Encontre seu VIC

Como escolher o melhor bairro para morar?

A escolha do bairro para morar é um momento especial e repleto de dúvidas, principalmente com a grande variedade de regiões e possibilidades. Trata-se de uma decisão que vai influenciar diretamente na qualidade de vida e bem-estar, por isso, é importante ter atenção.

Embora seja um momento de grande euforia, para escolher onde morar é necessário avaliar diversos aspectos e assim garantir a satisfação de todos as características da região são essenciais e devem ser compatíveis com os seus objetivos, preferências e necessidades.

Para começar uma nova vida da melhor forma possível, a escolha do lugar ideal para morar é o primeiro passo, e se você tem dúvidas, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja dicas valiosas sobre o que considerar para escolher o melhor bairro e realizar seu grande sonho!

Qual a importância da escolha do bairro para morar?

Ter a casa própria é a realização de um sonho para muitas pessoas e proporciona benefícios para toda a família. Além da comodidade, é um objetivo que permite ter maior qualidade de vida e possibilidades para criar os filhos com segurança e conforto.

Por esse motivo, escolher uma região  promissora é fundamental para viver bem, pois é o local para viver por um longo tempo. Sendo assim, optar por um bairro que ofereça boa estrutura, serviços de qualidade e boa localização deve ser uma prioridade para promover valer a pena o investimento.

Como escolher um bairro para morar?

Toda região tem suas particularidades em relação à estrutura, serviços públicos e outros fatores considerados indispensáveis para a vida social. Portanto, escolher um bairro é uma tarefa que exige atenção e planejamento específico, para investir em um lugar que seja perfeito para sua família.

Para isso, além das características do imóvel você deve considerar tudo sobre a região e analisar os detalhes e as condições que permitem viver bem inclusive, com serviços públicos e comerciais que atendam suas expectativas, evitando transtornos e grandes deslocamentos.

Veja o que você precisa considerar para escolher onde morar e realizar seu sonho da melhor forma possível!

Analise a localização

Um dos pontos mais importantes é a região quanto mais próximo de áreas centrais, maior será o custo de um imóvel. No entanto, mesmo um pouco distante dos grandes centros é possível encontrar empreendimentos com toda infraestrutura necessária por um valor mais acessível, sem perder a qualidade de vida. 

Avalie o custo-benefício

O custo-benefício é primordial para identificar boas oportunidades a um valor que cabe no seu orçamento, garantindo o pagamento das mensalidades. Dessa forma, ao analisar um bairro considere a relação entre o custo e o benefício, para ter uma decisão que atenda suas necessidades sem comprometer o bolso.

Considere a sua rotina

Outro fator que tem influência direta nas suas decisões de onde morar é a rotina diária, ou seja, trabalho, estudo, filhos e atividades pessoais. É preciso escolher uma região que seja acessível para suas tarefas, facilitando o dia a dia, o que evita a perda tempo com trânsito e deslocamentos.

Verifique a infraestrutura

A infraestrutura do bairro também é algo que não deve ser ignorado, pois tem impacto significativo nas suas atividades e qualidade de vida. Sendo assim, é interessante visitar os bairros de interesse, avaliando presencialmente os seguintes fatores:

  • iluminação pública;
  • se não há problemas com alagamentos em dias chuvosos;
  • pavimentação das ruas;
  • transporte público;
  • acessibilidade;
  • saneamento básico;
  • coleta de lixo;
  • água e luz.

Avalie a segurança

Para sair e chegar em casa com tranquilidade e aproveitar os espaços públicos com os filhos sem correr riscos, é essencial escolher uma região segura. Portanto, faça pesquisas sobre o histórico do bairro, analise todos os dados para ter maior clareza sobre a prioridade de proteção para moradores e visitantes. 

Converse com os vizinhos

Uma excelente maneira para ter informações importantes sobre um bairro é conversando com os vizinhos e comerciantes das redondezas. Dessa forma, você terá maior embasamento e respostas pelo ponto de vista de quem já mora no local, fator importante para esclarecer suas dúvidas.

Avalie a estrutura comercial

Ter comércios de qualidade e variedade próximos de casa é muito importante para economizar tempo e fazer compras de maneira prática. Por isso, circule pelo bairro e se informe sobre como é a estrutura comercial e se atende às suas demandas diárias ou eventuais sem ter que se deslocar para muito longe.

Analise opções de lazer, centros de saúde e escolas

A qualidade de vida no que diz respeito à moradia é um conceito abrangente que requer alternativas para toda a família. Por isso, é preciso considerar as opções de lazer ao ar livre, espaços públicos, escolas para as crianças e centros de saúde.

Todos esses fatores são importantes, pois, ajudam a criar vínculos com o bairro e no futuro ter a certeza de que foi uma boa escolha . No caso da assistência à saúde e escolas, especialmente, as facilidades de atendimento em uma emergência e a garantia de educação para as crianças, fazem toda a diferença.

O potencial de crescimento e desenvolvimento é essencial

Além das questões estruturais e sociais do bairro, é muito importante analisar também o potencial de crescimento e desenvolvimento do bairro. Visualizar as possibilidades de progresso de médio a longo prazo,  pode colaborar para sua estratégia de compra — a perspectiva de evolução do bairro em infraestrutura, cultura e lazer, são pontos a considerar já que podem valorizar o imóvel no futuro.

Nesse contexto, existem diversas regiões consideradas com elevado potencial de crescimento e muitas delas fora da capital. São bairros que oferecem boas condições de transporte público, segurança e tudo o que você precisa para ter uma vida agradável e estruturada. 

Além disso, encontrar imóveis em um bairro ainda em expansão é uma oportunidade única para pagar mais barato e tirar de vez do papel o projeto de ter o seu apê. Com o tempo e as boas chances de prosperidade, seu bairro pode se tornar referência de qualidade de vida da região.

Como você pode ver neste artigo, a escolha do bairro para morar não é uma tarefa fácil, mas possível com base em dados e muita análise das regiões. Portanto, não deixe de considerar as dicas para que na hora de bater o martelo e fechar o negócio, você tenha em mãos todas as informações que precisa.

Gostou do post? Agora que você já sabe como escolher o bairro para morar, o que acha de ler outro conteúdo e entender ainda mais sobre o assunto? Aproveite a visita e saiba agora mesmo como escolher o melhor apartamento




Veja também


As vantagens de morar em um apartamento com área de lazer

As vantagens de morar em um apartamento com área de lazer

A área de lazer é um fator que faz toda a diferença para os moradores de um condomínio residencial. Consiste na oportunidade de ter um espaço para se divertir e exercitar sem precisar se deslocar, o que contribui para ter maior qualidade de vida. Nesse contexto, a...

Por que morar em um apartamento com piscina no condomínio?

Por que morar em um apartamento com piscina no condomínio?

O Brasil é um país tropical e durante grande parte do ano é comum notar altas temperaturas na maioria das regiões. Sendo assim, adquirir um apartamento com piscina é uma ótima alternativa para ter opções de lazer agradáveis sem ter que sair de casa. Nesse contexto,...