Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Apartamento térreo: quais as vantagens e desvantagens?

    Morar em um apartamento térreo oferece diversas vantagens que podem tornar a vida mais prática, confortável e agradável. Esses imóveis oferecem maior facilidade de acesso para idosos, crianças pequenas e pessoas com mobilidade reduzida. Também permitem entrada e saída rápidas que garantem mais agilidade na rotina.

     

    Comprar um apartamento térreo pode ter seus prós e contras, o que depende das preferências e necessidades de cada futuro proprietário. Enquanto alguns desejam não ter que subir escadas, outros optam por morar bem alto e ter uma vista mais privilegiada. 

    Os empreendimentos imobiliários são planejados e construídos pensando nos mais variados perfis de moradores. Por isso, as unidades ocupam diferentes andares, o que inclui o primeiro andar de um edifício, onde estão os apartamentos térreos.

    Vale a pena investir em um apartamento térreo? É o que você verá neste post, avaliando as vantagens e desvantagens desse tipo de moradia em uma estrutura de condomínio!

    Comprar um apartamento térreo pode ser um bom investimento?

    Um imóvel, por si só, pode ser considerado um bom investimento devido à valorização do ramo imobiliário. No caso do apartamento térreo, alguns fatores podem influenciar na decisão, desde a disponibilidade de orçamento até quem são os futuros moradores. 

    De modo geral, o apartamento térreo é composto de área privativa, o que traz certa comodidade, comparado aos andares de cima. Uma unidade logo na entrada do prédio tem semelhança com a de uma casa, o que para quem não está acostumado a morar em um apê pode favorecer a adaptação.

    Quais as vantagens e desvantagens de morar em um apartamento térreo?

    A melhor forma de decidir sobre comprar ou não um apartamento térreo é considerar seus pontos positivos e negativos. Leve em conta os aspectos que trouxemos a seguir, compare com seus objetivos e expectativas, para então, compreender se esse tipo de unidade é ideal para você e sua família.

    Vantagens

    Analise os bons motivos para querer morar em um apartamento térreo:

    Não é preciso subir escadas

    O acesso rápido e fácil ao lar pode ser um dos motivos para escolher o térreo, e não ter que subir vários lances de escada. Chegar do trabalho cansado ou com sacolas de compras e ter que subir degraus pode ser desanimador, especialmente dentro da rotina. 

    Se você tem crianças em casa, já sabe o quanto os pequenos podem ser agitados ao subir e descer escadas. O apartamento térreo traz mais segurança e prevenção de acidentes evitando quedas e escorregões, devido aos poucos degraus para acessar o apê.

    A acessibilidade é maior

    A questão da acessibilidade é séria para moradores PCDs e idosos, que apresentam dificuldades de locomoção. Se esse é o seu caso, o apartamento no andar térreo facilitará o uso de andadores, cadeiras de roda, permitindo maior comodidade de acesso e menor dificuldade na movimentação dessas pessoas. 

    Sem contar que, na hora da mudança, o sobe e desce de móveis e utensílios pesados, poupará esforços. Imagine ter que carregar geladeiras, sofás e outros itens escada acima, quando se pode dar apenas alguns passos.

    Ebook primeiro apartamento

    É mais barato

    Você sabia que o preço dos apartamentos térreos é mais baixo que dos andares superiores? Embora a área possa ser maior quando contam com espaço privativo, a vista prejudicada no nível da entrada é um dos motivos para essa diferença de preços, o que pode gerar uma boa economia. 

    As dificuldades de aquisição de um imóvel podem esbarrar nas finanças, seja na hora de ter o financiamento aprovado ou arcar com as parcelas mensais. Um apê mais barato exigirá uma entrada menor, gerando mensalidades que cabem no bolso.

    Opção de área privativa

    Alguns apartamentos térreos com opção de área privativa atraem pelo fato de ser um espaço adicional dentro do apartamento e para maximizar a privacidade. Nem sempre o salão de festas do condomínio está disponível para receber os amigos ou promover almoços de família.

    Com a área privativa inclusa, você pode reunir pequenos grupos e não ocupar um espaço comum que poderia ser usado por um vizinho em eventos maiores. Em períodos chuvosos o espaço privativo faz total diferença em atividades domésticas como secagem de roupas, armazenamento de lixo ou guarda de calçados molhados.

    Ah! Quando permitido aos moradores terem animais de estimação no apartamento, os pets agradecem poder circular fora do apê. Cuidando para não incomodar os vizinhos com barulhos ou problemas resultantes da falta de higiene, o apartamento térreo é ideal para quem não quer viver sem os bichinhos.  

    Desvantagens

    Agora, avalie os pontos contrários para depois estabelecer uma relação de custo-benefício:

    Os vizinhos passarão na sua porta

     A falta de privacidade pode ser um incômodo para quem mora no térreo, com o ir e vir constante de moradores dos outros andares. Apesar das orientações sobre barulho fora de horário, nem sempre as pessoas se lembram de que há alguém do outro lado da porta.

    O bom relacionamento e o diálogo transparente com a vizinhança pode resolver esse tipo de problema. Uma conversa, sobre os possíveis incômodos tende a educar aqueles que não percebem que estão invadindo o espaço e a comodidade alheia. 

    Como há regras para a boa convivência, esse é um transtorno que pode ser compartilhado com o síndico que tomará providências. Os quadros de avisos e grupos de WhatsApp são recursos usados para orientar os moradores sobre a utilização das áreas e contribuição para o bem-estar coletivo.

    O barulho das áreas comuns pode ser incômodo

    Esse é também um transtorno em muitos apartamentos de condomínio, mas, dependendo da estrutura do prédio, pode não ser uma dificuldade. Por isso, é importante pesquisar e pedir esclarecimentos à construtora para saber mais sobre o projeto e preocupações específicas dos apartamentos térreos. 

    Os apartamentos da VIC, por exemplo, são em condomínios fechados, por isso, as unidades no térreo não possuem janelas direto para rua. Além disso, oferecem alternativas de área privativa ou Garden, uma espécie de jardim adicional ao ar livre. 

    Entre vantagens e desvantagens, os pontos positivos se destacam e sobressaem, sobretudo, em relação ao custo. Para quem planeja sair do aluguel, está de casamento marcado ou quer deixar de morar com os pais, investir em um apê no térreo tem tudo para ser um bom negócio.

    Se, durante as buscas você encontrar um apartamento com área privativa, boa acústica, não hesite em considerar a compra. A VIC Engenharia possui empreendimentos exatamente com esse nível de comodidade e será um prazer apresentar nossas alternativas.

    Esse post foi útil e esclarecedor para você? Que tal aproveitar e conferir mais um artigo, dessa vez sobre as vantagens de morar em condomínio!

    Lar dos sonhos



    Veja também