Encontre seu VIC

O quê você procura?

Decoração

16 de agosto de 2017

A compra da casa própria vem acompanhada de sentimentos e desejos, um deles é decorar o apartamento de forma personalizada. Afinal, ter o primeiro imóvel é um sonho concretizado e um dos momentos mais especiais é cuidar com carinho de cada detalhe. 

Deixar o ambiente com a cara de quem mora no apê traz a sensação de aconchego e segurança, ao passo que estimula a vontade de ficar em casa. A decoração é fundamental para não só deixar os cômodos mais bonitos, como para otimizar o espaço. 

São muitas as alternativas, dos móveis aos artigos de decoração, para montar um apartamento estiloso e sofisticado. Continue lendo este post e veja 5 alternativas para decorar seu apartamento sem gastar muito!

[box]

Índice




[/box]

Como deixar o apartamento mais elegante?


Certamente você já entrou na casa de amigos ou parentes e se encantou com a decoração simples, mas impecável. O segredo está no bom gosto e na composição dos móveis e adereços, pensando no tamanho e possibilidades de cada cômodo. 

Um apartamento bonito e com ar sofisticado nem sempre exige gastos muito elevados, especialmente se o imóvel for pequeno. Uma boa decoração está diretamente ligada ao aproveitamento de espaço, por isso, com criatividade é possível ter a casa dos sonhos sem comprometer o orçamento. 

A estética elegante de um apartamento não precisa de móveis ou itens de decoração caros. O mais importante é que todos os cômodos sejam de um ambiente funcional e agradável, tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Como decorar o apartamento com pouco dinheiro e pouco espaço? 


A versatilidade dos móveis e a simplicidade dos objetos podem mudar a cara da decoração e deixar os cômodos com fácil acesso e circulação. A adoção de um estilo próprio de decoração pode ajudar a identificar o que faz mais sentido para você e quem for morar no apartamento. 

Foi pensando nessa etapa que listamos algumas sugestões do que você pode fazer para decorar seu apartamento!

1. Planeje o orçamento


A primeira etapa deve ser o planejamento do orçamento, ou seja, definir o que cabe no bolso. É preciso se organizar para evitar que o desejo de ver a casa mobiliada e decorada possa fazer você gastar mais e sem necessidade. 

É preciso pensar e analisar com calma, considerando o tamanho dos cômodos e será depois que o apartamento estiver completo. Comprar coisas demais leva ao risco de não ter espaço suficiente e causar problemas como pequenos acidentes e dificuldade de locomoção.

2. Faça pesquisas das melhores peças


Se a sua intenção é decorar o apartamento e, ao mesmo tempo, gerar economia, não se deixe levar pelo entusiasmo. O primeiro passo é pesquisar ao máximo sobre as peças para compor a decoração da sua casa. 

Você pode usar tanto as lojas com objetos novos quanto os brechós que, normalmente, oferecem coisas diferentes e únicas. Os preços variam e nem tudo fará sentido na proposta que você tem em mente para ornamentar sua casa. 

Leve em conta aspectos como personalidade e estilo para escolher peças que estejam de acordo com o gosto dos moradores. Objetos de madeira, vidro ou até mesmo plástico precisam de harmonia entre si e com as cores dispostas no ambiente. 

São muitos os sites e lojas em que você pode buscar inspiração para comprar os itens decorativos mais baratos para sua casa. Muitos trazem, inclusive, exemplos de uso que podem ajudar na hora de fazer a combinação com móveis, paredes, cortinas e iluminação.

3. Dê preferência aos objetos simples


Já ouviu a expressão “menos é mais”? Os objetos como plantas, fotos, espelhos e cortinas são exemplos de decoração simples e que deixam elegante qualquer ambiente. As plantas dão vida e podem ser, inclusive, suspensas, em prateleiras e cachepôs de madeira — evite os vasos que ocupam mais espaço.

