Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Vale a pena morar com sogros? 5 motivos para não morar na casa da sogra

    Quem casa quer casa, já dizia o ditado, por isso, morar com sogros pode não ser a melhor alternativa para quem está iniciando uma vida a dois. Muitos casais acabam considerando essa opção, seja pela facilidade financeira ou por pura comodidade. 

    Acontece que em muitos casos a convivência pode se tornar um verdadeiro problema e comprometer a harmonia em família. Por isso, o ideal é se planejar para comprar logo um apartamento e convidar os sogros para as reuniões de domingo. 

    Neste post falamos sobre os desafios de dividir o mesmo espaço que os sogros, trazendo 5 motivos para não tomar essa decisão. Continue lendo e veja como financiar um apartamento e ter um lugar para chamar de seu logo após o casamento!

    Quais os desafios de morar na mesma casa que os sogros?

    Na fase do namoro, a convivência com os sogros se limita a momentos nos fins de semana, algumas viagens ou até pequenas temporadas de hospedagem. Por mais estreita que seja a relação, o membro da relação será sempre considerado uma visita ou participante temporário.

    Tudo muda quando depois do casamento, o casal opta por ir morar com os sogros, talvez pela conveniência da economia financeira. No início tudo pode parecer novidade, já que, aparentemente, os pais não perdem, mas ganham mais um filho ou filha. 

    Morar com os sogros é desafiador, já que todos os hábitos e manias de quem mora na casa já estão consolidados. Quem chega, deve se adaptar e, muitas vezes, abdicar do que estava acostumado para caber no espaço e ter boa convivência. 

    É preciso saber lidar com manias e costumes que podem não fazer sentido, sem contar que o sentimento de pertencimento pode nunca chegar. Os móveis, os itens de decoração, a forma de cuidar da rotina, quem chega, perde o poder e autonomia, o que com o passar do tempo tende a gerar um desgaste e até mesmo comprometer o relacionamento.

    Por que não morar na casa dos sogros após o casamento?

    A decisão de morar com os sogros vem acompanhada de uma série de dificuldades, já que a casa é deles, assim como o controle da rotina. Algumas atividades como acordar tarde, dormir depois do almoço de domingo ou receber os amigos talvez não sejam mais possíveis se você estiver morando na casa da sogra. 

    Há diversas outras razões para um casal resistir ao máximo à ideia de casar e ir morar com os sogros em vez de buscar o próprio ninho. Listamos 5 razões que farão você repensar essa escolha!

    Ebook primeiro apartamento

    Falta de privacidade

    A falta de privacidade ocupa o topo da lista como um problema relacionado à convivência morando na casa dos sogros. Da perda da liberdade de ir e vir à intimidade do casal ou até mesmo o que comprar e deixar na geladeira. 

    Interferência no relacionamento

    Um namoro pode durar meses ou anos, mas é durante o casamento que ambos vão, entre defeitos e qualidades, se descobrindo e adaptando um ao outro. O momento que seria de descobertas e adequações, pode ser drasticamente afetado quando se mora com os sogros. 

    É que durante uma conversa, discussão de casal, o risco de haver intromissão, é muito grande. Seja para defender ou dar uma opinião despretensiosa, alegando as experiências da vida. O fato é que a interferência pode causar mais problemas em vez de solução.

    Conflitos de interesses

    As discussões em família são inevitáveis, porém, quando ocorrem entre pais, filhos e irmão, terminam quase sempre de forma amena. Já quando um terceiro entra em cena, sem fazer parte da família, questões de horário, tempo de banho, tarefas domésticas podem ser conflitantes e gerar um desgaste com que nenhuma das partes deseja lidar.

    Dependência

    O filho ou a filha que permanece em casa mesmo depois de casados, tende a manter a relação de dependência com os pais, comprometendo o processo de amadurecimento. Na relação a dois é comum que as tarefas de casa sejam divididas, assim como as contas quando os dois têm renda. 

    Na casa dos sogros, tanto mãe e pai, superprotetores, podem querer fazer pelo filho algo que é preciso deixar que faça sozinho ou pelo cônjuge. É preciso entender onde termina os  limites dos mimos paternos, sem interferir na vida do casal, começando uma história.

    Comprar um apartamento ou ir morar com sogros?

    Por melhor que seja a relação com os sogros, um casal não precisa morar na mesma casa, depois do casamento. Por diversas razões, o relacionamento com a família do noivo ou da noiva pode sofrer alteração caso optem por conviver no mesmo espaço. 

    Sendo assim, a compra de um imóvel é uma opção, considerando que existem possibilidades de financiamentos com facilidades de pagamento. Se o casório ainda não aconteceu, por que não analisar as alternativas e só então marcar a data? 

    Caso não seja possível esperar e vocês não tenham onde morar, o ideal é planejar formas de sair da casa da sogra, como juntar dinheiro, esperar o FGTS render mais um pouco ou fazer composição de renda — entre pagar aluguel e comprar um apê, o investimento em um imóvel próprio valerá mais a pena. 

    Se morar com os sogros por um tempo fizer sentido para as finanças do casal, é importante ter em mente um prazo para buscar um novo lar. Vocês podem comprar um imóvel na planta e ir pagando com calma ou apertar um pouco e quem sabe até pedir uma ajudinha aos pais e sogros e mudar de vez para um apartamento definitivo. 

    Gostou do post? Então aproveite para conferir nossas 5 dicas de como escolher o apartamento ideal para recém-casados!




    Veja também