Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Morar em Vespasiano: 7 vantagens de viver na cidade

    Você já pensou em morar em Vespasiano? As cidades próximas de BH cada vez mais chamam a atenção de quem deseja adquirir a casa própria. Isso porque o custo-benefício pode valer a pena e acelerar seu projeto de sair de vez do aluguel.

    Ao comprar um imóvel, muitos fatores devem ser levados em conta. A localização é um dos mais importantes, afinal, o bairro e cidade onde se pretende morar pode mudar totalmente o dia a dia de uma pessoa.

    Neste texto, vamos mostrar porque morar em Vespasiano pode ser uma boa alternativa. Continue lendo e veja 7 vantagens de escolher a cidade para comprar o seu apê e iniciar uma vida nova!

    Localização do município de Vespasiano

    Se você ainda não conhece detalhes sobre Vespasiano, antes de falar sobre as vantagens de escolher a cidade para morar, vale saber um pouco mais do município, que está localizado no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte que conta com uma taxa de crescimento elevada.

    Além de Vespasiano, fazem parte desta zona as cidades de Lagoa Santa, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Sabará, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Contagem, Confins, Esmeraldas, Jaboticatubas, Betim, e, claro, Belo Horizonte.

    A cidade é próxima à BH, com acesso pela MG-010, também conhecida como Linha Verde e está no caminho para o Aeroporto Internacional de Confins. Há poucos minutos da Cidade Administrativa que é sede oficial do Governo de Minas Gerais.

    Só por aí já dá para ver o potencial de crescimento econômico e de investimento imobiliário que o município apresenta. Nos últimos anos, Vespasiano se tornou uma das cidades mais procuradas para fixar moradia, devido às vantagens que você vai conhecer ao longo deste artigo.

    A cidade de Vespasiano

    Antes território de Santa Luzia, a cidade de Vespasiano nasceu em 1948 e está cerca de 27 km distante de Belo Horizonte. Além da proximidade com a capital, faz limite com municípios como Lagoa Santa, Confins e a própria Santa Luzia. 

    Se destacando como uma das melhores opções, a cidade de Vespasiano oferece suporte para uma vida tranquila e diversa. Com mais de 100 mil habitantes e bem próxima à capital, ela sedia importantes locais, como a Cidade do Galo e várias indústrias, com destaque para as do setor de cimento.

    Toda a estrutura da cidade proporciona uma base forte e estável para se instalar e evoluir, assim como a sua localização e municípios vizinhos. Tudo isso faz de Vespasiano uma das cidades mais promissoras do estado, acelerado por inúmeras iniciativas privadas e públicas que acabam incentivando o desenvolvimento da região.

    Como é viver em Vespasiano?

    Até o início das ações que levaram à expansão da região, a população era formada de pessoas que nasceram na cidade. No entanto, o excelente desenvolvimento do Vetor Norte chamou a atenção de diversos perfis de potenciais futuros moradores. 

    Embora Vespasiano seja uma cidade da RMBH e rota de lugares importantes como o aeroporto e a sede do Governo, conserva a tranquilidade de um município pequeno. A proximidade com áreas de lazer como a Lagoa da Pampulha ou Serra do Cipó, favorece o acesso a atividades ao ar livre, bem como trilhas e cachoeiras. 

    Para quem não deseja morar muito longe da capital, mas preservar uma vida tranquila com clima de interior, Vespasiano é o lugar ideal para fixar residência. Um pouco mais longe da rotina dos grandes centros, viver em Vespasiano é respirar um ar mais puro e se ver livre da poluição sonora, algo tão característico de cidades maiores. 

    Esses são, por sinal, aspectos que você deve levar em consideração, pois a qualidade de vida reflete na saúde e bem-estar. A consequência disso são finais de semana mais tranquilos com disposição para curtir a folga, aproveitar a programação da cidade ou buscar alguma atividade interessante nas proximidades.   

    Se tratando de comércio, a cidade não deixa a desejar e oferece diversas opções como lojas, restaurantes, redes de farmácia, supermercados, padarias, bancos e postos de gasolina, dentre os estabelecimentos essenciais para a maior comodidade e bem-estar dos moradores.

    Por que morar em Vespasiano?

    Para ajudar você que não sabe onde comprar o imóvel dos sonhos, mas preza pela qualidade de vida, separamos estes fatores que fazem da cidade de Vespasiano um lugar ideal para se morar!

    Fácil acesso

    Chegar à cidade de Vespasiano não é um problema. Às margens da BR-010, também conhecida como Linha Verde, essa cidade tem um fácil e rápido acesso. Esta via é duplicada e possui uma estrutura pensada para comportar um grande fluxo de veículos, sendo incomum encontrar congestionamentos em sua extensão.

    Além disso, ela se encontra muito próxima ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e possui acesso ferroviário. Ou seja, mesmo estando localizada fora de Belo Horizonte, é fácil chegar e sair da cidade.

    Localização privilegiada

    Vespasiano conta com vários recursos e locais de interesse. Por lá é possível encontrar pontos culturais como o Palácio das Artes, o Museu do Folclore e a Praça JK e também um forte comércio e até mesmo o principal centro de treinamento do Atlético Mineiro: a cidade do Galo.

    Isso sem contar os vários pontos importantes e próximos à cidade que valorizam e muito a região, como:

    • Cidade Administrativa – às margens da Linha Verde;
    • Shopping Estação BH;
    • Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
    • Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins que é um dos maiores do país;
    • FASEH – faculdade de medicina com nota máxima na avaliação do MEC.

