Encontre seu VIC

O quê você procura?

Comprar seu APÊ

6 de janeiro de 2026

O melhor momento para comprar um imóvel é quando você tem estabilidade financeira, reserva de segurança, renda compatível com as parcelas e encontra condições de mercado que tornam o investimento sustentável e seguro.

 

Ao longo dos anos, a vida adulta passa por transformações, trazendo dúvidas naturais sobre o que faz mais sentido no momento atual. A casa própria sugere um futuro com mais tranquilidade e segurança, por isso, é tão importante saber quando comprar um imóvel. 

Por se tratar de um investimento alto, com compromisso de muitos anos, o planejamento é fundamental para evitar problemas financeiros. Alguns indícios, entre necessidade e oportunidade, mostram que é chegada a hora de dar esse passo.

Neste artigo ajudaremos você a avaliar todos os aspectos que envolvem a aquisição de um imóvel. Continue lendo e veja 6 bons motivos para investir no próprio apartamento.

Como saber se é o momento certo para comprar um imóvel?

A compra de um imóvel envolve entender tanto a situação pessoal quanto o contexto do mercado, estabelecendo uma relação de custo-benefício. Embora o ramo imobiliário seja um dos mais oscilantes, é também um dos mais promissores, pois você sabe exatamente para onde vai seu dinheiro. 

Para tomar uma decisão segura é fundamental avaliar a saúde financeira, incluindo controle de gastos, formação de reserva e capacidade de assumir parcelas — o valor da mensalidade não deve ultrapassar 30% da renda, para manter uma qualidade mínima de vida. 

Rever as finanças, limpar o nome sujo e enxugar as contas, eliminando os gastos supérfluos também ajuda a visualizar com clareza as oportunidades. Sem pendências financeiras ou despesas parceladas, será mais fácil se encorajar à compra de um imóvel.

Quando comprar imóvel é um bom negócio? 6 motivos para investir nesse sonho

O alinhamento de objetivos e vantagens de investimento influencia decisões que envolvem compromisso financeiro. No caso da casa própria, a análise prévia e o planejamento são a base de definição do melhor momento de entrar em um financiamento. 

Veja alguns bons indicativos para esse avanço!

Taxas de juros

Uma estratégia dos bancos e instituições financeiras em determinados períodos é oferecer juros mais baixos no financiamento de imóveis. Com isso, as parcelas ficam menores, cabem no bolso do consumidor e aumentam seu poder de compra. 

No final do ano, por exemplo, em que é mais comum essa prática, muitos aproveitam a oportunidade de usar o saldo do FGTS, parcelas do 13º salário e bonificações para abater na entrada — com as taxas melhores, o financiamento se torna mais acessível e viável.

Oferta de crédito

Para perfis com bom relacionamento bancário ou score favorável em órgãos como SPC e Serasa, as chances de aprovação junto aos bancos e instituições financeiras são mais elevadas em uma diversas alternativas de crédito oferecidas. 

É possível financiar um imóvel através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). O Programa Governamental Minha Casa Minha Vida, por exemplo, utiliza o SFH como modalidade de financiamento, uma linha mais popular que permite o uso do FGTS para amortização do saldo devedor ou dar de entrada.

Valorização de regiões

O movimento de morar mais afastado dos grandes centros, em bairros planejados e estruturados para promover comodidade e bem-estar aos moradores tem sido cada vez mais crescente, em regiões com grande potencial de valorização. 

Quem entende essa dinâmica e visualiza o ganho a longo prazo, investe mais baixo no primeiro momento e pode se surpreender positivamente, com o valor do imóvel mais alto em um futuro não muito distante.

Maturidade financeira

No Brasil, nem sempre é fácil guardar dinheiro ou evitar o endividamento momentâneo pelo uso do cartão de crédito. Em muitos casos, a situação pode sair do controle e desorganizar a vida financeira. A boa notícia é que nada dura para sempre e que, com planejamento, é possível sair do vermelho e recuperar a estabilidade. 

Esse processo exige uma revisão de tudo o que entra e sai, de todas as receitas e despesas, ganhos e pagamentos. O resultado são finanças mais equilibradas, maior controle do dinheiro e condições de assumir um compromisso de financiamento imobiliário.

Mudança de endereço

Se você percebeu que o lugar onde mora já não comporta mais a rotina ou mesmo sonho de uma vida confortável e cômoda, talvez seja a hora de buscar um imóvel. A mudança de endereço, nesse caso, vai muito além de encontrar e financiar um apartamento. 

Muitos bairros e regiões em expansão oferecem a seus moradores um pacote de benefícios que agregam valor ao investimento. Se a ideia é mudar de endereço para melhorar as condições atuais, que seja para um padrão de vida melhor do que você tem hoje.

Segurança no investimento

A certeza de compra de um imóvel não nasce da noite para o dia, mas de um processo feito em etapas que tem início no sonho. Não importa se o objetivo é morar ou investir, comprar um imóvel representa um nível importante de confiança no próprio talento para gerir o dinheiro e proteger o patrimônio. 

Nesse cenário de decisão, muitos elementos foram avaliados, pensados, testados e ajustados para caber uma despesa com duração média de 25 a 30 anos. Algo que não deve assustar, já que quem paga aluguel contrai uma dívida igualmente longa, porém sem ter direito ao bem. 

Por fim, os principais questionamentos devem estar associados aos meios de conquista de um bem de alto valor, com responsabilidade e estratégia, diante de objetivos legítimos como sair da casa dos pais, ter mais privacidade na vida de recém-casados ou apenas investir parte do dinheiro. 

 Uma dica bônus é sempre buscar informações em fontes confiáveis e orientação de especialistas do ramo. Pesquise a seriedade e comprometimento da construtora responsável para não cair em armadilhas e ter prejuízo. 

Agora você já sabe quando comprar um imóvel, levando em conta sinalizações concretas de opções e viabilidade. É preciso vencer o medo de adquirir um apartamento e encarar o processo como mais um desafio da vida adulta, dessa vez, com direito a um bem que será legalmente seu ao final do financiamento. 

Gostou do conteúdo e está planejando a compra do primeiro apartamento? Então aproveite e baixe agora mesmo nosso guia completo com o passo a passo de compra do imóvel ideal!

Veja também

Apartamento para solteiro: como escolher o imóvel ideal e fazer um bom investimento

Apartamento na planta: Entenda como funciona e quais as vantagens

Faixa 4 Minha Casa Minha Vida: Como Funciona e Quem Pode Financiar

Receba dicas e promoções por email

    Fale
    com a VIC

    Aqui você consegue tudo. Boletos, tirar dúvidas, falar no financeiro.

    Ícone Central de Vendas

    Central de Vendas:

    Fale com um consultor, faça uma simulação

    4000-1195

    Regiões Metropolitanas

    0800 400 1195

    Demais Regiões

    Ícone Central de Relacionamento

    Relacionamento:

    Boletos e dúvidas sobre seu VIC

    Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

    Aceitar