Comprar apartamento x lote: o que vale mais a pena?

Comprar apartamento é um dos caminhos mais práticos para realizar o sonho da casa própria, seja um imóvel na planta ou um apartamento pronto para morar. No entanto, também existem outras opções para alcançar o objetivo de ter um teto para chamar de seu, como comprar uma casa pronta ou até mesmo comprar um lote para construir.

Todas estas opções para adquirir o imóvel próprio oferecem vantagens, de acordo com o perfil de cada consumidor, considerando suas necessidades atuais, planos de médio e longo prazo, disponibilidade de tempo e dinheiro.

Conheça os principais benefícios de cada modalidade de compra de imóvel e veja qual é a melhor escolha para você ter um imóvel para chamar de seu.

Praticidade e segurança ao comprar apartamento

Após os devidos cuidados de verificação e avaliação sobre a idoneidade e solidez da construtora, comprar apartamento significa ter a tranquilidade de adquirir um imóvel em um terreno regularizado.

Além disto, comprar apartamento lhe dá a tranquilidade de comprar um imóvel projetado e construído dentro dos padrões e normas técnicas de segurança, sem precisar se preocupar com a burocracia documental referente às autorizações junto aos órgãos fiscalizadores competentes, nem com a contratação e gestão de equipe e mão de obra especializada.

A administração de compra de materiais, bem como o respectivo controle do orçamento da obra e desembolso financeiro também não precisam ser preocupações para quem decide comprar apartamento.

É claro que tudo isso tem um custo. Ao comprar apartamento, pronto ou na planta, você terceiriza todas essas atividades e, por isso, precisa remunerar a incorporadora/ construtora por isto. É o chamado “custo da praticidade”, que, geralmente,  torna o preço de um apartamento superior ao de um lote para construir.

Ao optar por comprar um lote para construir, você precisará se envolver em todas as etapas técnicas e administrativas da obra.

Desde a verificação da regularidade do terreno, como saber se ele está devidamente aprovado pela Prefeitura, localizado fora de áreas com restrições ambientais, de manancial, reserva indígena ou de proteção ambiental, até a validação das condições técnicas do lote, que não pode estar próximo às nascentes, córregos ou em locais com muita arborização para que a construção da casa seja viável.

Isto quer dizer que ao comprar um lote você vai precisar identificar e contratar profissionais especializados, como topógrafos e engenheiros, e confiar na sua avaliação. Veja que desta forma o risco e o trabalho assumidos “individualmente” são relativamente grandes.

Além das questões técnicas, a compra de um terreno também envolve a parte burocrática, de checagem de documentos no Cartório de Registro de Imóveis, assim como acontece ao comprar apartamento.

Personalização do imóvel ao construir em um lote

Ao comprar um imóvel pronto, não restam muitas alternativas para modificar ou adaptar a planta, a não ser optando por uma reforma para incluir ou retirar paredes, trocar louças, metais, revestimentos de pisos e paredes etc. Mesmo assim, a personalização do imóvel tem limitações, pois, geralmente não é possível trocar elementos com aparência externa no imóvel, como portas e janelas.

No caso de imóveis em construção, atualmente, já há algumas opções de personalização da planta, no ato da compra. Por exemplo, em alguns casos, dependendo do empreendimento, é possível optar por terceiro dormitório reversível ou uma suíte a mais no apartamento, varanda gourmet fechada ou aberta e tipos diferenciados de acabamento, como peças cerâmicas e torneiras diferenciadas.

Já, no caso da compra de um lote para construir, o projeto é totalmente personalizável, dependendo da sua disponibilidade financeira. Você pode construir uma casa exatamente de acordo com as necessidades e preferências da sua família, considerando a metragem e os padrões mínimos exigidos pelo condomínio, sem precisar se adaptar a um projeto pronto.

Despesas totais e cronograma de desembolso

Ao comprar um apartamento você sabe exatamente quanto e quando vai gastar, conforme definido no contrato de financiamento. Já, no caso da compra de um lote para construir, os desembolsos são irregulares e dependem do andamento do cronograma da obra, que varia de acordo com as condições climáticas, disponibilidade dos profissionais envolvidos etc.,  o que pode dificultar o seu planejamento financeiro.

Além disto, imprevistos como eventuais erros no cálculo da quantidade de material de construção e acabamento, ou erros que gerem a necessidade de refação no serviço realizado pela equipe contratada já estão previstos no valor total de um contrato de compra de apartamento. No caso de um lote, essas variáveis são completamente imprevisíveis e deverão ser administradas por você, tornando o valor final da obra uma verdadeira incógnita.

Outro aspecto importante na compra de um lote para construir é em relação à infraestrutura do local. É necessário certificar-se sobre as condições de entrega do loteamento, considerando pontos do entorno, como água, luz, esgoto, coleta de lixo, possibilidade de sinal de internet e gás encanado, além de pavimentação asfáltica, controle de acesso e guarita de segurança no local.

Em um apartamento, a infraestrutura condominial já garante tudo isso.

Como você vê, existem vários fatores vantajosos na compra de um apartamento versus a compra de um lote para construir, dependendo do estágio de vida da sua família.  Também há pontos de atenção nos dois cenários.

Verifique qual é a opção mais adequada para você e siga rumo à casa própria.

Gostou desse artigo que faz uma comparação entre as vantagens e desvantagens de comprar apartamento e de comprar um lote para construir? E para a sua família, o que vale mais a pena? Entre em contato com a Vic Engenharia e descubra a melhor opção.  

 




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...