Conheça os empreendimentos que fazem parte do bairro planejado!
Encontre seu VIC
O quê você procura?
Comprar seu APÊEducação financeiraFinanciamento
O que é subsídio habitacional e como usá-lo para sair do aluguel?
Comprar seu APÊEducação financeiraFinanciamento
30 de março de 2022
Ter o imóvel próprio e sair do aluguel é um sonho comum a muitas pessoas, que desejam ter maior liberdade e autonomia. Para isso, o subsídio habitacional é um recurso que contribui para facilitar essa importante conquista pessoal.
Trata-se de um auxílio concedido pelo Governo Federal para famílias que desejam ter a casa própria, tornando a compra mais acessível — como os imóveis têm valores significativos, contar com o subsídio é extremamente vantajoso para alcançar os objetivos e mudar de vida.
Mas afinal, você sabe o que é o subsídio habitacional e como usá-lo? Se está planejando sair do aluguel, esse assunto é imprescindível! Continue lendo este post e entenda tudo sobre o subsídio e como utilizá-lo para realizar o seu sonho!
O que é o subsídio habitacional?
O subsídio habitacional é um programa desenvolvido pelo Governo e realiza a concessão de recursos para a aquisição de moradia. É um valor liberado para famílias consideradas de baixa renda, com o objetivo de facilitar o financiamento de um imóvel.
Em outras palavras, o subsídio habitacional é uma forma para viabilizar a compra de um apartamento para quem não pode pagar parcelas altas. Sendo assim, quem se enquadra no programa tem a oportunidade de pagar parcelas mais baixas para ter a primeira casa própria.
Como o subsídio habitacional funciona?
Apesar do nome complexo, o subsídio habitacional funciona de forma simples. O Governo Federal define as características e regras do programa e oferece a famílias de até determinada renda a possibilidade de comprar o primeiro imóvel com auxílio e redução de parcelas.
Dessa forma, o subsídio é um valor concedido pelo Governo e que reduz o valor total do financiamento, criando parcelas mais baixas. Quanto menor a renda familiar, maior será o valor do subsídio habitacional e menores serão as parcelas pagas no financiamento.
Para entender melhor, suponhamos que o valor do imóvel seja 100 mil, e a família conseguiu um subsídio habitacional de 20 mil. Nesse caso, o valor a ser financiado é de 80 mil, em muitas parcelas e com o valor que caiba perfeitamente no orçamento.
Em vista disso, o subsídio habitacional funciona como um desconto, no qual não é preciso pagar, mesmo após quitar o imóvel. Portanto, o subsídio não funciona como uma entrada, mas sim como um abatimento no valor a ser financiado e por isso, é preciso ter um valor para a entrada.
Qual o histórico dos programas de subsídio habitacional?
Ao longo dos anos, o Governo Federal criou e sancionou leis para mudar o subsídio habitacional, que evoluiu muito até chegar ao modelo atual. Isso significa que as políticas públicas habitacionais mudam com o tempo e exigem atenção de quem deseja comprar o primeiro imóvel.
Nesse sentido, desde a criação vários programas e subsídios habitacionais surgiram no Brasil, auxiliando milhares de pessoas a conquistarem a casa própria. São iniciativas importantes, que contribuíram para pessoas de baixa renda terem a oportunidade de sair do aluguel.
Veja nos próximos tópicos, quais os tipos de subsídios habitacionais que já existiram no país!
Minha Casa, Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida – MCMV foi um programa de subsídio habitacional lançado em 2009 pelo Governo Federal, considerado um dos mais importantes. A iniciativa beneficiou milhões de famílias de baixa renda, de até 1,8 mil, e facilitou o acesso para famílias com renda de até 7 mil brutos mensais.
O programa Minha Casa Minha Vida permitia a utilização do FGTS em conjunto com o subsídio habitacional em determinadas situações. No entanto, o Minha Casa Minha Vida foi oficialmente encerrado em 2021, dando lugar a um novo formato de subsídio.
Casa Verde Amarela
O Programa Casa Verde Amarela é um subsídio habitacional criado em substituição ao Minha Casa Minha Vida. A partir de então, é um dos principais programas habitacionais utilizados no Brasil, que conta com novas regras e mudanças, mas também oferece inúmeras vantagens.
Nesse contexto, o subsídio Casa Verde Amarela estabelece diferentes linhas de crédito, inclusive, para imóveis que não são novos. Sendo assim, o novo programa divide o público em 3 grupos e também prevê ações de regularização fundiária e reformas para melhorias na moradia.
Habite Seguro
O Habite Seguro é o novo programa de subsídio habitacional desenvolvido pelo Governo Federal, que tem foco em profissionais da segurança pública. Nessa modalidade, esses profissionais têm acesso a condições facilitadas de crédito imobiliário.
Desse modo, os policiais, guardas municipais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e outros cargos da segurança são beneficiados. Entretanto, a renda deve ser abaixo de 7 mil mensais, além de não ter nenhum imóvel próprio no nome.
Quem tem direito ao subsídio habitacional?
Tanto o Casa Verde Amarela quanto o Habite Seguro têm regras e métodos próprios, que servem como condições para fornecer os benefícios. Em outras palavras, cada programa estabelece critérios que determinam se um perfil de cliente é elegível ou não para receber o benefício.
De forma geral, alguns dos requisitos são:
Se enquadrar no limite de renda mensal;
Ser brasileiro ou naturalizado;
Ser maior de idade;
Não ter sido atendido por outro programa habitacional;
Nunca ter financiado ou adquirido nenhum imóvel.
Como adquirir um imóvel pelo programa?
Para ter possibilidades de conseguir comprar o imóvel com o apoio do subsídio habitacional, o primeiro passo é fazer uma simulação. Com os seus dados pessoais e comprovante de renda, é possível saber se é elegível e qual o valor máximo para utilizá-lo.
Sendo assim, procure uma construtora confiável para escolher um apartamento e ter apoio para analisar a possibilidade de inclusão no programa habitacional. O suporte da empresa é muito importante para identificar oportunidades e conseguir realizar o seus objetivos.
Na VIC Engenharia, além de ter diversas opções de apartamentos em bairros e cidades promissoras, com área de lazer e condomínios seguros, é possível adquirir por meio do programa Casa Verde Amarela, o que oferece condições para você sair do aluguel.
Consiste na oportunidade ideal para encontrar o apartamento que sempre desejou, construído com materiais de qualidade e toda credibilidade. Uma ótima forma para ter a casa própria e oferecer toda liberdade, autonomia e qualidade de vida para a sua família.
O subsídio habitacional é uma iniciativa extremamente vantajosa para quem deseja ter o próprio imóvel em condições facilitadas. Portanto, procure uma construtora confiável e saiba como realizar o seu sonho com praticidade e parcelas que cabem no seu orçamento familiar.
Gostou do post? Agora que você já sabe sobre o subsídio habitacional e como será útil para conseguir a casa própria para sua família, não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça as condições e empreendimentos que a empresa oferece!
Veja também
Sair da casa dos pais: 5 dicas para comprar o seu próprio imóvel
Conheça os principais termos utilizados na hora de comprar um imóvel
Como funciona um feirão imobiliário e quais as vantagens para comprar seu apartamento?
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.