uma casa própria, e, por isso, ter apartamentos para alugar é uma ótima opção de renda extra.

Importância do planejamento para comprar um apartamento

Que a aquisição de um imóvel é altamente vantajosa você já entendeu. Mas é necessário saber como realizar essa compra sem se comprometer e acabar se endividando. Para que a transação seja feita da melhor maneira possível, é importante se planejar bastante. Por mais atraente que uma proposta possa parecer, é imprescindível avaliar todos os pormenores com bastante atenção e cuidado.

Comprar um apartamento é realmente uma decisão importante e que não se faz muitas vezes na vida. Mas existem técnicas e dicas que proporcionam a possibilidade de realizar a escolha certa. Com as atitudes alinhadas ao seu objetivo e um plano de ação sólido, é possível até mesmo realizar esse sonho ainda jovem.

Cuidados a se tomar na hora de investir em imóveis

Está certo de que chegou o momento de conquistar a casa própria? Atente-se então para os cuidados que você deve ter na hora de decidir qual imóvel investir e como fazer isso. São dicas que em um primeiro momento parecem simples, mas garantem um resultado certeiro, anote aí:

Analise o imóvel

O primeiro passo é definir as suas expectativas com um imóvel e o que você procura. Pense nas suas necessidades e das pessoas que vão morar no local. A partir disso, pense no tipo de imóvel que mais se encaixa nelas. Pense, também, em quesitos como a localização, as vagas de garagem, quais as opções de lazer e se o apartamento vai ser novo ou usado.

Tenha em mente quanto pode gastar

Não são apenas as características do apartamento que você deve levar em conta. É preciso saber com precisão qual o valor você está disposto a pagar ou quanto cabe no seu bolso. Não adianta querer dar um passo maior do que a perna e se envolver em dívidas que não serão pagas.

É importante não exceder 30% do seu orçamento mensal com dívidas. Isso inclui o valor da parcela do financiamento da sua casa. Vale a pena se atentar para o programa Minha Casa Minha Vida e consultar se você se encaixa nas diretrizes.

Verifique sua documentação

A documentação necessária para comprar um apartamento pode ser bastante complexa. Por isso, se você está pensando em realizar uma aquisição dessa, vale a pena verificar com antecedência tudo que será necessário. Verifique se você possui todos os documentos solicitados e se os mesmos estão atualizados. Isso vai economizar muito tempo e esforço para você durante o processo.

Controle de gastos

A compra de um imóvel é algo duradouro e que exige um envolvimento a longo prazo. Tenha em mente que isso pode acarretar alguma mudança no planejamento financeiro da sua casa. Será necessário prestar mais atenção em todos os gastos e como os mesmos ocorrem. Para isso, busque dicas de economia doméstica e reestruture suas finanças pessoais e familiares.

Pesquise sobre a construtora

A construtora responsável por edificar seu sonho faz toda a diferença no resultado final. Por isso, pesquise bastante sobre a reputação da construtora antes de fechar negócio com ela. Analise com ex-compradores, veja comentários na internet e como são os empreendimentos entregues por ela. Tudo isso vai evitar que você caia em furadas.

Não é apenas a compra do imóvel

E tenha em mente que os gastos não vão terminar quando você concluir a compra. Existem vários custos extras que você deve estar preparado para desembolsar. Primeiramente, a mudança para o novo endereço exige esforço e planejamento.

Outra despesa que muita gente ignora é o ITBI ou Imposto sobre Transmissões de Bens e Imóveis. Essa taxa deve ser paga à prefeitura e pode variar de lugar para lugar, mas em geral gira em torno de 4% do valor do imóvel. Se planeje para os gastos extras e para não passar apertos.

Seguindo todos esses passos e cuidados, você certamente conseguirá realizar uma boa transação. Planejamento é a chave na hora de comprar um apartamento, pense bem e analise as opções que tudo dará certo. E se você ainda está em dúvida de onde comprar o seu apê, te ajudamos neste texto do nosso blog.




Veja também


Benefícios do Minha Casa Minha Vida

Benefícios do Minha Casa Minha Vida

A casa própria sempre foi um sonho da população, afinal, quem não deseja ter um cantinho pra chamar de seu? Com o objetivo de ajudar cada vez mais pessoas a conquistarem um imóvel, o governo criou, em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida. Ele é o melhor facilitador...