As cortinas combinadas com a cor da parede e do sofá, por exemplo, harmonizam e compõem o espaço. Já as fotos, você pode pensar em um mosaico para colar sobre um poster ou quadro e fixar na parede. 

Se preferir, há molduras também com preços acessíveis que podem dar um toque de modernidade e originalidade para o seu ambiente. A escolha das fotos diz muito sobre o estilo de vida e personalidade dos moradores, logo, escolha aquelas que refletem os bons momentos vividos em família.

4. Use móveis versáteis


O uso de móveis versáteis permite melhor aproveitamento do espaço, especialmente, aqueles usados para mais de uma função. Na decoração do quarto, por exemplo, se quiser ter um pequeno escritório, as mesas dobráveis e acopladas na parede são uma boa opção.

Priorize as versões multifuncionais, como os baús que além da guarda de itens variados, servem também de banco. As estantes para livros e objetos de decoração podem dividir o ambiente, tornar a sala conjugada e mais ampla.

Antes de comprar os móveis não se esqueça de medir cada espaço para garantir que serão adequados e úteis. Dê importância à iluminação, usando luminárias e lustres que deixam o ambiente mais claro e com a impressão de espaçoso. 

O estilo americano para a cozinha, além de ser mais econômico, otimiza o espaço e facilita a locomoção. Com um dos cômodos mais visitados da casa, é essencial aproveitar ao máximo suas dimensões — uma bancada fixada na parede tende a ser muito mais barata do que uma mesa com cadeiras. 

Pode não parecer, mas, quanto mais práticos e inteligentes forem os eletrodomésticos, melhor para o seu projeto de decoração. É que ao escolher aparelhos com mais de uma função, você precisará de menos itens e, consequentemente, menos espaço.

5. Priorize os projetos com apartamento decorado


Os empreendimentos com projeto de apartamento decorado, além de dar ideias do que pode ser feito no imóvel, ajudam a economizar com decorador e arquiteto. Ao entrar em um apê com as dimensões do que você pretende comprar, mesmo que não seja decorado ao seu estilo, dá para ter ideias incríveis. 

De modo geral, esses apartamentos utilizam móveis que fazem bom aproveitamento das paredes e cantos. No banheiro e na cozinha, os armários com nichos e gavetas mostram que é possível guardar diversos itens e utensílios de uso diário. 

Vale dizer que as construtoras contam com a ajuda de profissionais especializados em decoração e design. Se você não está acostumado com medidas, cores e uso de objetos de modo otimizado, a melhor maneira de visualizar como será e ter ideias mais eficazes é visitar os modelos decorados.

A decoração sob medida explora ao máximo os espaços sem dar a impressão de que o imóvel está repleto de móveis e objetos. Em um imóvel decorado você consegue entender suas necessidades e o que o espaço pode oferecer em termos de praticidade e comodidade. 

Por fim, a criatividade é ponto essencial para quem pretende comprar e decorar o apartamento sem desembolsar uma grande quantia. São muitas as alternativas para deixar seu apê com um aspecto bonito, simples, sofisticado e não comprometer as finanças. 

Gostou das dicas? Então, aproveite para falar com a VIC e conhecer as alternativas para aquisição do seu apartamento e conquistar o seu apê dos sonhos o mais rápido possível! 

Veja também

Quarto infantil compartilhado: Como fazer a decoração de quarto dividido para um menino e uma menina

5 Dicas de como decorar um quarto de bebê no seu apartamento

Cozinha americana: 6 vantagens de ter no seu novo apartamento

Receba dicas e promoções por email

    Fale
    com a VIC

    Aqui você consegue tudo. Boletos, tirar dúvidas, falar no financeiro.

    Ícone telefones

    4000-1195

    Capitais/Regiões Metropolitanas

    0800 400 1195

    Demais Regiões

    Ícone WhatsApp

    (31) 4000-1195

    WhatsApp

    Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

    Aceitar