Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Como comprar um apartamento em 6 passos

    A compra de um imóvel é a realização de um sonho para muitas famílias e proporciona autonomia e qualidade de vida. Uma conquista expressiva e que exige um bom planejamento, por isso, tudo começa no saber como comprar um apartamento.

    Embora pareça algo simples, o processo de aquisição de um apê é repleto de particularidades que devem ser consideradas. É importante seguir algumas recomendações para garantir que a concretização de seu sonho não se torne um pesadelo.

    Se você está pensando atingir esse objetivo, basta uma boa organização e seguir algumas etapas! Continue lendo este post e veja 6 dicas sobre como comprar um apartamento e veja que a realização do seu sonho está mais perto do que imaginou!

    O que é preciso considerar para comprar um apartamento?

    Antes de começar a analisar o processo de compra de um apartamento, é importante ter em mente aspectos decisivos. Alguns fatores que você deve considerar para que tudo corra bem e não haja impeditivos que sempre atrasam os objetivos.

    O primeiro ponto é sobre o planejamento financeiro, para o qual você precisa se preparar com antecedência e começar a organização. Pense que terá parcelas mensais por longo tempo, por isso, quite suas dívidas e deixe seu orçamento livre.

    Outro fator relevante é que você também vai precisar ter o nome limpo, ou seja, livre de restrições. Se houver algum impeditivo na sua renda, é essencial começar a buscar alternativas para quitar dívidas e tirar seu CPF da negativação para conseguir o financiamento.

    Por fim, reserve um tempo para estudar todo o processo, avaliar a documentação necessária e começar a providenciá-los. Essa etapa é relevante e ajuda a evitar atrasos e percalços no momento de negociar com a construtora ou bancos.

    Como comprar um apartamento? 

    Se você está pensando em comprar um apartamento, saiba que é um objetivo que merece muita atenção. É preciso avaliar diversos aspectos para ter clareza nas decisões e investir em um imóvel que irá proporcionar satisfação e bem-estar.

    Veja tudo que você precisa avaliar e como comprar um apartamento para começar uma nova etapa da vida com sucesso!

    1. Escolha o tipo de imóvel ideal

    Antes de mais nada, é preciso ter em mente como deve ser esse seu espaço. Uma das questões mais importantes a serem levadas em conta é sobre quantas pessoas vão morar no espaço, ou seja, se você vai morar sozinho ou com familiares.

    A partir da resposta, você saberá quantos cômodos devem ter o seu futuro lar, incluindo os quartos, banheiros. Além disso, é um aspecto que pode influenciar no planejamento financeiro para a compra.

    Outra questão é que espaço de lazer pretende ter! Há condomínios novos com ótimas opções de lazer para toda a família, tornando o espaço bem agradável a quem deseja fazer do lar um verdadeiro espaço de convivência para todos.

    Nesse sentido, é preciso levar em conta o valor que será pago por mês, para que esteja dentro da sua programação. Assim, considerar todos esses pontos será muito importante para ter clareza sobre o melhor apartamento para adquirir.

    2. Pense na região que vai atender suas necessidade

    Após as perguntas acima estarem pensadas, lembre-se de definir qual região da cidade deseja morar. Há ótimas oportunidades em todos os bairros, mas é importante que a sua vizinhança tenha a identidade que você gostou e atenda sua rotina.  

    Por exemplo: se gosta de agitação, pode ser uma boa procurar por ruas próximas ao centro. Ou seja, em bairros que são mais agitados e próximos ao movimento urbano, desde que seja um local prático para se deslocar ao trabalho e outros compromissos.

    Caso você se sinta mais à vontade num ambiente mais tranquilo, há opções de bairros mais afastados e mais sossegados. Que reúnem a tranquilidade, sem deixar de ter infraestrutura de fácil acesso aos locais e bom sistema de transporte.

    Em todas as situações, não deixe de visitar o local para avaliar qual a infraestrutura pública, como transporte, comércios, saúde e segurança. Todos esses fatores são decisivos para sua satisfação e qualidade de vida no novo apartamento.

    3. Pense em quanto estará disposto a pagar

    Bem, disposto nem sempre é a palavra certa, não é mesmo? Mas é quanto você poderá desembolsar para o seu apartamento novo. Imagine o valor que cabe no seu orçamento, dentro dos custos de manutenção que naturalmente você possui.

    Desse modo, já irá organizar a faixa de preço que sua pesquisa precisa contemplar para que o imóvel dos sonhos seja mais facilmente encontrado. Uma estratégia básica para direcionar sua busca e identificar opções compatíveis com a sua realidade.

    Ebook primeiro apartamento

    Uma boa recomendação também é pesquisar em apartamentos na região que deseja: assim terá noção de valores, antes de sair para uma negociação. O valor é um dos principais fatores que deseja considerar, pois tem influência em todo o processo.

