Como organizar uma festa de fim de ano em família na sua casa

Fim do ano está chegando, e com ele a vontade de se reunir com aqueles que amamos para comemorar o ano vivido. Para conseguir colocar este plano em ação, existem várias opções de celebração. Você pode ir para algum evento fechado, viajar para algum lugar bacana ou fazer a sua própria festa de fim de ano.

Dentre essas opções, há as que que agradam mais alguns e as que atraem mais outros. Mas se você está buscando algo mais íntimo e que gaste menos, as festas de fim de ano em casa são as melhores opções. Hoje vamos mostrar porque optar por este tipo de festejo e como fazer para que corra tudo bem na sua festa de fim de ano.

Porque dar uma festa de fim de ano em casa?

Costumamos passar o ano atarefados e acaba sobrando  pouco tempo para passar com aqueles que amamos. Seja família, amigos ou vizinhos, sempre dizemos que vamos marcar de encontrar, mas nada acontece. A festa de fim de ano pode ser a oportunidade ideal para juntar toda a galera e matar a saudade de todos.

Além disso, esse modelo é mais intimista e permite contato mais próximo com os seus entes queridos, além de, claro, ser muito mais econômico. Fazendo uma celebração em casa, você não gasta mais do que o esperado e ainda pode dividir as despesas com os convidados.

O passo a passo para uma boa festa de fim de ano:

Fazer uma festa sem os direcionamentos corretos pode ser algo desastroso. Para te ajudar nesta tarefa, definimos alguns passos para seguir na hora de planejar a sua festa de fim de ano. São elas:

  • Escolha os convidados

Esta é uma das partes mais importantes, afinal, o que é uma festa sem pessoas curtindo a mesma? Dê preferência para as pessoas mais próximas e tenha em mente o tamanho da sua casa para escolher o número de convidados.

Assim que você souber os nome, é hora de chamar todos. Pode ser por correio, ligação, e-mail etc. O que importa é conseguir atingir todo mundo e pedir para todos confirmarem presença no evento.

  • Confira a estrutura

A partir de então, analise a estrutura da sua casa. Será que você possui todos os móveis necessários para realizar uma boa festa de fim de ano? Você vai precisar de mesas, cadeiras, geladeiras e caixas térmicas para conseguir realizar o evento. Isso tudo, sem contar os utensílios de cozinha, como pratos, copos, panelas, etc.

Para não passar por sufoco, confira todos estes itens com bastante antecedência. Caso sinta falta de algum deles, vale a pena olhar se algum conhecido pode emprestar ou se vale a pena comprá-los. Além disso, vários locais alugam materiais para festas e podem salvar a sua!

  • Pense no espaço

Para receber a família ou amigos na sua casa, você não vai querer passar vergonha, certo? Por isso, pense e organize o espaço da confraternização com antecedência. Dias antes, dê aquela faxina para deixar tudo limpinho para o grande dia.

Pense também em como você quer que fique a decoração. Para não gastar muito, vale usar a criatividade e produzir as próprias peças decorativas com produtos e materiais que você tem em casa, sem precisar alugar ou comprar esses itens!

  • Defina o cardápio

Os comes e bebes também são um dos pontos mais importantes de uma festa de fim de ano! É importante pensar bem no que vai agradar o máximo de pessoas. Além de, claro, ser algo que vá caber no bolso. Dependendo da situação, até vale pedir para cada convidado trazer um prato de casa ou mesmo dividir a conta entre todos.

Na hora de escolher o cardápio, opte por alimentos mais democráticos e evite aqueles polêmicos como alimentos agridoces ou apimentados. É interessante também pensar em cada convidado, pois algum deles pode ser vegetariano ou vegano por exemplo. Nesses casos, é de bom tom fazer um prato especial para eles.

Quanto mais perto do fim do ano, mais caro as coisas ficam no supermercado. Para evitar pagar mais e diminuir o transtorno, o mais indicado é fazer a lista de compras e ir ao supermercado alguns dias antes. Outro ponto é pensar nas bebidas, tanto as alcoólicas quanto as não-alcoólicas, que vão agradar mais. E também planejar como deixá-las sempre geladas e agradáveis, principalmente no calor desta época do ano.

  • Estabeleça as atrações

Uma boa comemoração conta com boas atrações. Vale a pena pensar em como os convidados vão se divertir durante sua festa de fim de ano. E isso significa pensar em tudo: Terá música ao vivo? Qual o tipo de música tocar? Quais atividades vão ser desenvolvidas durante a celebração?

Opções interessantes são fazer uma retrospectiva do ano, produzir um vídeo de melhores momentos, levar algum jogo ou mesmo o tradicional amigo oculto. Tudo vai depender de como é a relação entre os convidados e o que essas pessoas gostam de fazer.

Pronto! Já pode começar a sua festa de fim de ano

Seguindo esses passos, com certeza sua festa de fim de ano vai ser um sucesso! Convoque sua galera, planeje todos os detalhes e o mais importante: se divirta. Afinal, mais um ano vai chegando ao fim o próximo se aproxima.

Falando nisso, já pensou nas metas para 2019? Não sabe como cumpri-las? Dá uma olhadinha neste outro texto e saiba como colocar todos esse planos em prática!




Veja também


As melhores cores de tinta para parede da sua casa

As melhores cores de tinta para parede da sua casa

Montar uma casa nova ou até mesmo reformar a sua, exige considerar diversos fatores. Desde a escolha dos pisos a disposição dos móveis e o projeto paisagístico, tudo importa e deve ser pensado com antecedência. Porém, uma característica que interfere, mas poucas...

Como montar um escritório em casa

Como montar um escritório em casa

Uma tendência interessante e que, atualmente, vem ganhando espaço, é a de se trabalhar de casa. Com altas taxas de desemprego e vagas formais de trabalho em falta no mercado, muitas pessoas veem na própria residência um espaço para se sustentar. Para isso, elas...