Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Apartamento na planta: Entenda como funciona e quais as vantagens

    A compra de um apartamento na planta se refere a aquisição de um imóvel em fase de construção ou planejamento. Nesse tipo de imóvel, o pagamento ocorre durante a obra de construção do imóvel. Esse formato oferece melhores condições de financiamento para os compradores e mais tempo para se planejar financeiramente para a mudança.

     

    Sabe aquela boa sensação que desperta em nós ao comprar uma coisa nova? Com o primeiro imóvel, é ainda mais intenso! Trata-se da realização de um sonho para qualquer pessoa e o apartamento na planta é uma ótima oportunidade para realizar esse objetivo.

    Nesse sentido, investir em um imóvel que será ainda construído pode trazer diversos benefícios — além de encontrar condições facilitadas, é a possibilidade ideal para a organização financeira e realizar seu sonho sem passar por apertos ou situações desagradáveis.

    Se você deseja investir no próprio apê, o projeto na planta pode ser uma  alternativa bem interessante. Para ajudar na sua decisão, trouxemos neste post 5 das principais vantagens de comprar um imóvel na planta e dar adeus ao aluguel em breve!

    O que é um apartamento na planta?

    É um imóvel ainda não construído, ou seja, que apresenta todo o planejamento estrutural e orçamentário, com previsão de início definida. Antes de fechar a compra, o futuro proprietário consegue visualizar como o apartamento ficará depois de pronto. 

    A planta é o documento que traz um desenho técnico com as medidas, dimensões e posição dos cômodos. Por ela a equipe de construção visualiza tudo o que precisa ser feito no processo de construção, enquanto o potencial comprador analisa se o imóvel projetado atende às suas necessidades.

    Como funciona a entrada e financiamento de um apartamento na planta?

    Ao fazer o planejamento para sair do aluguel, é comum ter dúvidas sobre diversos fatores em relação ao processo de compra. Apesar de parecer simples, esclarecer tudo sobre as possibilidades de negócio, documentações e questões financeiras é indispensável para tomar decisões seguras.

    Quando se trata de um apartamento na planta, as principais dúvidas são em relação a forma de financiamento e entrada, que se diferenciam de um imóvel já construído. Por ser um investimento importante, entender detalhadamente esses assuntos deve ser uma prioridade.

    Sendo assim, quando uma pessoa decide comprar um apartamento na planta, é possível ter a entrada facilitada, ou seja, o valor da entrada pode ser parcelado até a entrega das chaves, onde se inicia o financiamento do imóvel em si, fator considerado um grande benefício.

    Diante disso, os compradores têm um tempo maior para acelerar o pagamento sem ter dificuldades financeiras, pois o período de obras pode durar em torno de 1 a 3 anos. Portanto, o planejamento financeiro é desenvolvido com um prazo maior, facilitando inclusive, criar uma reserva e usar ao personalizar o imóvel quando pegar as chaves.

    Quais as vantagens de comprar um imóvel na planta?

    Ter o próprio imóvel é uma grande realização pessoal e adquirir na planta é uma vantagem importante para facilitar os objetivos. Sobretudo, com fatores que auxiliam no planejamento pessoal e financeiro, contribuindo em diversos aspectos relevantes.

    Veja quais são as principais vantagens de investir em um apartamento na planta!

    Pode ser mais em conta para o seu bolso

    O momento desafiador da economia representa uma oportunidade para negociar preços e, com isso, conseguir realizar o sonho da casa própria. As condições financeiras da população têm deixado as construtoras bem mais flexíveis na negociação.

    Isso faz com que o preço de um imóvel na planta fique bem mais em conta que o de uma residência pronta. Portanto, ao investir em um apartamento na planta você tem oportunidades reais para encontrar preços atrativos, que se encaixam melhor no seu orçamento.

    O imóvel na planta ainda não está pronto e as construtoras, para atrair mais clientes e impulsionar as vendas oferecem um preço mais acessível. Assim, aumentam as chances de venda de grande parte ou todas as unidades, deixando a construtora em uma posição confortável e segura para dar início e conduzir a obra.

    Imóvel novo valoriza mais

    Quem escolhe a compra de uma residência novinha em folha, tem ainda o benefício de ver o dinheiro crescer no período de obras. Escolha um bairro com potencial de crescimento, e não terá nenhum esforço para isso, pois com o tempo o valor do imóvel será maior do que o pago na assinatura do contrato.

