Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    8 vantagens de morar em condomínio

    Morar em condomínio é uma escolha cada vez mais comum nas grandes metrópoles e zonas urbanas de forma geral.

    Desde muito antigamente, nos costumes compartilhados pelas tribos e difundidos na convivência social dos pequenos vilarejos, o ser humano vem aprendendo a aproveitar os benefícios de morar em conjunto.

    A coletividade experimentada no condomínio traz uma série de vantagens para as mais diferentes configurações familiares: casais jovens, aposentados, pais com filhos, pessoas que moram sozinhas.  Morar em condomínio é desfrutar das vantagens de morar coletivamente, sem abrir mão da privacidade e individualidade dentro do seu próprio apartamento.

    Descubra as principais vantagens desta forma de viver e avalie se morar em condomínio é o ideal para a sua família.

    1. Morar em condomínio é ter clube em casa

    Geralmente, quem escolhe morar em condomínio com duas ou mais torres conta com área de lazer compartilhada entre os moradores. Piscinas adulto e infantil, sauna, quadra de esportes, redário, área fitness, salão de festas, salão de jogos, brinquedoteca, playground, espaço bar, espaço gourmet, bosque, pista de corrida e skate, churrasqueiras e forno de pizza coletivos são algumas das atrações oferecidas, dependendo do padrão do condomínio.

    2. Segurança particular

    Morar em empreendimentos que reúnem vários prédios oferece a vantagem da segurança no controle de acesso às áreas comuns do prédio.

    Em alguns casos, as regiões de maior risco, como portaria e entrada da garagem podem contar com controle e registro de entrada e saída de visitantes, assim como monitoramento e vigilância por câmeras, circuitos internos de TV e interfones.

    Dependendo do tamanho do condomínio e dos acordos celebrados nas assembleias condominiais, até mesmo cercas elétricas podem ser instaladas no entorno do condomínio e rondas internas também podem ser feitas para maior segurança dos moradores.

    Ao precisar se ausentar de casa, o morador de condomínio também tem a tranquilidade de saber que o seu apartamento está protegido e, indiretamente, sendo cuidado pelos outros moradores, que ao notarem qualquer movimentação estranha podem acionar os serviços de vigilância do prédio e até mesmo a polícia.

    3. Senso de comunidade

    Morar em condomínio traz de volta o antigo costume bairrista, da coletividade e convivência com a vizinhança. Comemorações coletivas em datas especiais, times de futebol compostos por moradores e grupos de mães são alguns exemplos da velha prática de se conviver com os vizinhos.

    Não é raro que se desenvolvam amizades no condomínio, favorecidas pela divisão do espaço e dos encontros ocasionais nas áreas de lazer. É possível encontrar companhia para praticar atividades físicas, dividir carona etc.

    As crianças são as mais beneficiadas pelo senso de comunidade, pois podem brincar mais livremente em segurança, sob o olhar coletivo.

    4. Terceirização da burocracia

    Outra vantagem de morar em conjuntos habitacionais é não precisar se preocupar com a administração de contas, recebimento de correspondências e toda a parte burocrática relacionada às inspeções periódicas obrigatórias e visitas de órgãos de segurança e concessionárias de serviços, como água, luz e gás, por exemplo.

    Morando no condomínio a vida mais simples e relação a estas providências. A administração predial e ou o síndico são os responsáveis por estas providências, o único trabalho do morador é pagar o boleto mensal.

    5. Espaços bem cuidados

    Os moradores de condomínios podem usufruir de áreas sociais e de lazer, sem precisar se preocupar com a manutenção técnica, conservação e limpeza destes espaços.

    Serviços de jardinagem, higiene e conserto dos jardins, piscina e áreas de passagem de pedestres são alguns dos exemplos dos cuidados que ficam sob responsabilidade  da administração predial e zeladoria.

    6. Participação nas decisões

    Mesmo não sendo responsável por questões relacionadas à limpeza e conservação dos espaços coletivos, nem pelos aspectos administrativos e financeiros da rotina condomínio, todos os moradores adimplentes no condomínio podem opinar sobre mudanças e melhorias no conjunto predial.

    Isto garante que a sua opinião, necessidades e preferências sejam expostas e avaliadas na tomada de decisões.

    7. Regras bem definidas

    As regras estabelecidas pelo Código Civil , na Lei Federal n° 10.406/02, e pela Lei de Condomínio (4.591/64), respaldam as Convenções de Condomínio e o Regimentos Internos que estabelecem  as condições de convivência em cada conjunto habitacional do país, garantindo uma moradia mais prazerosa.

    8. Economia

    Morar em condomínio é uma decisão vantajosa em vários aspectos, principalmente porque oferece acesso a um tipo de estrutura e serviços que ficariam muito caros em uma moradia individual, como em uma casa, por exemplo.

    O valor pago mensalmente pelo condomínio acaba compensando frente aos benefícios recebidos.

    A boa convivência no condomínio precisa ser pautada no respeito mútuo, tolerância e bom senso, que muitas vezes devem ser maiores do que o individualismo.

    Como em toda relação humana, nem sempre as coisas seguem dentro do esperado, mas pesquisas apontam que mais de 80% das pessoas que vivem em condomínios se declaram satisfeitas, alegando que a relação com os vizinhos é ótima.

    Gostou deste artigo sobre as principais vantagens de morar em condomínio? E você,  tem vontade de morar em condomínio? Entre em contato com a Vic Engenharia e descubra qual o tipo de conjunto predial que mais combina com você e sua família.

     




    Veja também


    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Um apartamento garden é um tipo de imóvel térreo que conta com área externa privativa. Esse espaço adicional pode ser usado um jardim, quintal ou varanda térrea, proporcionando um ambiente aconchegante e versátil para relaxar, se divertir e aproveitar o ar livre....

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    A decisão de morar junto deve ser tomada com base em uma avaliação honesta e realista da sua relação e das suas expectativas. Converse com o seu parceiro sobre seus sentimentos e preocupações. Façam planos para o futuro e discutam como vocês pretendem dividir as...