Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Como cuidar de plantas em apartamento?

    As plantas em apartamento são excelentes alternativas para incrementar a decoração e tornar tudo mais bonito e agradável. Além disso, também proporcionam benefícios: além da estética e contribuem para o corpo e a mente, reduzindo o estresse.

    No entanto, em meio a tantas espécies de plantas ornamentais, escolher quais as melhores opções para criar um jardim no seu apê é um desafio. Por isso, entender mais sobre o tema é fundamental para atingir os objetivos e ter um ótimo resultado.

    Curtiu o tema e quer saber mais? Preparamos um post completo para você saber como cuidar de plantas em apartamento! Continue lendo e veja dicas valiosas, opções de espécies e os cuidados para garantir um crescimento bonito e saudável!

    Quais os benefícios das plantas em apartamento?

    Além da decoração, as plantas desempenham outras funções importantes em um ambiente.  Trata-se de uma forma para tornar cada cômodo do apartamento mais agradável e transmitir uma sensação de bem-estar.

    Sendo assim, ter plantas no apê é uma ótima ideia pro diversos motivos, por exemplo:

    • purificam o ar;
    • melhora a saúde mental;
    • elevam a sensação de conforto;
    • contribui para refrescar o ambiente.

    Além disso, as plantas se encaixam perfeitamente em qualquer tipo de decoração, desde quem prefere o estilo moderno ao mais rústico. Por esse motivo, é uma solução perfeita inclusive para apartamentos, pois muitas espécies se adaptam sem dificuldades.

    Qual a melhor planta para ter em apartamento?

    A natureza oferece muitas espécies de plantas que podem ser cultivadas em apartamentos sem grandes esforços. Seja com flores ou apenas folhagens, é possível mantê-las sempre bonitas e saudáveis, para usufruir de todos os benefícios.

    Antes de tudo, você precisa avaliar qual a sua preferência e identificar o local ideal para colocar as suas plantas. Algumas espécies se adaptam bem em ambientes com pouca luz, outras já precisam da luz solar para manter o crescimento.

    Algumas sugestões interessantes para apartamento são:

    • Espada de São Jorge: ótima para todo tipo de ambiente e não exige grandes cuidados;
    • Cactos: também são fáceis de cuidar e podem ficar em todos os ambientes;
    • Palmeira ráfis: lindas e ótimas para ambientes sem luz direta;
    • Jiboia: bom desenvolvimento em ambientes fechados, pois gosta de sombra e temperatura amena;
    • Pacová: planta ornamental que exige baixa exposição solar e se adapta ao apartamento;
    • Gérbera: planta com flores lindas e cores marcantes, que podem ser cultivadas no apartamento;
    • Violeta: outra opção com flores e muitas cores para decorar todo o apartamento;
    • Suculentas: diversificadas e que são ideais para todo tipo de ambiente;
    • Begônia: com pouca manutenção e lindas flores, pode ser cultivada em ambientes internos.

    Existe uma infinidade de plantas que vão se adaptar perfeitamente ao seu apê, com níveis de manutenção variados. Desse modo, basta analisar cada uma e identificar as que agradam mais o seu perfil e para personalizar seus ambientes e deixá-los como sempre quis.

    Quais os cuidados para plantas em apartamento?

    Para garantir um cultivo promissor e contribuir para o crescimento saudável das plantas é indispensável adotar alguns cuidados. São ações para garantir que o seu jardim se mantenha bonito e duradouro, se adaptando ao ambiente interno sem danos.

    Apesar de parecer algo intenso, os cuidados com as plantas não exigem grandes esforços e podem se encaixar tranquilamente na sua rotina. Mesmo que você passe grande parte do dia fora de casa ou tenha costume de viajar com frequência.

    Veja abaixo, quais os principais cuidados que merecem atenção para cultivar plantas em apartamento!

    Fique de olho na iluminação

    As plantas necessitam de luz natural para sobreviver, algumas com incidência direta do sol e outras apenas com a luz indireta. Por esse motivo, é fundamental selecionar espaços que tenham luz em determinados momentos do dia, para garantir o crescimento saudável.

    Tenha atenção a irrigação

    Os cuidados com a irrigação são imprescindíveis para as plantas, por isso, é preciso realizar de acordo com as necessidades de cada espécie. Com algumas plantas, não é interessante molhar todos os dias – invista em regas periódicas e semanais, para manter a hidratação correta, de acordo com as recomendações de cada espécie.

    Escolha bem o local

    Independentemente da planta, você precisa pensar e planejar onde cada uma vai ficar, de forma que tenha luz e circulação de ar. Pense na sua decoração e escolha locais para colocar os vasos ou se preferir, um jardim vertical.

    Cuide da fertilização

    Apesar de não ser um cuidado frequente, em algum momento será necessário inserir fertilizantes nas suas plantas. Portanto, com base em cada espécie, procure saber o tempo ideal e adquira produtos confiáveis para manter suas plantas nutridas e bonitas.

    Como adotar um estilo de decoração Urban Jungle?

    O estilo de decoração urban jungle, ou floresta urbana, se popularizou em todos os países como uma das decorações mais utilizadas. Basicamente, é um modelo composto por grandes quantidades de plantas em todos os ambientes do apartamento.

    Essa tendência proporciona um visual incrível para uma residência e oferece muitos benefícios para os moradores. São plantas de diversas espécies, tamanhos, flores e folhas, que remetem exatamente a uma selva, porém, particular e personalizada.

    O estilo está em crescente ascensão e surgiu como uma alternativa para manter o contato com a natureza em grandes cidades. Apesar de ser um design fantástico, deve ser desenvolvido com muito cuidado e planejamento, para garantir que as plantas se adaptem bem.

    Sendo assim, algumas dicas para criar ambientes com a decoração urban jungle são:

    • avalie ideias e estude a sua decoração;
    • pesquise sobre cada espécie de planta;
    • selecione os locais para inseri-las;
    • use vasos decorativos e bonitos;
    • pendurar vasos na parede é uma boa ideia;
    • faça um jardim vertical no apartamento;
    • use suportes elevados;
    • cuide da rega, poda e fertilização das suas plantas.

    Viu como é simples cuidar de plantas em apartamento? Aproveite para criar ambientes lindos, agradáveis e com tudo que você mais gosta. Com criatividade e organização, será possível dar um upgrade no seu apê e tornar tudo mais verde e confortável.

    Gostou de saber como cuidar das plantas em apartamento? Não perca a oportunidade de continuar lendo informações relevantes no nosso blog! Veja agora mesmo como decorar apartamentos pequenos e conheça ótimas ideias!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...