    Em outras palavras, à medida que o canteiro de obra avança, a valorização vai acontecendo naturalmente, até porque a região vai se enriquecendo com infraestrutura, como estabelecimentos comerciais, por exemplo, fatores que aumentam ainda mais o valor do seu apartamento.

    Fiação e outras instalações bem arrumadas

    Um dos riscos de quem compra um imóvel usado é não saber a situação real das instalações elétricas e hidráulicas. O que não acontece ao comprar um imóvel na planta — Isso porque além da garantia da construtora, você tem menos chance de gerar uma dor de cabeça dentro em breve.

    Sendo assim, um apartamento na planta é entregue com todas as revisões e estruturas novas, nunca usadas e em perfeito estado. Diante disso, você terá a tranquilidade de ser o primeiro morador do apartamento, com todas as instalações novas.

    Melhores condições de pagamento

    Quem compra um imóvel novo, tem condições muito mais vantajosas de pagamento. Há uma série de incentivos do governo, como o Programa do Governo Minha Casa Minha Vida, e até linhas de financiamento de bancos, otimizando as oportunidades para comprar o seu imóvel.

    Isso porque é importante para a economia brasileira que o setor da construção civil permaneça em crescimento, o que é bom para as empresas e para o consumidor. Com linhas de financiamento de imóvel mais facilitadas, a compra pode ser mais viável do que adquirir um imóvel usado.

    Chances de personalizar

    Outro benefício de quem compra imóvel na planta é a possibilidade de personalizar a residência. Há construtoras que oferecem essa oportunidade! Caso a unidade tenha dois quartos pequenos e uma sala maior, pode-se ajustar a configuração. Outra alternativa, é escolher entre opções diversificadas de planta, a que melhor se encaixa nas necessidades dos compradores.

    Ebook primeiro apartamento

    No caso de construções já prontas, isso é bem mais difícil, já que há tipos muito diferentes de obras, feitas em períodos muito distintos, dificultando essa etapa de personalização. O melhor de tudo isso é a possibilidade de fazer alterações antes de se mudar, evitando passar por desgastes e estresse das obras.

    Maior tempo de planejamento financeiro

    Uma das características do apartamento na planta é que depois de aprovado o projeto, do início à conclusão da obra há um espaço de tempo. Esse prazo pode ajudar no planejamento financeiro de médio a longo prazo, já que o comprador só começa a pagar pelo imóvel depois que receber as chaves. 

    No primeiro momento, ao assinar o contrato, o comprador se compromete a pagar a taxa de evolução, também conhecida como juros de obra, na fase de construção. O restante será parcelado de acordo com o financiamento aprovado e escolhido.

    Esse tempo serve para colocar as contas em dia e se preparar para a despesa fixa mensal referente à quitação do imóvel. Como não há despesas como conta de luz, água, condomínio e nem mensalidade, será mais fácil se organizar prevendo um aumento do orçamento no futuro.

    O que avaliar ao comprar um imóvel na planta?

    Embora investir em um apartamento da planta oferece muitos benefícios, como você pode notar até aqui, as decisões devem ser bem embasadas. Dessa forma, é preciso avaliar diversos fatores para garantir que fará um bom negócio, livre de transtornos e situações desagradáveis.

    Saiba quais os principais fatores que você precisa avaliar antes de fechar negócio de um apartamento na planta!

    Credibilidade da construtora

    O primeiro passo é certificar que a construtora é reconhecida no mercado pela qualidade, inovação e bom atendimento ao cliente. Para isso, avalie os empreendimentos que já foram entregues, visite e converse com os vendedores, para ter segurança nas negociações.

    Projeto arquitetônico

    O projeto é uma forma interessante para conhecer o seu futuro apartamento, e ter noção de todos os detalhes técnicos e do design do edifício. Sendo assim, é um dos itens que não deve faltar na sua análise ao avaliar um imóvel, comprar com suas necessidades e até mesmo para ter maior noção do que está investindo.

    Desenhos em 3D

    Algumas construtoras oferecem aos clientes desenhos em 3D, que apresentam como será o imóvel pronto, por uma ótica realista. Por isso, é um fator essencial para visualizar melhor os detalhes do edifício e do apartamento, permitindo um tour virtual completo sobre as áreas do condomínio.

    Qualidade dos materiais

    Quando estiver negociando o seu apartamento na planta, questione sobre a qualidade dos materiais que serão utilizados na construção. Esse fator é crucial para ter estruturas seguras e duráveis, que vão permanecer livres de contratempos após a entrega.

