Encontre seu VIC

Como mobiliar e decorar um quarto de criança gastando pouco

Um quarto de criança é um espaço importante. Precisa ser confortável para guardar as memórias da primeira infância e ajudar positivamente no seu crescimento. Se você está em dúvida, saiba que é possível oferecer o quarto de criança dos sonhos para seus filhos dentro do seu orçamento. 

Fazer um planejamento da decoração do quarto é a chave de sucesso para quem deseja criar um ambiente lúdico, bonito e fazer economia ao mesmo tempo. Dos móveis aos objetos de decoração você pode evitar gastos altos e ter um resultado lindo. 

Queremos te mostrar a importância que o quarto tem na vida de uma criança e mostrar as possibilidades de decoração dentro de um orçamento curto. Continue lendo e veja como montar um quarto de criança, simples e agradável!

Como decorar um quarto de criança com pouco dinheiro?

Os primeiros anos de vida são repletos de vivências e descobertas, dentro e fora de casa. E é em casa, junto da família, que a criança se sente segura. Por isso, os cômodos da casa são espaços por onde elas transitam livremente e com confiança. 

Além do ambiente familiar, o quarto é importante por ser onde a criança guarda seus pertences, roupas, sapatos e brinquedos. Também é o local de descanso, depois de um dia repleto de aventuras e energia.

Por isso, a decoração do quarto de criança precisa de atenção e cuidado, para tornar o espaço confortável para que os seus filhos se sintam seguros e felizes. Mas, como fazer uma decoração sem extrapolar os limites do orçamento? 

Ao planejar a decoração de um novo espaço ou ajustes no quarto já mobiliado, é importante considerar o ambiente, pensando na adequação ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, seus gastos do presente terão reflexo positivo no futuro, com mudanças menos expressivas, quando necessário. 

É possível aproveitar bem o espaço, fazer uma decoração simples, acessível e econômica. Trouxemos algumas dicas interessantes para você adaptar à sua renda e não deixar de proporcionar um cantinho especial para as crianças. Olha só! 

Como mobiliar e decorar um quarto de criança gastando pouco

Cores

A luminosidade de um quarto infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças, portanto, escolha cores que favoreçam e não deixem o ambiente escuro. Há cores que, inclusive, dão a sensação de espaço maior, permitindo melhor aproveitamento na decoração. 

Deixe o destaque da decoração para a mobília e objetos de acessório, combinando cores de uma maneira equilibrada e sem exageros. Você não precisa comprar a mais cara das tintas, mas observar a composição para evitar alergias, sobretudo, as respiratórias. 

Invista em uma tinta de preço médio considerando que crianças costumam colocar os pés e usar as paredes para desenhos como forma de expressar sua criatividade. Isso quer dizer que, de tempos em tempos, as paredes precisarão de uma restauração na pintura.   

Uma parede de lousa ou a opção por tintas laváveis podem minimizar a necessidade de recuperação da pintura, economizar e ainda estimular o desenvolvimento dos filhos. Escolha uma área vaga na parede e deixe que a criança use a imaginação através de desenhos ou aulinhas imaginárias.

Móveis

Da cama à mesinha de atividades lúdicas ou escolares, a mobília exerce uma grande influência na decoração do quarto de criança. Observar o espaço e dispor os móveis de modo a facilitar a locomoção, além de ampliar o ambiente, evita acidentes nas quinas, por exemplo. 

Existem móveis planejados para adequar à estrutura de um ambiente, o que pode ter melhor custo-benefício. Se você tiver mais de um filho para dividir o quarto, a beliche, uma mesa acoplada à parede, além de armários embutidos podem exigir menor investimento e fazer do quarto um ambiente prático e organizado. 

Se você é do tipo que gosta de restauração, nos brechós é possível encontrar móveis antigos e até mesmo velhos em bom estado. Depois de pagar um valor menor, basta transformar, combinando cores para fazer uma decoração cheia de personalidade. 

Pense na durabilidade e tempo de uso dos móveis, para que você não tenha que gastar com trocas em breve. Crianças são agitadas e pouco preocupadas com a conservação ou manutenção, por isso, dê preferência a móveis mais resistentes e colchão com garantia de duração.

Como mobiliar e decorar um quarto de criança gastando pouco

Objetos de decoração

Os objetos são fundamentais na decoração do quarto de criança, pois além de compor o ambiente, podem ser peças úteis ou estimular a sua criatividade. Nas prateleiras e nichos, por exemplo, você pode colocar bichinhos de pelúcias, coleção de carrinhos ou bonecas, livros e DVDs infantis. 

Um abajur colorido ao lado da cama, além de decorativo, pode auxiliar na iluminação, em caso de uma emergência noturna. Alguns quadros na parede, artesanatos com EVA, organizadores coloridos para roupas, brinquedos do dia a dia ou itens de cuidados, além de baratos, deixam o espaço bonito e aconchegante. 

Se você tem apenas um filho ou filha e pretende aumentar a família no futuro e dividir os quarto das crianças, leve em conta a neutralidade do ambiente para não ter que mudar com a chegada do novo membro e gastar mais para redecorar o espaço. 

Outro aspecto importante, que vale também para os móveis, é escolher objetos de fácil limpeza, seja de poeira, rabiscos ou acidentes com sucos ou alimentos. Assim, você não terá que gastar com a substituição de itens danificados.

Como mobiliar e decorar um quarto de criança gastando pouco

O que considerar na hora de comprar um imóvel?

Tudo começa na escolha do imóvel para comprar ou alugar, o que influencia diretamente na decoração do quarto de criança. Procure um espaço que permita a criança se sentir em um ambiente próprio, que transmita segurança e conforto. 

Ao escolher um imóvel, observe os espaços que são mais importantes, priorizando o quarto como um local não só de descanso, mas de boa parte de permanência  e vivências. Crianças também sonham e o quarto costuma ser o ambiente em que elas imaginam o que serão quando crescerem e deixarem de viver no “país das maravilhas”. 

Gostou do post? Agora que você já sabe como decorar o quarto de criança de um modo simples e confortável veja as vantagens de criar os filhos em apartamento e aproveitar os benefícios desse tipo de moradia!




Veja também