Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Como decorar apartamento compacto: 6 dicas para decorar com estilo e economia

    A compra de um imóvel compacto resulta no desafio de decorar e fazer caber tudo que é preciso no dia a dia. O segredo é ter acesso ao projeto de um modelo decorado para ter ideias de como aproveitar bem os espaços. 

    Com o passar dos anos e uma rotina cada vez mais acelerada, o conceito de morar em uma casa grande e espaçosa, deu lugar à praticidade e simplicidade. As pessoas preferem desfrutar do conforto do lar, do que perder tempo como manutenção e limpeza, em seus momentos de folga. 

    Neste post você vai aprender a decorar um imóvel com espaço limitado, priorizando a mobilidade e bem-estar dos moradores. Continue lendo e veja 6 dicas de como planejar a decoração e poder chamar seu apê de cantinho aconchegante!

    Como decorar um apartamento compacto?

    Um espaço compacto não é motivo de grandes preocupações, já que existem alternativas reais de aproveitamento do ambiente. Cada vez mais as pessoas estão investindo em apartamentos menores, adaptando a decoração a um espaço mais reduzido. 

    Com isso, é preciso planejar de forma estratégica, ou seja, conhecer antecipadamente as medidas dos cômodos antes de gastar com móveis e itens decorativos. Tente conter a ansiedade para não tomar decisões precipitadas e comprar mais do que cabe no apartamento. 

    Para isso, visualize o seu dia a dia e tudo que você e sua família vão precisar para ter qualidade de vida. Os móveis são importantes e os objetos de decoração apenas adereços para compor um ambiente, portanto, foque primeiro na comodidade e no conforto.

    Como aproveitar espaço em apartamentos compactos? 

    Para aproveitar as dimensões de um espaço menor é importante contar com exemplos e sugestões de como decorar um apartamento compacto. Selecionamos 5 dicas que vão ajudar você a fazer uso da melhor forma do espaço!

    1. Peça à construtora para visitar um modelo decorado

    Muitas construtoras mantêm um modelo de apartamento decorado exatamente para dar ideias de decoração aos futuros moradores. Outras disponibilizam projetos virtuais, com simulação de móveis, espelhos, objetos e até cores de paredes, que influenciam na amplitude do apartamento.

    2. Invista em móveis planejados

    A escolha de armários, mesas e guarda-roupas pode ser um problema para decorar apartamentos compactos, por isso, o ideal é optar por móveis planejados. Esse tipo de móvel é confeccionado sob medida de modo que é possível circular no ambiente interno sem aquela sensação de aperto. 

    Se você vai morar sozinho ou em família, precisa pensar na movimentação diária, especialmente se houver crianças em casa. Evite móveis largos e com quinas que, além de tomar muito espaço, podem causar acidentes. 

    Mesmo compacto, o imóvel deve ser arejado para que, especialmente no verão, a quantidade de móveis e objetos não seja motivo para elevar a temperatura e causar aquela sensação desconfortável de abafamento nos dias mais quentes.

    3. Deixe para comprar os itens decorativos depois que o apê estiver mobiliado

    Tudo bem que a compra de um apê novo dá vontade de sair comprando diversos itens decorativos, mas deixe essa parte para o final. Primeiro você deve pensar em como guardar as roupas, utensílios e vasilhas, para depois investir no que vai fora dos móveis. 

    Seja no quarto, na sala, no banheiro ou na cozinha, os artigos de decoração podem ocupar um espaço que seria mais bem-aproveitado com um móvel modulado, por exemplo. Pense sempre na funcionalidade do ambiente para saber se aquele vaso de plantas ficará bom na composição da sala, por exemplo.

    4. Dê preferência às prateleiras e nichos

    Ao decorar um apartamento compacto explore o alto, ou seja, a prateleiras e nichos além de desocupar os locais de circulação, cabem no contexto decorativo. Neles você pode guardar caixas organizadoras, livros, pequenas plantas e combinar com os armários planejados. 

    Os painéis são também uma boa alternativa para colocar a TV suspensa, eliminando as estantes que ocupam espaço. Quanto mais livre for a área de trânsito entre os cômodos, mais você terá a impressão de que o apartamento é bem maior do que é de verdade.

    5. Pratique o desapego

    O ditado “menos é mais” se aplica perfeitamente quando o assunto é decorar um imóvel de dimensões limitadas. Pense no que é essencial e útil para viver bem dentro de um apartamento compacto, pois é normal ter apego a coisas que nem são tão necessárias. 

    Se você vai sair do aluguel e se mudar para a casa própria, talvez não seja possível levar aquela mesa de 6 cadeiras que vem passando de geração em geração. As roupas, sapatos, utensílios de cozinha podem passar por um “pente fino”, pois certamente, você vai descobrir coisas que não utiliza há muito tempo.

    6. Invista em móveis versáteis

    Caso você seja o tipo de pessoa que gosta de mudar os móveis e objetos de lugar, prefira os móveis versáteis aos planejados. Considere a multifuncionalidade de uma mesa que pode se transformar em bancada e simular a divisão dos cômodos ou de uma cama retrátil que durante o dia serve como sofá. 

    Assim, você otimiza o espaço no ambiente e pode fazer mudanças sempre que quiser sem comprometer a estrutura interna. Os móveis com gavetas ou prateleiras são ideais para guardar aqueles itens que não são usados o tempo todo, como edredons e cobertores. 

    Com planejamento e organização, decorar um apartamento compacto pode ser menos complexo do que você imagina. Seja versátil e simples em suas escolhas, sempre visualizando o ambiente antes de decidir a compra, para gastar apenas com o que é útil e necessário. 

    Gostou deste post e está planejando a compra do seu apartamento? Então aproveite para conhecer os empreendimentos da VIC e escolher um modelo igual ao que você sonhou quando pensou em ter sua casa própria!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...