Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Um apartamento garden é um tipo de imóvel térreo que conta com área externa privativa. Esse espaço adicional pode ser usado um jardim, quintal ou varanda térrea, proporcionando um ambiente aconchegante e versátil para relaxar, se divertir e aproveitar o ar livre.

     

    A modernidade trouxe um novo conceito de moradia para casais e famílias com um ritmo de vida acelerado e cheio de compromisso. O apartamento garden reúne conforto e praticidade, com uma área externa que pode ser usada de diversas maneiras. 

    Quem está em busca de um imóvel para comprar precisa conhecer as particularidades e vantagens desse modelo. Uma alternativa interessante para quem deseja ter mais espaço, porém sem precisar pagar mais caro por isso. 

    Neste post você entenderá o que é um apartamento garden e as vantagens de morar em um apê com área privativa. Continue lendo para conhecer as regras de moradia e como funciona a compra desse tipo de apartamento!

    O que é um apartamento garden?

    É um modelo instalado no andar térreo com um pequeno espaço externo que pode ser usado como quintal, jardim ou área privativa. Nesse tipo de imóvel, a ideia é morar em um apartamento com ambientes mais compactos e se beneficiar de um adicional que traz a sensação de viver em uma casa.

    Quais as vantagens de um apartamento garden?

    A palavra garden, jardim, reflete a ideia de ar livre e um sentimento de liberdade, mesmo para uma edificação verticalizada. Veja os principais benefícios de optar por esse tipo de moradia!

    Opção para famílias

    O confinamento é um dos maiores receios de famílias numerosas quanto à compra de um apartamento. O apartamento garden chega para trazer mais conforto, sobretudo, para quem tem crianças, pets e idosos em casa. 

    Além de ser no térreo, a área externa permite criar um ambiente extra, que pode ser usado para atividades lúdicas ou descanso. Assim, os quartos serão reservados para dormir, o que mantém a casa mais arrumada e organizada.

    Lazer privativo

    Mesmo para quem mora em um condomínio, o apê garden pode ter uma estrutura com área gourmet, churrasqueira, playground. Com isso, os finais de semana serão mais divertidos, com o ganho de privacidade. 

    Sem contar que a composição do espaço será personalizada, ou seja, para atender às necessidades dos moradores e seus convidados. Um ofurô em vez de piscina, uma brinquedoteca em vez de playground, mesas e cadeiras em vez de espreguiçadeiras.

    Maior segurança

    Esse é um dos diferenciais do apartamento garden, especialmente para famílias com crianças e pets. A movimentação na área externa se dá sem o medo de acidentes ou incidentes, Para pais, mães e responsáveis, aquele pedido de “posso ir brincar lá fora” ou “posso chamar um amiguinho para brincar” já não será acompanhado do receio de deixar a criança livre sem um adulto acompanhando cada movimento de perto.

    Valorização do imóvel

    Se antes, os apartamentos no térreo eram pouco valorizados, devido à preferência pelos andares superiores, o modelo garden surgiu para mudar essa realidade. O imóvel terá uma um valor agregado, em função da estrutura montada no espaço extra. 

    Em caso de venda futura ou decisão de alugar o imóvel, tanto a negociação quanto o valor da locação serão mais interessantes para o proprietário. O custo-benefício do apartamento garden inclui praticidade, conforto, comodidade e segurança, o que faz total diferença na qualidade de vida.

    Privacidade e conforto

    Sabe aquele banho de sol nas manhãs de domingo ou aquele momento de preguiça deitado na rede? Muitas pessoas desejam vivenciar esses pequenos momentos de prazer, mas não querem dividir com pessoas que não fazem parte do círculo familiar. 

    Com o apartamento garden você poderá optar por não usar  as dependências do condomínio,quando não for da sua vontade, mesmo que não tenha piscina em sua casa. Uma ducha é o suficiente, assim como escolher um cantinho para instalar a rede — tudo isso com a privacidade que só uma área particular pode oferecer.

    Quais são as regras e regulamentos para apartamentos garden?

    Todo condomínio possui regras e normas previstas em regulamento para garantir a boa convivência entre moradores. Se tratando de estrutura, algumas condições são impostas aos proprietários, especialmente, para manter o padrão e layout originais. 

    Dessa forma, se evita que cada um faça alterações que tirem a harmonia, beleza e identidade visual do empreendimento. No caso do apartamento garden, para fazer coberturas, fachadas ou modificações mais complexas na área externa é preciso obter autorização do condomínio com aprovação em assembleia. 

    Ter plantas, churrasqueiras, piscina ou até mesmo pets depende do que é estabelecido na convenção de condomínio. Porém, com a área externa anexa às dependências do apartamento, o morador tem mais autonomia sobre o que fazer para ter um ambiente agradável e familiar.

    Como funciona a compra desse tipo de apartamento?

    A aquisição de um apartamento garden é igual a de qualquer outro imóvel, do ponto de vista financeiro, burocrático e legal. Caso você não tenha o valor para pagar à vista, será necessário recorrer a um financiamento. 

    O primeiro passo é fazer uma pesquisa aprofundada para encontrar opções de modelos garden, seguido da escolha do que cabe no orçamento. De nada adianta se encantar com um apê e ter dificuldades de pagar a entrada ou comprometer grande parte da renda no valor das parcelas. 

    Escolha um imóvel que esteja de acordo com suas possibilidades financeiras, avalie as condições de financiamento e dos programas de subsídio. Leve em conta o uso do FGTS e do 13º na negociação, para amortizar o valor da entrada e conseguir parcelas mais baixas. 

    A composição de renda, seja com quem morará junto com você, com um amigo ou parente de confiança, aumenta as chances de ter o crédito aprovado. Não se esqueça de conferir antes a situação do seu CPF e de quem fará essa composição, pois a negativação é fator de recusa na solicitação de financiamento. 

    Por fim, e não menos importante, a compra de um imóvel exige planejamento, com mudanças significativas nos gastos. É preciso economizar, reduzir as despesas supérfluas e focar na conquista da casa própria. 

    Se você e sua família moram de aluguel, saiba que é possível comprar um imóvel mesmo com uma despesa fixa no orçamento. Com a pesquisa e ajuda especializada para encontrar o melhor tipo de financiamento, muito antes do que você imagina o apartamento garden deixará se ser apenas um sonho.   

    Gostou do post? Então aproveite para conhecer os empreendimentos da VIC Engenharia e escolher um imóvel que faça mais sentido para o seu momento de vida, junto com a sua família!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...