Encontre seu VIC

Por que comprar imóvel em 2022 é um bom negócio?

O fim do ano é um momento de celebração e reflexão sobre as possíveis metas para o ano novo e quais serão os objetivos principais. Nesse sentido, sempre existe algo que queremos mudar, seja entrar na academia, começar uma dieta, viajar, dar entrada no carro ou comprar um imóvel.

No entanto, para que tudo isso saia do papel, é preciso fazer um bom planejamento prévio, pois alguns planos exigem um investimento financeiro alto. Para alcançar esses objetivos, pode ser necessário fazer cortes no orçamento e mudar alguns hábitos mas no final vale a pena.

Se você pretende comprar um imóvel em 2022, mas não sabe por onde começar a se organizar, não se desespere! Confira neste post porque o próximo ano é o momento ideal para comprar imóvel e como fazer esse planejamento e se dar bem na realização do seu sonho!

Afinal, por que comprar um imóvel?

O sonho da casa própria é algo comum para milhares de brasileiros e consiste em uma conquista importante para a vida pessoal. Trata-se de um objetivo que proporciona maior tranquilidade, comodidade e possibilidades para toda a família.

Nesse sentido, a aquisição de um imóvel é algo oneroso, e esse gasto não cabe no orçamento de várias famílias. Porém, morar de aluguel acaba sendo uma despesa fixa que pesa bastante no fim do mês, além de ser um gasto sem muito retorno futuro.

Para não ficar refém do aluguel e poder realizar o sonho de morar em algo que é seu de verdade, a melhor opção é adquirir uma casa própria. Além de ser um ótimo investimento, essa compra representa a saída para vários problemas.

Com o próprio imóvel, você terá maior liberdade para criar um ambiente personalizado, confortável e com todas as suas preferências. Por exemplo, é possível fazer a decoração, reformas e planejar os móveis sem ter problemas, o que é algo limitado para quem mora de aluguel.

Portanto, comprar imóvel e sair do aluguel é uma oportunidade incrível para ter o próprio patrimônio e construir a sua autonomia. Além de conquistar a independência, é um investimento que vai render ótimos frutos para toda sua família e valorizar com o tempo.

Qual o possível cenário do setor imobiliário em 2022?

O mercado imobiliário é um dos mais aquecidos da economia brasileira e oferece diversas oportunidades, mesmo em períodos de instabilidade. Sendo assim, é comum encontrar opções e negócios a todo vapor, que atendem a todos os tipos de gostos e bolsos.

Apesar da crise que afetou todo o mundo em 2020 e 2021, gerou um aumento da taxa de juros e da inflação, causando a retração do mercado. Um fator que comprometeu o poder de compra das famílias durante um determinado tempo, mas que já demonstra sinais de recuperação.

Nesse sentido, com a retomada da economia, o setor imobiliário tem grandes possibilidades de decolar em 2022. Com isso, será o momento ideal para encontrar condições especiais e preços mais baixos para comprar o imóvel com maior facilidade.

Para impulsionar o mercado e as vendas, é comum que após um período de crise as imobiliárias e construtoras busquem alternativas para não perder negócios. Dessa forma, o ano de 2022 promete grandes oportunidades para você realizar os seus sonhos com planos ideais para o seu orçamento.

O que fazer para comprar um imóvel em 2022?

A compra de um imóvel é um processo que deve acontecer de forma bem planejada, avaliando todos os fatores para encontrar um bom negócio. Isso significa que você precisa considerar diversos fatores para atingir os objetivos sem causar complicações ou endividamento.

Em outras palavras, antes de fechar um contrato é necessário desenvolver um planejamento eficiente, avaliando suas finanças, os planos para pagamento, informações sobre a região e sempre procurar uma construtora reconhecida pela qualidade.

Para ajudar você no seu planejamento, veja a seguir alguns passos indispensáveis para alcançar seus objetivos com eficiência!

Pagar as dívidas

É bem difícil conseguir comprar um apartamento à vista, então a melhor saída é financiar ou dividir em longas parcelas. Porém, isso acaba se tornando uma dívida por vários anos, o que deve ser considerado para encontrar valores que encaixam perfeitamente no seu orçamento familiar.

Portanto, se você tem débitos anteriores em qualquer lugar, é interessante que eles sejam quitados para não virar tudo uma bola de neve no final. Assim, as prestações não serão um problema e não vão comprometer a sua qualidade de vida e nem provocar apertos.

Cortar gastos

Outra ação que é imprescindível nesse processo é economizar ao máximo e cortar o que não tem necessidade. Um dos principais motivos que atrapalham o pagamento e levam a perda do imóvel são os altos gastos mensais, que dificultam ter disponível o valor das parcelas.

Além disso, os gastos supérfluos não são prioridade nesse momento, então é melhor maneirar a mão no que for ser comprado e principalmente cortar cartão de crédito. Assim você consegue guardar o dinheiro para pagar as parcelas tranquilamente e ainda ter um fundo de emergência.

Poupar renda mensal

O dinheiro para pagar as parcelas do seu apê novo precisam vir de algum lugar, certo? Por isso, para não passar aperto no final de mês, é importante poupar uma parte do seu salário e deixar reservada para atender o compromisso na data correta.

Uma dica muito boa é guardar uma parte da sua renda mensal para isso. Com o dinheiro já destinado, você não precisa sofrer tanto na hora de pagar o imóvel, inclusive, é um fator que ajuda a ter soluções em caso de algum imprevisto ou gasto que não estava previsto.

Pesquisar bastante

Outro fator que interfere, e muito, nessa decisão é a construtora que vai realizar o serviço. É necessário analisar as formas de pagamento e os benefícios de cada uma, pois  uma construtora de confiança faz todo o processo parecer mais simples e ajuda a alcançar seus objetivos.

