Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Festa no apartamento: Como usar os espaços do condomínio para se divertir com seus amigos

    Se você é do tipo que adora uma festa, mas tem receio de comprar um apartamento com medo de não poder reunir a família e os amigos, não se preocupe, pois os condomínios contam com espaços completos para comodidade dos moradores. 

    A estrutura é planejada para comportar um número razoável de pessoas e costuma contar com todos os itens de festa, desde a churrasqueira, até freezer, fogão, mesas e cadeiras. Existem regras de convivência coletiva, o que não impede de aproveitar e curtir tudo o que há de bom nesse tipo de empreendimento. 

    O objetivo deste post é mostrar que mesmo morando num apartamento é possível ter a liberdade para fazer festas. Continue lendo para conhecer as principais regras de utilização dos espaços coletivos e como aproveitar as oportunidades de diversão no condomínio!

    Quem mora em apartamento pode fazer festa?

    Pode sim e essa é uma vantagem de morar em condomínios que oferecem estrutura completa para diversão dos moradores – área de lazer, salão de festas, piscina, sala de jogos – possibilitando diversão com segurança e economia. 

    Como em um condomínio existem muitos apartamentos e moradores, algumas regras de utilização são necessárias. No entanto, todos podem usufruir das dependências coletivas e até convidar parentes e amigos para compartilhar momentos de descontração. 

    Você pode realizar uma festa dentro do próprio apartamento ou agendar o salão de festas em caso de um número maior de convidados. De modo geral, o espaço coletivo é usado para comemorar fim de ano, aniversário, batizado, casamento, desde que atendendo às normas do condomínio.

    Como fazer uma festa em um apartamento?

    Em casa, levando em conta o andar que você mora, é preciso ter cuidado com a movimentação interna em determinados horários para não incomodar o vizinho de baixo. Dependendo do horário, o som alto também não é permitido, atendendo ao previsto na lei do silêncio. 

    Como o espaço do apartamento é menor, seus convidados devem ser selecionados a dedo, para evitar que a aglomeração se transforme em uma balada. É preciso respeitar todos que estão ao redor e, muitas vezes, descansando do seu dia a dia. 

    Otimize o espaço para facilitar a locomoção das pessoas, abrindo passagem entre os móveis. Se tiver uma varanda, não transforme em área gourmet, com churrasqueira, por exemplo, pois a fumaça propagada pelo carvão pode desagradar a vizinhança.

    Já um modelo elétrico ou a gás, pode ser mais tolerável e, mesmo assim, o barulho na sacada deve ter um tom mais ameno. Por isso, se tiver amigos ou parentes mais exagerados na bebida, controle o open bar dentro do apê.

    Como organizar festas em condomínios?

    Em condomínios, o ideal para quem deseja promover um encontro ou uma confraternização para mais pessoas, o ideal é usar o salão de festas. O primeiro passo é verificar a disponibilidade do espaço na data que você deseja e reservar com antecedência — geralmente, o síndico é responsável por esse agendamento. 

    Depois, é preciso confirmar se os itens atendem ao seu planejamento — churrasqueira, freezer, fogão, geladeira e etc. Estrategicamente, o salão de festas é localizado mais distante dos apartamentos, para dar privacidade ao morador dono da festa e afastar o barulho de música ou conversas. 

    Se for receber entregas como máquina de chopp, itens de entretenimento (cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula), informe à equipe da portaria. No dia da festa deixe com o porteiro, uma lista de convidados permitindo a entrada no condomínio. 

    Ebook primeiro apartamento

    Faça uma conferência detalhada para certificar de todos os nomes, pois os porteiros têm orientação expressa para só permitir a entrada de pessoas autorizadas. Planeje com calma todos os detalhes da festa para que no dia, sua preocupação seja se divertir e receber bem os amigos.

    Quais as regras para o uso do salão de festas do apartamento?

    As regras de convivência coletiva em condomínio se aplicam a diversos quesitos, considerando o ir e vir diário dos moradores. No caso do salão de festas e espaços de entretenimento, as normas devem ser aplicadas e acatadas sem exceção. 

    Veja os principais aspectos para observar na normativa, quando o assunto é uso das dependências comuns, no caso, o salão de festas!

    Reserva e desistência 

    Atente ao prazo de reserva para garantir que o salão não esteja indisponível na data que você planeja fazer a festa. Caso, por algum motivo, não seja possível realizar o evento, cancele com antecedência, pois um morador vizinho pode estar à espera de uma desistência. 

    Para manter a organização, os condomínios estabelecem regras para reserva e desistência, dentro de um período. Assim, tanto você quanto os demais moradores não serão prejudicados e o espaço será utilizado de maneira adequada.  

    Horário de uso

    A lei do silêncio determina a redução do barulho após às 22h podendo, no entanto, se estender, desde que acordado em assembleia com decisão da maioria. Nesse caso, é um critério de cada condomínio, de políticas internas que deve ser decidido com cuidado para evitar problemas futuros. 

    O bom senso é importante em situações como essas, assim como a empatia. É fundamental se colocar no lugar do outro e imaginar como você se sentiria se quisesse descansar no final de semana e o barulho da festa se prolongasse noite afora.

    Taxa para limpeza

    Os condomínios também preveem uma taxa destinada à limpeza no final da festa, acordada em assembleia pelos condôminos. Como é comum que sujeira e restos sejam deixados quando a festa termina, a taxa é usada para o serviço extra da equipe de limpeza do condomínio.

    Essa é uma forma também de manter o local sempre limpo, preservado e bem conservado. É um espaço coletivo pelo qual todos devem zelar para assegurar um ambiente sempre em condições de receber bem os convidados.  

    Termo de responsabilidade

    Esse é um documento importante, assinado pelo morador solicitante, que afirma estar ciente das normas e da responsabilidade de uso e cuidados do espaço. No termo devem constar as informações mais relevantes como, horário, retirada das chaves e obrigação de pagamento da taxa de limpeza. 

    O combinado não sai caro, já diz o ditado, logo, o morador deve se comprometer a utilizar o salão de festa e deixar como encontrou para o próximo vizinho que fizer a reserva. Esse comportamento ajuda a manter o bom relacionamento e a confiança entre os moradores, além de preservar o espaço para que todos tenham o direito de se divertir e receber seus convidados. 

    Fazer uma festa no apartamento ou no espaço reservado do condomínio é uma forma de compartilhar momentos especiais junto das pessoas queridas. Seja a celebração de uma conquista ou aniversário de um morador da casa, atentando às regras, certamente serão horas inesquecíveis para registrar na memória. 

    Se você gostou do post e deseja esclarecer mais dúvidas sobre as regras de moradia num apartamento entre em contato agora mesmo com a VIC e fale com um dos nossos consultores que estão disponíveis para responder todas as perguntas!




    Veja também