Vale a pena investir em móveis planejados?

Um dos momentos mais aguardados quando se compra um apartamento novo é, sem dúvida, escolher a decoração e móveis que vão compor o seu lar. São milhares de opções para seguir, lugares para procurar e modelos para se montar o mobiliário da casa. E são esses toques que dão personalidade à casa e a tornam especial. Mas uma dúvida sempre surge nesses momentos: é melhor comprar móveis planejados ou prontos?

Investimento em móveis

Esse é o tipo de escolha que se deve fazer com muito cuidado, levando em conta vários fatores. A compra de móveis é algo quase que permanente, sendo necessário, por isso, ter certeza se está fazendo o melhor negócio. É importante ter em mente que procurar móveis é uma tarefa que exige um esforço grande, mas que os resultados são muito compensatórios, afinal, isso definirá seu conforto por um bom tempo.

Para não errar no momento da escolha, procure se informar bastante sobre decoração, entenda que tipos de móveis existem e as formas de adquiri-los. Escolha o que vai compor cada ambiente e meça tudo bem, para não se surpreender e poder ter um orçamento adequado. Então, é o momento de sair à procura de marcas que sejam conhecidas e tenham uma boa reputação ou indicações.

Neste momento, você deve definir se vai optar por mobiliar sua casa com móveis prontos, comprados em lojas, ou se a melhor saída serão os móveis planejados. A segunda opção é, sem dúvida, uma das mais certeiras, e garante os melhores resultados. Mas será que vale a pena para você? Entenda melhor as características e vantagens de se ter móveis planejados em sua casa.

Os móveis planejados

A maioria das pessoas, atualmente, busca por móveis planejados para compor a decoração da sua casa. É uma forma muito prática de ocupar melhor o espaço disponível, uma vez que eles são desenhados e montados a partir da necessidade do cliente.

Todos os cômodos da casa podem ter uma mobília que seja planejada especificamente para ele, mesmo que o mais comum seja a construção de móveis personalizados para quartos e banheiros. 

Existem vários materiais utilizados nesses projetos, no entanto, o mais comum deles é o MDF, que é um composto de fibras de madeira de média e alta densidade. Ele tem o melhor custo benefício. Também é possível produzir móveis planejados com MDP, mas seu material possui baixa resistência. Além disso, há a madeira maciça, que possui grande resistência, mas com maior custo e dificuldade para encontrar.  

Entenda melhor quais as principais vantagens de se investir em móveis planejados na hora de mobiliar sua casa:

Personalização

O melhor ponto de se comprar esse tipo de mobília é, sem dúvidas, poder fazer tudo do seu jeito. É mais fácil deixar a casa toda combinando com sua personalidade e do jeitinho que você sempre sonhou. É difícil conseguir móveis prontos que combinem entre si. São muitas formas, tamanhos, cores estilos, e para seguir uma única linha na sua residência, móveis planejados são a melhor opção.

Descontos 

Todos pensam que encomendar os móveis da sua casa pode sair mais caro do que comprá-los prontos. Se você preferir por fazer todos os móveis planejados da sua casa em uma mesma loja, provavelmente eles terão um grande desconto. Isso porque você vai adquirir várias peças de uma vez e no mesmo local, e provavelmente com o mesmo material, o que faz a produção sair mais barata.

Adequação ao seu ambiente

Você tem apenas um pequeno espaço no quarto e precisa de uma mesa para trabalhar? Achar alguma que vai se encaixar perfeitamente no espaço disponível e ser útil ao mesmo tempo vai ser uma tarefa difícil. Essa é outra grande vantagem dos móveis planejados: eles se adequam ao espaço disponível e às utilidades que devem possuir. 

Afinal, vale a pena investir em móveis planejados?

A primeira coisa que se deve fazer é pensar bastante nas suas necessidades e avaliar o tamanho da sua casa e como será o uso de cada cômodo. Isso vai influenciar na decisão final da carência de móveis para sua casa. É possível que você opte por móveis planejados  apenas para alguns ambientes.

Se você é do tipo de pessoa que muda muito de casa, os móveis planejados podem não ser a melhor opção para você. Mesmo sendo possível transportá-los para outros lugares e remontá-los em outros ambientes, essa mudança pode não dar certo, afinal, eles podem ser muito grandes para os espaços, ou mesmo não combinar com o estilo da nova residência.

Se você é daquelas pessoas que adora mudar a disposição dos móveis dentro de casa e não fica contente com a mesma decoração por muito tempo, móveis planejados podem também não ser a forma mais indicada de compra para você. 

Mas se você está se mudando para uma casa ou apartamento com pouco espaço, os móveis planejados são a melhor opção. Assim, você consegue dar melhor utilidade para cada canto da casa e não perde mobilidade pelos cômodos. 

Por fim, na maior parte dos casos, vale a pena sim investir em móveis planejados pela facilidade e praticidade que os mesmos promovem, além de ser a forma mais fácil de se ter uma decoração consistente no seu lar.

Gostou das dicas? Aprenda então como montar um escritório para trabalhar na sua própria casa neste outro blogpost da VIC!




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...