Sendo assim, uma dica para economizar nesse momento é escolher por imóveis na planta, pois as condições costumam ser melhores. Além disso, é possível parcelar a entrada até a entrega das chaves e ter condições ainda mais especiais para alcançar seu objetivo.

Ficar de olho em feirões

Os feirões são eventos dedicados a oferecer preços especiais e grandes oportunidades para comprar imóvel. Por isso, procurar esses momentos para buscar o seu imóvel é uma excelente ideia para ter encontrar condições favoráveis e ter o imóvel dos seus sonhos.

Diante disso, sempre acontecem feiras e eventos de queima de estoque para promover ainda mais os empreendimentos. Neles, as condições de pagamento e os benefícios obtidos são bem maiores do que em outros períodos. Portanto, vale a pena acompanhar!

Contar com programas do Governo

Os programas desenvolvidos pelo Governo tornam mais fácil a vida de quem se enquadra nos requisitos e deseja comprar imóvel. É um recurso importante para otimizar o processo e ter melhores condições e planos vantajosos para adquirir o seu apartamento.

Existem vários programas de subsídio do Governo para auxiliar na moradia dos cidadãos. Eles levam muito as pessoas a conseguirem adquirir o imóvel próprio. Um exemplo desses programas é o Casa Verde e Amarela, que exige uma lista de documentos atualizados. Por isso, mantenha sempre todas as suas informações em dia e tudo vai dar certo!

Avalie a região do empreendimento

Após realizar o seu planejamento financeiro, é o momento para avaliar os empreendimentos disponíveis nas regiões que têm interesse. Para isso, é preciso ter cuidado, analisar projetos e identificar bairros em desenvolvimento, que apresentam potencial para ter uma excelente infraestrutura a um ótimo custo benefício.

Para ter uma decisão bem embasada, considere um bairro que esteja em crescimento e tenha potencial para valorização. Além de ter um imóvel próximo de tudo que precisa, se no futuro desejar vender, terá um valor bem acima do que pagou inicialmente.

Sendo assim, alguns fatores essenciais que você deve considerar são:

  • estrutura do condomínio;
  • questões de segurança;
  • locais para lazer e diversão;
  • se o condomínio tem portaria;
  • rede comercial do bairro;
  • infraestrutura e acessibilidade.

Ao analisar esse fator é possível ter noção sobre o imóvel e entender se será um investimento que vai atender suas necessidades. Afinal, a qualidade de vida e bem-estar após se mudar depende muito desses fatores, que influenciam diretamente na sua rotina.

Mas devo mesmo comprar um imóvel em 2022?

O ano de 2022 promete ser promissor para o setor de imóveis e os clientes poderão encontrar inúmeras oportunidades para fechar ótimos negócios. Devido a recuperação da economia, os preços tendem a apresentar uma queda, o que favorece muito os negócios imobiliários.

Sendo assim, existem várias análises favoráveis para quem quer comprar um imóvel em 2022. Os especialistas dizem que, já que os últimos anos foram ruins para o mercado imobiliário, o próximo será melhor, facilitando a realização do seu sonho.

Portanto, aproveitar essa tendência e fazer um bom planejamento é importante para dar o passo inicial e conseguir atingir seus objetivos. Ainda mais em um ano que pode ser perfeito para encontrar preços atrativos, ou seja, descontos e queda nas taxas para ter o seu apartamento.

Por que é importante contar com uma construtora de qualidade?

A empresa responsável pela construção do imóvel é um dos pontos mais importantes que você precisa considerar. Por se tratar de um investimento expressivo, contar com serviços de qualidade é importante para evitar qualquer risco de ter transtornos e insatisfações.

Nesse sentido, escolher uma construtora reconhecida no mercado é essencial para adquirir um imóvel feito com materiais de primeira linha. Além disso, é a melhor maneira para morar em condomínios bem projetados, com opções de lazer e total segurança para sua família.

Sendo assim, contar com uma empresa confiável é a garantia de ter bom atendimento e todo apoio para ajudar você a conquistar sua casa própria. Inclusive, é um grande fator para ter pontualidade, entregas que atendem suas expectativas e um imóvel perfeito, do jeito que sempre sonhou.

Portanto, não perca tempo! Comece a procurar um empreendimento que vá atender às suas expectativas e necessidades. Com um planejamento bem feito e seguindo à risca todas as dicas, pode ter certeza que você vai sair do aluguel e ter toda comodidade do apartamento próprio.

Como se pode notar neste artigo, comprar imóvel é uma tarefa que deve acontecer de forma bem planejada para alcançar seus objetivos com eficiência. Por isso, não deixe de seguir as dicas e procurar uma construtora confiável para realizar o seu sonho em 2022.

Gostou do post? Se deseja saber como conseguir comprar seu imóvel ainda em 2022, não perca tempo! Entre em contato com a VIC e veja como podemos ajudar a tornar seu sonho realidade!




Veja também


As vantagens de morar em um apartamento com área de lazer

As vantagens de morar em um apartamento com área de lazer

A área de lazer é um fator que faz toda a diferença para os moradores de um condomínio residencial. Consiste na oportunidade de ter um espaço para se divertir e exercitar sem precisar se deslocar, o que contribui para ter maior qualidade de vida. Nesse contexto, a...

Por que morar em um apartamento com piscina no condomínio?

Por que morar em um apartamento com piscina no condomínio?

O Brasil é um país tropical e durante grande parte do ano é comum notar altas temperaturas na maioria das regiões. Sendo assim, adquirir um apartamento com piscina é uma ótima alternativa para ter opções de lazer agradáveis sem ter que sair de casa. Nesse contexto,...