    Essa prevenção é importante para evitar surpresas desagradáveis na vistoria e, até mesmo, atraso nos seus planos de mudança para o novo apê.  

    Apartamento decorado

    Além dos projetos, também é comum que as construtoras apresentem um apartamento decorado para visitação, que reproduz exatamente as características do que será construído. Portanto, é uma boa oportunidade de saber as reais dimensões dos espaços e planejar a decoração, compra de móveis e outros fatores funcionais.

    Visite o stand de vendas

    Embora seja comum ter acesso a formas de compra modernas, que apresentam os empreendimentos de forma online, é indispensável ir até o stand de vendas. Assim, você pode conversar pessoalmente com os corretores para tirar todas as suas dúvidas em relação a documentação, questões financeiras e outros detalhes do imóvel.

    Acompanhe as etapas da obra

    Por fim, ao decidir fechar o negócio de um apartamento na planta, solicite e avalie o cronograma de obras, para monitorar o andamento. Além disso, é interessante anotar a previsão de entrega das chaves e todos os fatores que interferem no tempo de conclusão das obras.

    Procure verificar também se a construtora te atualiza quanto a evolução da obra para que você acompanhe tudo sobre seu novo apê mais facilmente.

    No entanto, é importante salientar que as obras são passíveis de atrasos, devido a influência do clima e outros contratempos. Por esse motivo, os atrasos são situações normais e que acontecem em qualquer construtora, o que não é considerado um problema.

    Nesse sentido, sempre programa um pequeno período a mais do que foi estabelecido e monitore toda a execução da obra durante o tempo. Assim, você terá maior exatidão para programar as compras que deseja fazer, a entrega dos móveis e alterações de algum revestimento para personalizar a decoração.

    Além disso, avaliar todos os aspectos antes de assinar o contrato é a garantia de que todos os detalhes serão claros, ou seja, você precisa saber exatamente o que está comprando, dos seus direitos, deveres e como a construtora oferece apoio pós-venda.

    Estar atento a esses aspectos é crucial para aproveitar  todos os benefícios da compra de um apartamento na planta. Inclusive, que terá um imóvel do jeito que sempre quis, totalmente compatível com o que você analisou no projeto, desenho e apartamento decorado.

    Como funciona o processo de compra de um imóvel na planta?

    De modo geral, comprar um apartamento na planta tem processo semelhante ao de um imóvel pronto. O que muda são o prazo de entrega e as condições de pagamento. O comprador pode optar pelo pagamento à vista ou recorrer às alternativas de financiamento já citadas. 

    Em vez de receber as chaves logo após a assinatura e validação do contrato, o comprador precisa esperar a conclusão da obra. As construtoras costumam realizar uma solenidade com a participação dos representantes e proprietários para comunicar o sucesso da empreitada. 

    Após o evento são realizados os ajustes finais, a vistoria no imóvel, a verificação de pendências e então, cada proprietário receberá suas chaves. Esse é um momento bastante aguardado e que para muitos compradores significa uma mudança literal de vida.

    Vale lembrar da importância de verificar a reputação da construtora ao comprar um apartamento na planta. A empresa, além do compromisso com os prazos deve comprovar que está habilitada a conduzir um projeto de grande proporção e oferecer os recursos necessários para garantir uma obra de qualidade e dentro dos prazos acordados.

    Como você pode notar neste artigo, o apartamento na planta proporciona vantagens que vão além do cheirinho de um item novo. Afinal, é um fator que oferece condições especiais para a compra e maior alívio para o seu orçamento, tornando mais próximo fácil a concretização do seu sonho.

    Gostou do post? Aproveite para conhecer os empreendimentos da VIC, analisar as alternativas e encontrar o que faz mais sentido para o seu planejamento de compra do imóvel próprio!

    Lar dos sonhos



    Veja também


    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Um apartamento garden é um tipo de imóvel térreo que conta com área externa privativa. Esse espaço adicional pode ser usado um jardim, quintal ou varanda térrea, proporcionando um ambiente aconchegante e versátil para relaxar, se divertir e aproveitar o ar livre....

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    A decisão de morar junto deve ser tomada com base em uma avaliação honesta e realista da sua relação e das suas expectativas. Converse com o seu parceiro sobre seus sentimentos e preocupações. Façam planos para o futuro e discutam como vocês pretendem dividir as...