Encontre seu VIC

Veja como seu FGTS te ajuda na compra do seu apê

Você sabia que o FGTS é seu aliado na realização do sonho da casa própria, seja na entrada ou durante o financiamento?
Confira abaixo tudo sobre o assunto.

O que é o FGTS?
FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Todo mês, o contratante deve depositar 8% do salário do empregado em uma conta na Caixa Econômica Federal. Dessa forma, o FGTS funciona como uma espécie de poupança do trabalhador, mas o dinheiro não pode ser sacado a qualquer momento. O valor só pode ser utilizado em algumas situações previstas na lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou falecimento do trabalhador e, claro, na compra da casa própria.

Como saber quanto eu tenho de FGTS?
Você pode consultar o valor pela internet, no site oficial ou no aplicativo para smartphone. Basta informar o número do NIS (PIS/PASEP) e cadastrar uma senha no primeiro acesso. Você também pode fazer a consulta em uma agência da Caixa, levando documento com foto e o número do NIS.

Em que situações o saldo do FGTS pode ser usado?
O saldo da sua conta de FGTS pode ser usado na compra de imóvel ou para amortizar o saldo devedor ou ainda para pagar as prestações.

  • Compra ou construção de imóvel residencial: o saldo pode ser aplicado na hora da compra para o pagamento da entrada do financiamento, e você consegue até negociar taxas mais reduzidas.
  • Amortização do saldo devedor: a cada 2 anos, seu FGTS pode ser usado para quitar parte ou o valor total da sua dívida com o banco, podendo, assim, reduzir o seu tempo de financiamento.
  • Pagamento das prestações: em caso de imprevistos financeiros, para não comprometer a adimplência do seu financiamento, o FGTS pode ser usado para reduzir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos.

Quais são os pré-requisitos para usar o FGTS na compra do imóvel?
O comprador deve somar, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, ou seja, trabalhar de carteira assinada por este período. Esses três anos podem ser consecutivos ou não, trabalhados na mesma empresa ou em empresas diferentes. Outra exigência é que o comprador não possua financiamento ativo no Sistema Financeiro Habitação (SFH), em qualquer lugar do país. Também não é permitido que o comprador seja proprietário de outro imóvel residencial na cidade onde mora ou trabalha, nem em cidades vizinhas e integrantes da mesma região metropolitana. O imóvel que você está adquirindo deve ser destinado para a moradia do titular e estar localizado no mesmo município em que você trabalha.

Quero usar o meu FGTS para comprar o meu apê. O que preciso fazer?
Na VIC, podemos te ajudar a usar o seu saldo da melhor forma para conquistar o seu novo apê. Clique aqui e fale com um dos nossos consultores!




Veja também


Taxa de condomínio: Entenda o que é e como funciona

Taxa de condomínio: Entenda o que é e como funciona

A taxa de condomínio é um recurso essencial para a manutenção e o funcionamento da estrutura compartilhada pelos moradores de um prédio. No entanto, é uma despesa que ainda gera dúvidas em muitas pessoas, principalmente em relação ao uso e composição da mensalidade. É...