Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Por que você deve sair do aluguel o quanto antes?

    Você sonha em sair do aluguel e ter sua casa própria? Saiba que você não está só e que esse é também um objetivo de muitos brasileiros. 

    No entanto, é um projeto desafiador que requer muito mais do que simplesmente desejar e ter como objetivo. É preciso tomar algumas atitudes que caminhem nessa direção, para que o sonho se torne realidade. 

    O objetivo deste post é ajudar você a se planejar para comprar seu apê e ter sua casa exatamente como sempre sonhou. Continue lendo e veja os motivos para sair do aluguel, além de dicas para juntar dinheiro, analisar o melhor financiamento e escolher bem o imóvel!

    Por que devo sair do aluguel? 

    A primeira coisa importante a dizer: não é uma conquista fácil, mas é completamente possível de ser concretizada. O primeiro ponto é tomar a decisão de parar de perder dinheiro e investir em um bem durável. 

    Sim, é isso mesmo que você leu: quem vive de aluguel, ‘joga’ dinheiro fora todo mês. Claro que é um gasto válido, por se tratar de um teto que tanto abriga você e sua família. No entanto, sem uma programação para sair dessa situação, esse valor nunca retornará ao seu bolso. 

    O fato é que bons motivos não faltam para querer sair do aluguel e investir em algo próprio, e ter a liberdade de ter uma casa com a sua cara. Veja alguns deles! 

    Comprar casa própria é investir bem o seu dinheiro 

    Por que comprar significa investir? Ao assumir um compromisso financeiro, mesmo que de longo prazo, você colocará seu dinheiro em uma propriedade sua (que, mais cedo ou mais tarde, vai se converter em lucro ou retorno de rendimento). 

    Bem diferente do aluguel, que um dinheiro só sai e NUNCA volta, aumentando a cada reajuste de contrato. Mesmo com o financiamento a perder de vista, há uma certeza de que um dia o documento de posse estará em seu nome. 

    Ter o primeiro imóvel é ter segurança 

    Quando se conquista a casa própria, há outro grande ganho para você e sua família que é se sentir mais seguro, tendo mais tranquilidade. Não precisar se preocupar em pagar aluguel em caso de aperto no bolso ou emergência é um problema a menos para lidar. 

    Ter uma casa própria do jeito que sempre quis 

    Outra boa diferença que pesa para quem quer sair do aluguel é poder decorar ou reformar a casa do jeitinho que você sempre quis. Isso é algo praticamente impossível no aluguel, já qualquer alteração depende da aprovação do proprietário. 

    Há ainda o risco de, ao término do contrato, ter que voltar a configuração original da casa por exigências previstas nas cláusulas. Já pensou? Além dos gastos dobrados, você não poderá desfrutar da decoração de modo permanente. 

    Processo menos burocrático 

    Para quem quer sair do aluguel, significa deixar para trás também outra situação bem chatinha: ao se mudar de um imóvel alugado para outro  , é praticamente uma romaria para ir ao cartório para reconhecer firmas, tirar cópias autenticadas e pagar taxas de corretagem. 

    Ao ter o financiamento de imóvel aprovado, esse procedimento é feito em uma única vez, sem precisar de renovação ou de alguém que avalize sua compra. Feitas as análise de crédito e perfil, você é o responsável por garantir a manutenção do pagamento do seu imóvel. 

    Facilidades na aquisição 

    Para quem vive falando que não consegue comprar o primeiro imóvel, é preciso conhecer as boas oportunidades de financiamento. É possível, por exemplo, comprar um imóvel na planta e parcelar o valor da entrada até o início das obras. 

    Você pode, inclusive, fazer a composição de renda com o cônjuge, parente ou amigo para aumentar as chances de aprovação. O uso do FGTS e da parcela do 13º ajuda também a diluir os valores iniciais e conseguir uma prestação que cabe no bolso. 

    São diversas possibilidades e facilidades que as construtoras e instituições financeiras oferecem para quem quer sair do aluguel e comprar um imóvel. Por isso, mais do que sonhar, vá à luta e estude as formas de alcançar seu propósito.

    Como economizar para comprar um imóvel? 

    Sabemos que pagar aluguel e a parcela do financiamento ao mesmo tempo pode parecer difícil para boa parte da população brasileira. Essa combinação pode dar certo por um tempo e acarretar um problema se houver mudança na renda. 

    A melhor forma de evitar que isso aconteça é se planejar bem antes de tomar a decisão e assumir mais um compromisso financeiro. Trouxemos algumas práticas de economia que vão ajudar você nessa empreitada! 

