6 dicas de planejamento para comprar um imóvel em 2019

O fim do ano está chegando, e, para muitos, também o desejo de comprar um imóvel em 2019. Sempre existe algo que queremos mudar nas nossas vidas, e é aí que surgem as famosas metas para o ano novo. Entrar na academia, começar uma dieta, aprender um novo idioma, dar entrada no carro ou sair do aluguel.

Mas para que tudo isso saia do papel, é preciso fazer um bom planejamento prévio. Alguns planos exigem um investimento financeiro alto. Para alcançar esses objetivos, pode ser necessário fazer cortes no orçamento e mudar alguns hábitos. Mas no final vale a pena.

Se você pretende comprar um imóvel em 2019, mas não sabe nem por onde começar a se organizar, não precisa se desesperar! Além de ser bastante possível alcançar esse sonho com as construtoras certas, o ano que vem já começa favorável para esse tipo de compra. Entenda como fazer esse planejamento e se dar bem em 2019:

Porque sair do aluguel?

A aquisição de um imóvel é algo oneroso, e esse gasto não cabe no orçamento de várias famílias. Porém, morar de aluguel acaba sendo uma despesa fixa que pesa bastante no fim do mês, além de ser um gasto sem muito retorno futuro.

Para não ficar refém do aluguel e poder realizar o sonho de morar em algo que é seu de verdade, a melhor opção é adquirir uma casa própria. Além de ser um ótimo investimento, essa compra representa a saída para vários problemas.

O que fazer para comprar um imóvel em 2019

Para conseguir alcançar o sonho de sair do aluguel no ano que se inicia, pensamos em alguns passos e dicas para se seguir e ter sucesso nessa empreitada:

Pagar as dívidas

É bem difícil conseguir comprar um apartamento à vista, então a melhor saída é financiar ou dividir em longas parcelas. Porém, isso acaba se tornando uma dívida para vários anos. Se você tem débitos anteriores em qualquer lugar, é interessante que eles sejam quitados para não virar tudo uma bola de neve no final.

Cortar gastos

Outra ação que é imprescindível nesse processo é economizar ao máximo e cortar o que não tem necessidade. Gastos supérfluos não são prioridade nesse momento, então é melhor maneirar a mão no que for ser comprado e principalmente cortar cartão de crédito. Assim você consegue guardar o dinheiro para pagar as parcelas tranquilamente.

Poupar renda mensal

O dinheiro para pagar as parcelas do apê novo precisam vir de algum lugar, certo? Por isso, para não passar aperto no final de mês, é importante poupar uma parte do seu salário. Uma dica muito boa é guardar cerca de 30% da sua renda mensal para isso. Com o dinheiro já destinado, você não precisa sofrer tanto na hora de pagar o imóvel.

Pesquisar bastante

Outro fator que interfere, e muito, nessa decisão é a construtora que vai realizar o serviço. É necessário analisar as formas de pagamento e os benefícios de cada uma. Uma construtora de confiança faz todo o processo parecer mais simples. Uma dica para economizar nesse momento é escolher por imóveis na planta, pois as condições costumam ser melhores.

Ficar de olho em feirões

Sempre acontecem feirões e eventos de queima de estoque para promover ainda mais os empreendimentos. Neles, as condições de pagamento e os benefícios obtidos são bem maiores do que em outros períodos. Vale a pena acompanhar!

Contar com programas do Governo

Existem vários programas de subsídio do governo para auxiliar na moradia dos cidadãos. Eles levam muito as pessoas a conseguirem adquirir o imóvel próprio. Um exemplo desses programas é o Minha Casa Minha Vida, que exige uma lista de documentos atualizados. Por isso, mantenha sempre todas as suas informações em dia e tudo vai dar certo!

Mas devo mesmo comprar um imóvel em 2019?

Existem várias análises favoráveis para quem quer comprar um imóvel em 2019. Os especialistas dizem que, já que os últimos anos foram ruins para o mercado imobiliário, o próximo será melhor, facilitando a realização do seu sonho.

Não perca tempo! Comece a procurar um empreendimento que vá atender às suas expectativas e necessidades. Com um planejamento bem feito e seguindo à risca todas as dicas, pode ter certeza que você vai sair do aluguel!

E se você quer saber mais sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, leia este texto com um guia definitivo de como participar dele e ser aprovado.




Veja também


Vale a pena investir em móveis planejados?

Vale a pena investir em móveis planejados?

Um dos momentos mais aguardados quando se compra um apartamento novo é, sem dúvida, escolher a decoração e móveis que vão compor o seu lar. São milhares de opções para seguir, lugares para procurar e modelos para se montar o mobiliário da casa. E são esses toques que...

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...