    O seu planejamento financeiro até a liberação de um financiamento depende diretamente do valor do imóvel. Portanto, pense com cautela e considere seu orçamento para identificar a melhor opção para realizar o sonho do novo apê.

    4. Como será feito o pagamento?

    Outro ponto importante é a forma de pagamento. Além do pé-de-meia que você pode ter por aí, é o momento de juntar as economias para dar entrada — o valor usado para pagamento inicial e deixar as parcelas seguintes mais em conta.

    Caso você não tenha o valor total disponível, uma opção pode ser recorrer a financiamento: há ótimas linhas de crédito em bancos, com taxas e descontos especiais, dependendo da faixa da renda, além dos programas do governo.

    Uma boa oportunidade também para ficar de olho no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que dá incentivos a quem vai em busca do primeiro imóvel. Ao se adaptar ao programa, é possível financiar até 80% do imóvel em 35 anos.

    O Minha Casa Minha Vida passou por reformulações em 2023 e a faixa de renda familiar para ser elegível foi ampliada para R$8.000,00 mensais. Um caminho interessante para facilitar a compra do primeiro apartamento e que vale considerar.

    5. Defina se vai ser um imóvel pronto ou na planta

    Outra informação muito importante é como o imóvel será adquirido, se para uma mudança de imediato ou se é possível aguardar um tempo. Por isso, você precisa saber se é melhor comprar um apartamento já pronto ou na planta.

    Se deseja mudar de imediato, a melhor alternativa é procurar apartamentos que já estão prontos ou em fase final de acabamento. Nesse caso, o tempo para fazer sua mudança será menor, apenas o necessário para os trâmites financeiros e documentos.

    Por outro lado, se o planejamento para ter o próprio imóvel for a médio prazo, a melhor opção é comprar na planta — modelo que permite o financiamento do valor de entrada e maior tranquilidade para o orçamento até a entrega das chaves.

    Tanto o imóvel pronto quanto na planta são ótimas possibilidades para sair do aluguel e realizar o sonho de um apartamento próprio. O que pesa na decisão é a sua situação atual e o planejamento financeiro para a compra.

    6. Escolha uma construtora de confiança

    Um dos principais fatores que você precisa considerar é a qualidade e confiabilidade da construtora que irá comprar seu imóvel. É imprescindível fechar negócio com uma organização que seja experiente e trabalhe com ética, excelência e inovação.

    Por esse motivo, não deixe de confiar o seu sonho a qualquer empresa. Certifique-se de que a construtora escolhida é de confiança e trabalha com materiais de qualidade, tem atenção no prazo e possui uma ótima ação de relacionamento com os clientes.

    Procure a história da corporação e pesquise também referências no mercado que poderão ajudá-lo a fazer a escolha mais certeira. Além disso, avalie também as particularidades do projeto, materiais usados e a regularidade legal da empresa.

    A compra de um apartamento é um investimento expressivo e a realização de uma grande conquista, que será onde irá viver momentos incríveis. Devido a isso, é indispensável contar com parcerias confiáveis para evitar diversos transtornos.

    O planejamento é essencial para realizar o sonho da casa própria!

    Apesar do valor expressivo, a compra de um imóvel é um sonho alcançável. Basta investir em um bom planejamento e ter atenção às condições, para se preparar e encontrar uma alternativa que cabe no orçamento e em uma ótima região.

    Trata-se de um objetivo que pode ser a médio prazo e quase sempre exige um tempo para quitar dívidas, regularizar pendências e alcançar uma entrada. É preciso ter foco e determinação para manter seguir o planejamento e alcançar o objetivo.

    Lembre-se que procurar uma construtora especialista e confiável será crucial para comprar o imóvel dos seus sonhos e sem dores de cabeça. Para isso, a VIC Engenharia oferece as melhores opções e uma ampla experiência de mercado.

    Presente em diversas regiões do país, a VIC desenvolve projetos modernos, com materiais de ponta e condomínios completos — com portaria, área de lazer, espaço gourmet e muitos outros diferenciais para você morar bem, com conforto e segurança.

    Sobretudo, em bairros promissores e que contam com um alto potencial de valorização, além de toda infraestrutura e proximidade com centros urbanos. A opção ideal para ter um atendimento personalizado e custo-benefício em um só lugar.

    Saber como comprar um apartamento é o primeiro passo para se planejar e conquistar o tão sonhado imóvel próprio. Portanto, mantenha o foco e considere nossas dicas para alcançar seus objetivos e ter mais qualidade de vida.

    Gostou dessas dicas sobre como comprar um apartamento? Que tal começar a analisar as opções para comprar seu imóvel? Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp e veja como podemos ajudar!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...