    Ebook organização financeira

    Faça um bom planejamento financeiro

    A organização das finanças é o primeiro passo para quem deseja sair do aluguel e comprar um apartamento. Se você não sabe ao certo o quanto ganha, quais são os seus gastos e perspectivas futuras, o plano pode demorar para sair do papel. 

    Na compra de um imóvel logo no início você vai gastar com taxas obrigatórias, mesmo podendo parcelar a entrada. Coloque no planejamento o equivalente a essas despesas e como fará a reserva financeira, o que pode ser com o saldo do FGTS ou parcela do 13º. 

    Entre despesas fixas e variáveis você pode descobrir que é possível pagar o aluguel e juntar o dinheiro da entrada. Por um tempo talvez seja necessário readequar o estilo de vida em prol de algo maior, que vai trazer mais conforto e bem-estar para toda a família. 

    Corte os gastos desnecessários

    Alguns projetos de vida exigem sacrifícios e os gastos supérfluos podem gerar uma boa economia. A compra de algum item sem planejamento ou fora da promoção, por exemplo, pode dar lugar a um consumo mais consciente às suas necessidades. 

    Use a estratégia de se perguntar “eu posso”, “eu preciso”, para avaliar se realmente vale a pena gastar naquele momento. Muitas compras podem ficar para depois e esse dinheiro ser reservado numa poupança ou em uma aplicação de resgate imediato. 

    Não faça dívidas

    A partir do momento que você decidir que chegou o momento de sair do aluguel, evite contrair dívidas. Seja a compra de um carro ou aquela viagem dos sonhos, podem ficar para depois, quando você estiver com as finanças estabilizadas. 

    Evite usar o cartão de crédito, especialmente, para despesas altas, com muitas parcelas e depois se sentir arrependido. Ainda tem o risco de ficar com o nome sujo e comprometer seu orçamento, o que compromete na hora da análise de crédito. 

    A soma de várias despesas no mês criam um valor expressivo e você pode perder uma grande oportunidade de comprar um apê, ou até mesmo não conseguir incorporar a parcela do financiamento, devido ao CPF negativado. 

    Estude as alternativas de financiamento

    São várias as possibilidades de financiamento de imóvel para atender aos mais variados perfis de clientes. Mesmo que você não tenha a intenção de tomar uma decisão imediata, estude todas as alternativas disponíveis. 

    A análise permite visualizar se há necessidade de adequação da renda para aumentar as chances de aprovação ou o quanto é preciso economizar para acelerar o processo de compra. Veja o financiamento que aceita o seu FGTS ou o parcelamento suave da entrada, dependendo do cronograma de execução da obra. 

    Escolha o imóvel alinhado com suas necessidades

    Pode não parecer, mas a escolha do imóvel impacta e muito nas finanças, não só em relação à parcela, mas aos gastos depois de estabelecer moradia. 

    Por exemplo, se você escolher um apartamento em condomínio com área de lazer completa, terá menos gastos futuros nos finais de semana. E a opção pelo condomínio com portaria e recursos de segurança, oferece mais tranquilidade para deixar crianças aproveitarem a infraestrutura interna com mais liberdade.

    Morar próximo de vias e boas opções de transporte ao trabalho ou da escola das crianças, minimiza o tempo gasto com deslocamentos. Sem contar as alternativas de comércio da região para não ter que se deslocar e ir para longe fazer compras de rotina. 

    Tudo isso deve entrar no planejamento de curto, médio e longo prazo, pois ajuda na decisão, entre sair logo do aluguel e partir para um financiamento ou esperar mais um pouco até juntar um montante mais expressivo. 

    A VIC Engenharia pode ajudar você a sair do aluguel e realizar o sonho de comprar a casa própria. São diversos condomínios, já construídos e ainda na planta, para você escolher conforme sua necessidade e da sua família. 

    Chegou a hora de morar no que é seu

    Com uma infraestrutura completa, nossos empreendimentos são pensados para oferecer um excelente custo-benefício. Com variedade nas opções de financiamento, estamos à disposição para atender e esclarecer suas dúvidas. 

    Portanto, não deixe de correr atrás desse sonho, pois, o que não falta é motivo para sair do aluguel e investir na casa própria. Apesar de ser um investimento longo, quando você mesmo esperar, já terá quitado pelo menos metade do seu imóvel. 

    Gostou do post? Aproveite para conferir mais um artigo, saiba por que comprar um imóvel em 2022 é um bom negócio e fortaleça o seu sonho de sair do aluguel e conquistar a casa própria!




    Veja também