Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Quarto infantil compartilhado: Como fazer a decoração de quarto dividido para um menino e uma menina

    Fazer a decoração de quarto infantil compartilhado para um menino e uma menina, incorporando seus estilos e personalidades individuais no mesmo espaço, é um desafio que muitas famílias precisam resolver. 

    Ao se mudar para uma casa nova, sempre surge a questão da divisão de quartos. Qual cômodo ficará com os pais, qual será de cada filho, e se haverá a necessidade de dividir algum deles.

    Quando a divisão é feita entre irmãos do mesmo sexo, fica mais fácil agradar a todos. O mais complicado é conciliar a decoração do quarto quando ele será compartilhado entre um menino e uma menina.

    Com algumas dicas e sugestões é possível criar um espaço organizado, divertido e harmonioso. Principalmente, capaz de agradar a todos e satisfazer os desejos de cada um.

    Para te ajudar a planejar um quarto infantil compartilhado, trouxemos algumas dicas e exemplos do que fazer para não criar conflitos visuais no ambiente.

    Como fazer a decoração de um quarto infantil compartilhado entre menino e menina?

    O primeiro passo é entender a necessidade de cada pequeno. Pessoas diferentes demandam espaços diferentes, e um quarto, antes de tudo, precisa ser um lugar funcional.

    Pense no que seus filhos precisam, encontre os pontos em comum e explore-os, mas sem deixar a individualidade deles de lado.

    É importante, também, prestar atenção em decorações muito diferentes e opostas entre si. Se o menino gosta de algo que vai totalmente em desacordo com o que a menina prefere e vice-versa, esses elementos podem não ser muito bem-vindos. 

    O ambiente, mesmo com suas divisões, deve ser bonito e conversar entre si para não gerar uma tensão visual forte. O melhor a se fazer é optar por um padrão na escolha das peças e elementos que farão parte dessa decoração de quarto. 

    Dentro desse modelo, é interessante personalizar todos os pertences para que se tenha uma divisão clara do que é de cada um. Porém, opte por seguir uma mesma unidade para que o todo seja harmonioso.

    Existem algumas dicas de decoração para projetar um quarto dividido para um menino e uma menina. Veja alguns itens que você deve investir: 

    Atenção a divisão do cômodo

    Existem várias opções disponíveis, incluindo a possibilidade de dividir o quarto ao meio, na vertical, entre duas cores, mantendo o tema comum ou separando a ideia de cada criança. Seja cauteloso com o excesso de informação. Por isso, mais do que nunca, lembre-se de que menos é mais.

    Não importa a idade, tente sempre dividir igualmente o ambiente, e se isso não for possível, lembre-se que cada idade tem suas necessidades. 

    Mas, à medida que as crianças forem crescendo, tente minimizar ao máximo essa diferença.

    Escolha móveis funcionais

    Para ajudar na organização, adquirir camas com gavetões e baús é um ótimo investimento em móveis funcionais para o quarto das crianças. Vale a pena investir em móveis planejados, também.

    Bancada de estudos com gavetas para guardar os materiais escolares também economizam espaço. Para ajudar na iluminação você pode acrescentar um abajur, por exemplo.

    Mas também é importante considerar que as crianças estão crescendo e um móvel que funciona agora pode não funcionar daqui a alguns anos. Por isso, reveja com eles qual será a ideia mais viável para que possam usar as peças por um período de tempo mais longo.

    Prefira bicama ou beliche

    Além de serem muito práticos e economizarem bastante espaço no quarto, a bicama ou beliche também proporcionam muita privacidade às crianças. Eles permitem que cada irmão decore sua parte da parede como desejarem. 

    Para que o espaço fique mais harmonioso, é possível escolher um tema que agrade aos dois. Faça com que o espaço fique mais adequado, promovendo a “divisão” desse espaço de forma sutil.

    O mais importante é que o quarto dos seus filhos seja o lugar ideal para eles!

    Crie um espaço para brincadeiras

    As crianças adoram brincar, portanto, qual a melhor maneira de incentivar isso do que criar uma área de lazer dentro do próprio quarto compartilhado?

    É fundamental que o ambiente inclua, mesmo que pequeno, um espaço onde as crianças possam se divertir juntas. Assim, seus filhos aprendem a compartilhar enquanto desenvolvem respeito pelo quarto compartilhado e formam laços de empatia uns com os outros.

    Usar um tapete para decorar o piso é uma boa ideia. Para crianças mais velhas, você também pode usar pequenas poltronas com uma TV.

    Separe os brinquedos por áreas diferentes

    Bonecas, carrinhos, jogos e outras atividades são populares entre as crianças, principalmente quando elas passam mais tempo em casa do que antes. Então, porque não usar esses brinquedos para ajudar a organizar o quarto dos seus filhos?

    Eles podem ser colocados em caixas organizadas com as cores que correspondem às preferidas de cada criança. Deixe uma caixa em cada lado ou até mesmo juntas se o espaço permitir.

    Ao fazer isso, as crianças vão vincular as caixas aos seus respectivos brinquedos, percebendo que cada um tem o seu espaço.

    Da mesma forma que, os brinquedos que envolvem os dois, podem ser organizados da maneira que eles preferirem. O importante é que eles participem da divisão também.

    Opte por um guarda-roupa com portas de correr

    Para um quarto infantil compartilhado, optar por portas de correr é a melhor opção. Além de ocupar menos espaço, elas diminuem a chance das crianças baterem com a cabeça na porta. 

    Para organizar o guarda-roupa, separe um lado para que cada um possa guardar itens que são necessários para eles.

    Uma boa dica é usar adesivos com personagens preferidos ou as iniciais de cada um para identificar cada lado, principalmente nas gavetas. Fazendo isso, você evita dúvidas desnecessárias.

