Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Comprar imóvel pronto ou na planta: qual a melhor opção?

    A escolha entre adquirir um imóvel pronto ou na planta depende de diversos fatores. Um imóvel pronto oferece a comodidade de morar imediatamente, enquanto um imóvel na planta proporciona a oportunidade de personalização e potencial de valorização.

     

    Quem não quer um cantinho para chamar de seu, não é mesmo? No entanto, sabemos que a compra de um apartamento exige planejamento e calma, especialmente quando há dúvidas entre investir em um imóvel pronto ou na planta.

    Seja por questões burocráticas ou financeiras, o processo pode não ser tão rápido, já que geralmente é preciso recorrer a um financiamento. Há diferenças no contrato, considerando a liberação das chaves de imediato e o tempo de construção do empreendimento.

    Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar os prós e os contras de escolher um imóvel já terminado ou ainda na planta.  Continue lendo e veja o que é mais vantajoso para seu objetivo de vida!

    O que é melhor, imóvel pronto ou na planta?

    O primeiro passo para acertar nessa escolha é entender as características e diferenças dessas duas alternativas imobiliárias. Na prática, no imóvel pronto você terá acesso às chaves e poderá se mudar de imediato, enquanto na planta, deve esperar o tempo de construção. 

    Na teoria, se tratando de burocracias e finanças, no imóvel pronto você terá que pagar uma entrada, e continuar as prestações mês a mês. Já no imóvel na planta, no primeiro momento, você ganha tempo para planejar as prestações e, enquanto isso, segue pagando apenas os juros de obra

    Se você precisa juntar mais dinheiro para a compra do seu apê ou aumentar seus recursos do FGTS, por exemplo, o imóvel na planta será mais compensatório. Planejar é a palavra de ordem quando o assunto é um investimento de longo prazo. 

    Fechar negócio com uma construtora séria e com bom histórico de seriedade e comprometimento pode garantir que o imóvel seja entregue na data correta. Esse é um fator de grande relevância, não importa se você comprará um imóvel pronto para morar ou na planta. 

    Embora não exista uma resposta pronta, a escolha depende das análises que você fizer sobre as duas alternativas. Avaliar os prós e contras contribuirá para uma tomada de decisão mais segura:

    Vantagens do imóvel pronto

    A principal vantagem de comprar um imóvel pronto é que a mudança pode ocorrer de forma muito mais rápida. Uma vez resolvidas todas as questões de documentação e financeiras iniciais, a mudança já pode ser realizada.

    Além disso, o comprador já conhece o imóvel, já visitou e já sabe de todas as características do local. No entanto, recomenda-se fazer diferentes visitas em diferentes dias.

    Isso ajudará a saber a incidência do sol, se a ventilação é agradável, bem como outros aspectos importantes para o dia a dia vivendo na nova moradia.

    Outra vantagem é que não há surpresas. Uma vez que foi feita a visita e fechado o acordo, as coisas não mudam e não há atraso na entrega. O imóvel está pronto e esperando pelo novo morador.

    Ebook primeiro apartamento

    Vantagens do imóvel na planta

    Uma vantagem determinante que a maioria das pessoas sempre considera é o preço. O imóvel na planta costuma sair mais barato do que o financiamento do que já está pronto, sem contar que a documentação é menos burocrática, já que em vez de um contrato definitivo, as partes assinam uma promessa de compra e venda.

    Vantajoso também é considerar o planejamento. É possível conferir com calma o preço das prestações e no fim encontrar instalações totalmente novas, valor e condomínio mais baixo e infraestrutura moderna – um apê novinho em folha reduz os riscos de falhas em sua estrutura.

    Além de tudo isso, com a planta em mãos, o projeto de decoração pode também ser trabalhado com mais cuidado e planejamento, já que a planta permite visualizar de uma forma geral o que cairá bem nos diferentes lugares, sobretudo, em imóveis compactos.

    Para minimizar a ansiedade da espera do imóvel, grande parte das construtoras oferecem um apartamento decorado. Se você preza pelo espaço e por entender a logística com antecedência, essa pode ser uma ótima opção.

    Desvantagens do imóvel pronto

    Quando se compra um imóvel pronto, no início, aparentemente ele pode não apresentar problemas e, nesse caso, você precisa saber quanto tempo de construção o imóvel pronto tem. 

    Se ele tiver até 5 anos, a construtora ainda terá obrigação de garantir a qualidade. Se tiver idade acima disso, a atenção precisa ser redobrada, pois a responsável pela obra não terá tantas responsabilidades.

    É bom lembrar que para comprar um imóvel pronto, você vai precisar ter mais dinheiro disponível no fechamento do contrato de financiamento. Sem contar que se tratando de facilidade e taxas, as condições são menores do que se você comprar um imóvel na planta. 

    Desvantagens do imóvel na planta

    O ponto negativo do imóvel na planta é que diante de um prazo mais longo para a entrega do imóvel, em algum momento a ansiedade da espera é inevitável. Outro aspecto que pode gerar algum tipo de desconforto é ter que conciliar o pagamento do aluguel com as parcelas dos juros de obra. 

    Um bom planejamento, no entanto, não só diminui os picos de estresse, como evita maior impacto nas finanças 

    Como acertar na escolha entre imóvel pronto ou na planta?

    Uma recomendação importante antes de comprar o imóvel pronto é: faça muitas pesquisas. Confirme se o bairro é seguro, procure saber quem são os vizinhos e se o meio de transporte atende às suas necessidades diárias.

    Considere pontos comerciais como padarias, farmácias, escolas, hospitais e supermercados como serviços essenciais e que devem estar próximos de qualquer empreendimento residencial ou que tenham acesso facilitado, poupando o gasto de tempo e dinheiro.

    Essas perguntas devem ser feitas ainda no planejamento, pois ajudará a avaliar o presente e o futuro. Observar o potencial de crescimento do bairro, assim como as previsões de instalação do comércio, favorece a compra do imóvel na planta, já que não vai se mudar de imediato.

    No caso do imóvel pronto, também é importante verificar se o prédio está em bom estado, uma vez que instalações, áreas comuns e interiores de imóveis antigos costumam apresentar problemas com o passar do tempo.

    Por fim, um comparativo de custos pode eliminar as dúvidas e apontar para a melhor opção. Para isso, considere suas finanças no momento e as projeções futuras, assegurando que terá condições de arcar com as parcelas, sem comprometer o orçamento.

    Definir entre esses dois tipos de imóvel pode ser bastante desafiador se você não entende como funcionam ou não tem o suporte adequado de quem vende. Procure por uma construtora séria, que se preocupa com a reputação e tenha total compromisso com as entregas, seja de um imóvel pronto ou na planta. 

    Gostou do post? Então aproveite para conferir mais um conteúdo, dessa vez sobre como escolher um apartamento para morar com a sua família!




    Veja também


    5 cuidados com as crianças no verão

    5 cuidados com as crianças no verão

    Cuidar das crianças no verão requer atenção especial para garantir seu bem-estar. As crianças são mais suscetíveis aos efeitos do calor e do sol do que os adultos. Mantenha as crianças hidratadas, vista roupas leves, aplique protetor solar, ofereça água regularmente e...

    10 melhores bares e restaurantes em Hortolândia

    10 melhores bares e restaurantes em Hortolândia

    Os melhores bares e restaurantes de Hortolândia oferecem uma grande variedade incrível de opções gastronômicas. Com ambientes aconchegantes e até locais mais sofisticados, a cidade conta com uma cena culinária que atende a todos os gostos e bolsos.   Conhecer os...