Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Como funciona a compra de um apartamento em construção?

    A compra de um apartamento em construção é uma ótima opção para quem busca um imóvel com preços acessíveis e melhores condições de pagamento, com opções de parcelamento da entrada. Esses imóveis também tendem a se valorizar mais com o tempo, principalmente em regiões com boa infraestrutura e em constante crescimento.

     

    A compra de um apartamento em construção pode ser uma boa estratégia de investimento, que requer planejamento financeiro e de vida. Isso porque trata-se de um empreendimento de longo prazo, ou seja, a entrega não será imediata.

    Essa é uma alternativa ideal para quem tem disponibilidade de esperar um pouco mais para morar no imóvel ou deseja apenas investir em um dos segmentos mais seguros do mercado. Além de poder negociar o valor da entrada, o comprador consegue acompanhar todo o processo de evolução da obra.

    Ficou interessado em saber como funciona a compra de um apartamento em construção? Continue lendo e veja como financiar esse tipo de imóvel, quais são as vantagens dessa decisão e como escolher o apê ideal!

    Como comprar um apartamento em construção?

    O apartamento em construção é um tipo de imóvel que pode atender a diversos perfis de compradores. É uma opção interessante para quem mora com os pais, deseja sair do aluguel ou ter uma fonte segura de rendimentos futuros.

    Nesse tipo de empreendimento, o apê ainda não foi construído, sendo projetado pela construtora para sair do papel em determinada data. A venda do imóvel ainda na planta é uma forma de viabilizar a obra, diante de um compromisso estabelecido entre as partes.

    Para comprar um apartamento em construção, primeiro é preciso encontrar uma construtora séria, conhecer e avaliar seus projetos. Esse é um passo fundamental, já que estamos falando de um bem que ainda será construído e que envolve um compromisso financeiro. 

    O processo se dá por fases, a primeira é quando existe o projeto a ser iniciado. Nesse momento, o futuro proprietário se compromete a pagar um valor de entrada, mais a taxa de evolução da obra.

    A cobrança da taxa é permitida por lei e primordial para garantir o andamento da obra e conclusão no prazo. Como o empreendimento levará meses para ser concluído, a construtora pode facilitar o pagamento e parcelar esses valores.

    Na segunda fase, depois do empreendimento pronto, para receber as chaves, o proprietário deve se comprometer com a quitação do imóvel. É quando o pagamento pode ser efetuado à vista ou financiado junto a instituição financeira, com todo o suporte da construtora.

    O que saber antes de comprar um apartamento em construção?

    A aquisição de qualquer bem exige do futuro proprietário alguns cuidados para tomar a decisão acertada e não perder dinheiro. No cais de um apartamento em construção, além da reputação da construtora, é muito importante atentar para o planejamento financeiro.

    Portanto, é muito importante conhecer as particularidades e características desse tipo de empreendimento antes de fechar negócio. Faça uma boa pesquisa sobre a construtora, as entregas já realizadas, a posição das obras em andamento e os projetos em fase inicial.

    Como se trata de um investimento de longo prazo, tenha calma. Para elaborar um planejamento financeiro adequado será necessário saber detalhes sobre a obra, os valores cobrados, as condições de pagamento e a previsão de entrega.

    Tudo isso deve ser visto antes de assumir um compromisso financeiro prolongado de valor bastante expressivo. Na fase da construção, os valores são mais suaves e mais fáceis de administrar no orçamento.

    Lembre-se de que quando a obra terminar é que você pagará de fato pelo seu bem, por isso, faça cálculos e projeções, para antes, durante e depois. Ter uma reserva financeira e adequar sua renda para incluir o valor da mensalidade ajuda a manter o estilo de vida mesmo após mudar para o apê novo.

    Quais as vantagens de comprar um apartamento em construção?

    A aquisição de um apartamento em construção tem muitos benefícios. A escolha de uma boa construtora para edificar o seu sonho de vida ou plano financeiro potencializa os ganhos dessa empreitada. Veja as principais vantagens!

    Preços mais acessíveis

    O imóvel ainda por construir é menos valorizado, comparado àquele que já está pronto para a entrega. O que sugere algo negativo, é bom do ponto de vista de quem compra — o valor de venda é menor e as condições de pagamento são mais facilitadas.

    Ebook primeiro apartamento

    Comprando o apê na planta, você garante uma boa economia e terá no futuro um imóvel equiparado ao valor de mercado. Nesse cenário, a paciência e o planejamento financeiro de longa data são verdadeiros aliados da sua lucratividade.

    Melhores condições de pagamento

    Além do preço, as condições oferecidas pelas construtoras para o pagamento de um apartamento em construção são bem atrativas. Desde o parcelamento da entrada até as alternativas de financiamento, o futuro morador pode escolher com calma o que melhor se adequa ao seu orçamento.

    O prazo mais longo para entrega das chaves e mudança para o novo apê permite parcelar em mais vezes, equilibrando as finanças. Com a flexibilidade no pagamento e diluição de um valor tão alto, pensar na compra do imóvel próprio, já não é um sonho distante.

    Acompanhamento da obra

    No projeto, a construtora deve apresentar tudo o que planeja para a execução do empreendimento, bem como os materiais que serão utilizados. O comprador tem o direito de acompanhar e ser informado de todas as etapas, mudanças ou alterações do projeto.