    Outro ponto positivo de morar em Vespasiano é que a cidade permite um fácil acesso para diversas outras regiões. Além dos municípios que pertencem ao Vetor Norte, nos finais de semana é possível fazer passeios curtos em regiões turísticas próximas e sem maiores dificuldades para chegar, como a Serra do Cipó, por exemplo.

    Crescimento econômico

    A cidade de Vespasiano encontra-se em um ótimo momento econômico. O governo federal vem investindo cifras na casa dos milhões para melhorar a infraestrutura local construindo e melhorando vias de acesso.

    Vespasiano também faz parte do CISREC, o Consórcio Intermunicipal da Região do Calcário, configurando uma das poucas cidades do país perto de um grande aeroporto que ainda possui espaço para instalação de polos industriais.

    Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico se deu por uma série de iniciativas, tendo como principais delas:

    • duplicação da MG-010 com a construção da Linha Verde;
    • reativação do Aeroporto de Confins;
    •  instalação da Cidade Administrativa;
    • instalação do Corredor Multimodal de Alta Tecnologia (eixo MG-010) com sete setores estáveis: turismo de negócios, educação, parque de logística de distribuição, defesa, comércio atacadista, ciências da vida e tecnologia da informação.

    Por iniciativa privada ou pública, todos esses acontecimentos fomentaram a economia da região, favorecendo as cidades no entorno e população de modo geral. São investimentos considerados um avanço econômico que fortalece o comércio e a empregabilidade na própria cidade.

    Muitas empresas, aproveitando o boom de crescimento da região, estão instalando seus negócios na cidade ou no entorno para aquecer ainda mais a economia. Se por um lado os empresários podem faturar mais, por outro, os moradores têm a chance de conseguir um emprego mais perto de casa e aumentar a qualidade de vida.

    Qualidade de vida

    A qualidade de vida alta é com certeza outra vantagem de se viver na cidade de Vespasiano. Por se tratar de uma cidade menor, a poluição visual, sonora e do ar é menor. Isso garante mais saúde e tranquilidade para as famílias.

    Porém isso ocorre sem a necessidade de se afastar demais de um grande centro urbano, no caso, a grande Belo Horizonte. Assim, é possível viver o melhor dos dois mundos: usufruir da diversidade de produtos e serviços disponíveis em BH e ter um refúgio ao caos urbano dentro de casa.

    Baixo custo

    Como toda área mais afastada, o custo de vida em Vespasiano é mais baixo do que na cidade de Belo Horizonte. Isso engloba tudo, desde compras de móveis e eletrodomésticos até alimentação e itens de decoração.

    Outro quesito que fica mais barato é o preço de imóveis. Empreendimentos na região metropolitana de BH costumam ter menor preço e contar com programas de auxílio do governo como o Casa Verde e Amarela, além de ter grandes chances de valorização com o tempo.

    Ao planejar o investimento no apê de preço mais em conta, em uma cidade como Vespasiano, você terá mais segurança e confiança de tomar a decisão, pois sabe que conseguirá manter o  pagamento em dia — com uma boa negociação, o valor das parcelas tende a ser mais acessível para imóveis do Vetor Norte.

    Valorização do imóvel

    Vespasiano está na rota de expansão do mercado imobiliário, por isso, é um bom lugar para se investir, considerando a possibilidade de valorização do imóvel de médio a longo prazo. Em uma localização estratégica, entre a capital e o acesso ao aeroporto, o município se desenvolve mais a cada ano. 

    Assim como construtoras e empreendedores, muitas pessoas em busca de um lugar para morar enxergam em Vespasiano também uma boa oportunidade de investimento. Com isso, você pode comprar um apê e em alguns anos ter um bem de valor considerável para servir de moeda de troca na compra de uma casa, por exemplo. 

    Em franco crescimento, quanto mais a cidade e região crescerem, melhor para quem é proprietário de um imóvel. Com as boas condições para adquirir um apartamento em um condomínio estruturado, com o tempo você perceberá que fez um bom negócio.

    Educação pública e privada

    Para quem tem filhos ou pretende ter, um dos pontos fortes de decisão sobre o lugar de morar, é garantir a educação das crianças. Em Vespasiano você encontra cerca de 40 escolas de ensino fundamental e médio, de boa qualidade no ensino e na infraestrutura. 

    Também não é preciso sair da cidade para ter acesso a uma boa educação privada, em escolas como SESI e SENAI. A faculdade FASEH, além de Medicina, conta também com o curso de Direito, com boa aprovação dos candidatos no Exame da OAB. 

    Ter a tranquilidade de saber que o município oferece condições de educação da pré-escola ao ensino superior é um fator de peso na decisão do presente, focando no futuro. É importante pensar em uma cidade que proporciona educação de qualidade a seus moradores. 

    Como você viu, morar em Vespasiano é dar um passo importante para sair do aluguel, mas acima de tudo, ver que seu dinheiro pode ser investido em um bem com potencial de valorização superior à de outras cidades — a oportunidade que você buscava para morar bem e investir com parcelas que cabem no bolso. 

    Com tudo isso em mente, agora você já sabe por que investir em um imóvel em Vespasiano é um ótimo negócio. Que tal aproveitar a visita para conhecer os empreendimentos da VIC na cidade!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...