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Saiba quais são os documentos necessários para financiar um imóvel

Adquirir a casa própria é um sonho de muitas pessoas ao longo da vida e o financiamento pode ser uma das opções para realizar esse desejo. São anos de trabalho para comprar à vista ou até mesmo dar uma entrada para financiar o restante.

Durante o processo para financiar um imóvel, uma lista extensa de documentos são solicitados. Todos eles para garantir a segurança do banco que está pedindo e da própria pessoa que está abrindo o financiamento.

No artigo de hoje, separamos os principais documentos que os bancos pedem no momento de fazer um financiamento. Mas lembre-se, a regra não é a mesma para todas as instituições financeiras e aqui podem não estar listados todos os documentos necessários.

Consulte sempre o banco no qual pretende financiar o imóvel e solicite mais informações.

Documentos de identificação

Esses estão no topo de qualquer lista de documentos. A sua carteira de identidade e CPF são fundamentais e necessários em todos os aspectos da vida do brasileiro. Para o financiamento o banco vai solicitar esses documentos para entender o seu perfil e identificar possíveis pendências financeiras que envolvem o seu nome.

Além disso, com a identidade e CPF o concedente do financiamento vai começar o processo para adicionar você ao banco de dados deles, o que é importante durante e depois o financiamento.

Carteira de trabalho

A cópia da carteira de trabalho será útil para o banco entender qual é a sua atividade profissional no momento da solicitação do financiamento e também para auxiliar na comprovação da sua renda mensal.

Comprovante de endereço

Mesmo que você ainda more de aluguel ou em uma casa que não é sua, o comprovante de endereço será um facilitador para que a instituição financeira concedente do financiamento te encontre, seja para enviar correspondências, ou até mesmo entrar em contato com você por qualquer motivo.

Comprovante de estado civil

Este documento é necessário para que o banco saiba como é a composição do seu grupo familiar e também a quem recorrer na sua ausência. Se for casado ou viúvo, por exemplo, você precisa sempre manter atualizadas e em mãos a certidão de casamento ou a de óbito do cônjuge.

Comprovação de renda para financiar um imóvel

O banco utiliza os comprovantes de renda para saber se pode aprovar o seu financiamento e como devem ser feitas as parcelas e o prazo de pagamento.

Se você for trabalhador autônomo, é preciso que você forneça todos os extratos da conta.

Tudo que entra e que sai precisa ser informado mesmo se o contrato de trabalho não for formal. Abrir uma conta no banco que vai realizar o financiamento também é necessário para que a instituição financeira já saiba qual é o seu perfil e tenha todas as suas informações.

Certidões negativas, dependendo do banco

Alguns bancos vão solicitar ainda algumas certidões negativas para iniciar o financiamento do imóvel. No entanto, cada banco poderá pedir uma diferente. Dessa forma, é necessário ficar atento à lista de documentos disponibilizada pela instituição financeira.

Entre as certidões podem estar a negativa de ações na Justiça Federal, de ações cíveis, interdição tutela e curatela, Imposto de Renda, de ações das Fazendas estadual e municipal. Se for comerciante, o banco poderá pedir a certidão de quitação de tributos e contribuições federais, dentre outros.

E então, gostou das nossas dicas sobre os documentos para financiar um imóvel e que repassar para quem também está neste processo? Compartilhe nas suas redes sociais.




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