     O contrato traz cláusulas e determinações importantes, garantindo a entrega de um imóvel exatamente como foi visualizado.

    Ao longo do tempo de construção, visite a obra sem um agendamento prévio, o que dará dimensão de como está evoluindo e o cuidado da construtora com aquele imóvel. Quando uma visita é esperada, o ambiente pode ser preparado, evitando a constatação da realidade — quando não prevista, você verá exatamente como funciona no dia a dia.

    Construção nova e moderna

    Da alvenaria ao acabamento, o apartamento em construção será sempre um empreendimento moderno com instalações novas. A construtora vai usar os melhores e mais resistentes materiais, afinal, precisa entregar um imóvel pronto e seguro para morar.

    Ao receber as chaves, você terá a agradável sensação de tudo novo em um espaço nunca utilizado por outras pessoas e a certeza de que valeu a pena.

    Segurança com a documentação

    Como se trata de um empreendimento começando do zero, toda documentação de um apartamento em construção será constituída junto com o projeto, o que torna o processo de venda mais transparente e seguro para que compra. 

    Você não terá problemas, por exemplo, com tributos e impostos devidos, taxas condominiais em atraso ou questões judiciais que envolvem inventário e herança. Tanto no que diz respeito às responsabilidades da construtora quanto em relação ao imóvel, os documentos apresentam maior nível de confiabilidade.

    Prazo maior para planejar a mudança

    Como um apartamento na planta demora mais para ser liberado ao proprietário devido ao prazo de construção, é possível planejar a mudança com calma. Desde os custos até a logística é preciso se organizar para que tudo saia conforme o planejado. 

    Pode ser que você queira, por exemplo, investir em móveis planejados, para aproveitar bem os espaços internos. Além do investimento é preciso pensar na destinação dos imóveis atuais, para não ter que incluir na mudança para só depois pensar no descarte.

    Para quem tem filhos em idade escolar, dependendo da distância, não será possível permanecer na mesma escola. Esse é um aspecto que requer a busca por alternativas.

    Valorização do imóvel

    Imagine um apartamento novinho, nunca habitado, com  pintura ainda fresca. A valorização imobiliária é muito maior comparado a um imóvel mais antigo. Mesmo que você more no apê por um tempo, ainda assim, se tiver que vender ou trocar no futuro, a idade da construção terá peso tanto na negociação quanto na decisão.

    Como escolher um apartamento em construção?

    Na compra de um imóvel pronto você tem a chance de visitar, observar os detalhes e fazer perguntas em cima do que está vendo. Já o apartamento em construção, demanda outros critérios de análise para acertar na decisão.

    Diante disso, aqui vão algumas dicas para nortear sua  escolha e assegurar um bom negócio:

    •     faça pesquisas – conheça o mercado imobiliário, o perfil das construtoras, os tipos de financiamento, as taxas, os documentos necessários e as possibilidades de venda de imóveis;
    •     realize cálculos – para um bom planejamento financeiro você precisará dos cálculos, seja para organizar o orçamento ou saber exatamente o que está pagando na aquisição do seu apê;
    •     verifique os principais aspectos da obra – confira com a construtora sobre a legalidade da obra, propriedade do terreno, documentação correspondente e autorização da prefeitura para ser iniciada;
    •     compare seus objetivos e expectativas – um apartamento em construção demora para ser entregue, por isso, é essencial alinhar seus objetivos e expectativas;
    •     leia todo o contrato – antes de assinar qualquer acordo, leia atentamente tudo o que diz no contrato e, se tiver dúvidas, peça auxílio a um advogado de confiança para entender as cláusulas;
    •     conheça os empreendimentos prontos da construtora – ao eleger uma construtora, visite os apartamentos já construídos, para ter maior dimensão do padrão de qualidade, acabamentos e materiais utilizados.

    Sobre o perfil da construtora é fundamental avaliar a reputação e a capacidade de oferecer todo o suporte e recursos para viabilizar uma boa compra. Esses são alguns fatores para serem observados antes de assinar o contrato para não ser surpreendido negativamente no futuro.

    É importante salientar que imprevistos podem acontecer para qualquer tipo de empresa e não será diferente com uma construtora. No entanto, quando confiável, os problemas serão solucionados com agilidade e eficiência, para não impactar o prazo e prejudicar os clientes com atraso na entrega.

    Ao comprar um apartamento em construção, você se verá diante de um compromisso longo, mas de retorno certo. Com a ajuda de uma construtora confiável você pode investir no sonho da casa própria ou na intenção de usar seu dinheiro em um bem que será sempre valorizado. 

    Se você gostou deste post, então aproveite para conhecer os empreendimentos da VIC e visualizar as alternativas para planejar a compra do seu apartamento!

    Lar dos sonhos



    Veja também


    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Um apartamento garden é um tipo de imóvel térreo que conta com área externa privativa. Esse espaço adicional pode ser usado um jardim, quintal ou varanda térrea, proporcionando um ambiente aconchegante e versátil para relaxar, se divertir e aproveitar o ar livre....

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    A decisão de morar junto deve ser tomada com base em uma avaliação honesta e realista da sua relação e das suas expectativas. Converse com o seu parceiro sobre seus sentimentos e preocupações. Façam planos para o futuro e discutam como vocês pretendem dividir as...