    Invista em peças de madeira

    Optar por peças de madeira permite criar quartos de menina e de menino com um estilo mais prático, mas sem sacrificar a elegância. 

    A madeira traz o aconchego necessário para acalmar a criança, ao mesmo tempo, possui elementos para estimulá-las. Mesa e cadeira, por exemplo, podem ser usadas para desenhar e colorir, além de estudar.

    Escolha móveis que combinem com elas para ajudá-las a se adaptarem ao quarto rapidamente. Isso se aplica a todo mobiliário, desde a cama até os armários e outras mobílias.

    Aposte em papéis de parede 

    Uma opção excelente e muito simples para decorar um quarto compartilhado é o papel de parede. Eles podem ser escolhidos com base na faixa etária das crianças, ou optar apenas por algo mais atemporal que remete ao conceito da ideia do quarto.

    Eles vêm em vários tamanhos e tipos, então depende do seu critério qual modelo será o mais interessante para o seu projeto.

    Procure também um papel de parede divertido e acessórios decorativos devidamente posicionados para um ambiente infantil e cheio de personalidade.

    Você pode até deixar que as crianças ajudem na escolha dos moldes. Além de simples de usar, podem agregar mais cor e refletir a personalidade única de cada uma delas.

     

    Atenção com as cores das tintas

    Um dos fatores que mais interferem na decoração de um quarto é a paleta de cores usada. As cores transmitem emoções e podem mudar o clima de um ambiente, por isso, devem ser escolhidas com cuidado e atenção.

    Crianças gostam de objetos mais coloridos e é possível ousar um pouco mais na combinação de tons no cômodo deles. Porém, deve-se ter cautela, pois o quarto é um local de descanso e cores mais leves ajudam na sensação de relaxamento.

    Para agradar tanto os meninos quanto as meninas, há opções mais práticas e espertas do que o tradicional rosa e azul. Opte por tons neutros como amarelo, verde ou vermelho, principalmente em suas versões mais claras e tons pastéis. 

    E para combinar duas ou mais cores, sempre opte pelas que conversam entre si.

    Objetos decorativos

    Além dos móveis essenciais, das paredes e piso, outros elementos fazem parte da decoração do quarto. Lustres, quadros, pôsteres, plantas, dentre muitos outros elementos ajudam na composição de um ambiente agradável e harmonioso.

    O quarto ficará perfeito para as crianças se forem instalados objetos que chamem a atenção, como brinquedos, prateleiras com pelúcias e outros itens que eles gostem. Almofadas e puffs também são ideias interessantes para decorar o ambiente. 

    A cama tem uma função muito importante e para completar essa composição, escolha jogos de cama infantis. Isso dará aquele toque de alegria e deixará os seus pequenos ainda mais felizes.

    É importante tentar aliar a beleza e estética com a praticidade e optar por uma decoração útil e funcional. Por exemplo, nichos também podem valorizar uma parede e ainda servem de armazenamento para peças usadas mais frequentemente.

    Porém, como tudo que será compartilhado entre eles, a escolha dos objetos de decoração de quarto que farão parte desse ambiente dividido deve agradar ambas as partes.

    Se algum elemento for indispensável para um filho, mas desagradar o outro, uma boa saída é dar espaço para que ambos tenham seus artigos preferidos em destaque.

    Permita que seus filhos opinem

    A dica principal para o momento de escolher qual a melhor decoração é chamar os moradores do quarto para participarem da decisão. 

    De nada adianta montar um cômodo lindo e não agradar quem passará mais tempo por lá. Mostre o que está planejando para eles e veja qual a opinião de cada um acerca disso. Encontre ideias e referências do que eles gostam para incrementar o projeto. Assim, todas as partes saem felizes e a possibilidade de existirem problemas diminui.

    Como adaptar um quarto para dois filhos compartilharem?

    Uma das principais reclamações dos irmãos que dividem um quarto é a falta de privacidade e individualidade entre eles. 

    Com o auxílio de objetos em comum, é possível amenizar essa sensação colocando móveis entre as camas, como um criado ou uma cômoda, por exemplo.

    Também é importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio estilo de organização.  Portanto, não adianta misturar todas as suas coisas em um único armário. Cada um deve ter o seu próprio espaço dentro do quarto.

    Outra forma de dar mais privacidade para eles é colocando as camas em posições contrárias, de modo que um irmão não enxergue a cama do outro.

    Organizar o quarto infantil compartilhado ficará simples e divertido com essas dicas. Levar em consideração a personalidade deles na hora de escolher a decoração fará com que cada componente do espaço seja único.

    Agora que você já sabe como fazer a decoração de quarto dividido para um menino e uma menina, que tal aproveitar para conhecer também quais as vantagens de criar filhos em apartamento. Com certeza, com essas dicas e inspirações, essa tarefa será muito mais prazerosa.




    Veja também


    10 restaurantes em Sorocaba para conhecer

    10 restaurantes em Sorocaba para conhecer

    A riqueza gastronômica dos restaurantes de Sorocaba atendem a todos os paladares. Desde estabelecimentos aconchegantes e familiares até restaurantes sofisticados com pratos gourmet com chefs renomados.   Os restaurantes em Sorocaba para conhecer são umas das...

    Conheça os 12 melhores bairros de Sumaré para morar

    Conheça os 12 melhores bairros de Sumaré para morar

    Os bairros de Sumaré oferecem opções para todos os gostos e estilos de vida, desde um ambiente familiar e tranquilo ou um locais mais central e agitados. Ao escolher o bairro ideal para viver com sua família conheça as opções que atendem às suas necessidades e...