Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Condomínio de apartamentos: como é morar num apartamento em condomínio fechado?

    Morar em um condomínio de apartamentos tem diversos benefícios e pode ser uma ótima opção para quem busca mais segurança, lazer e praticidade. Com uma comunidade bem estruturada e regras de convivência claras, esses espaços permitem uma relação harmoniosa, com mais tranquilidade para seus residentes.

     

    Na hora de escolher um imóvel para comprar o condomínio de apartamentos é uma opção que tem ganhado mais relevância devido aos benefícios que oferece. É um tipo de moradia que reúne o melhor do apartamento com as comodidades de áreas comuns no ambiente externo. 

    Sem contar a preocupação com a segurança de todos os moradores, o que torna a estrutura bem mais atrativa. Comparado aos condomínios de casas e apartamentos de prédios simples, é melhor pensar em um investimento capaz de atender e superar as expectativas. 

    Neste post trazemos o conceito de condomínio fechado bem como os motivos para morar em um apartamento mais estruturado. Continue lendo e veja as regras de funcionamento para usufruir de tudo que esse tipo de empreendimento disponibiliza!

    O que é um condomínio de apartamento?

    É um tipo de moradia coletiva, composta de prédios com apartamentos individuais e áreas externas de uso comum. A infraestrutura pode incluir área de lazer completa, salão de festas, espaço fitness, bicicletário, estacionamento para visitantes e moradores, portaria com monitoramento e segurança, entre outros. 

    Na teoria, a modalidade de habitação permite ao proprietário adquirir seu apartamento de uso privativo e compartilhar as áreas comuns com outros proprietários. Já na prática, são vários proprietários dividindo uma área repleta de componentes adicionais ao imóvel adquirido. Eles funcionam como extensões do seu lar, oferecendo um espaço acolhedor e seguro para você aproveitar, mas que é compartilhado com seus vizinhos.

    Diferentemente dos condomínios abertos e sem regras, a estrutura fechada impõe uma comunhão de interesses entre moradores para que todos sejam beneficiados sem distinção. Um empreendimento imobiliário que proporciona o melhor a cada proprietário e determina um padrão elevado de qualidade de vida. 

    Esse tipo de condomínio tem um público diverso, com hábitos, estilo de vida  e rotina diferentes. Enquanto alguns gostam de socializar e fazer amizades, outros são mais reservados, o que é bom para equilibrar tanto o uso das dependências, quanto as decisões nas reuniões de condôminos.

    O que devo saber antes de morar num apartamento em condomínio fechado?

    O condomínio fechado é assim chamado por ter um espaço delimitado com regras de acesso e uso. Tanto os moradores quanto os visitantes devem atentar para o que pode e não pode nas dependências, especialmente nas áreas reservadas ao uso coletivo. 

    Do agendamento para utilização do salão de festas ao horário permitido de barulho e som alto, é preciso acatar e respeitar as normas previstas em lei e no regulamento interno. O futuro morador deve ter consciência coletiva de que a partir do momento que se mudar para um condomínio fechado, terá que lidar com os prós e contras. 

    A boa notícia é que há muito mais vantagens em escolher um apartamento em condomínio fechado, de poder circular livremente sem se preocupar com a segurança, são aspectos decisivos para estabelecer uma relação de custo-benefício. 

    Na taxa de condomínio, geralmente, estão inclusas as despesas com água e manutenção da infraestrutura. Os gastos extras e não previstos são compartilhados nas assembleias gerais para ciência, parecer e autorização de todos. 

    O condomínio fechado preza pela relação respeitosa e harmoniosa entre os moradores, na divisão e compartilhamento de espaços comuns. A comunicação é o ponto alto, cabendo ao  síndico o papel de apaziguar conflitos e mediar interesses. 

    Em empreendimentos maiores é comum contar com uma administradora de condomínios para cuidar das burocracias e manutenções. Nesse caso, os boletos são registrados, o que evita ocorrências prolongadas de inadimplência, contribuindo para a vivência em comunidade. 

    Todos os proprietários possuem os mesmos direitos e deveres, que precisam ser cumpridos pensando no bem comunitário. Os interesses individuais são levados em conta, porém, priorizando o grupo de moradores. 

    Quais são as áreas comuns disponíveis para os moradores de um condomínio fechado?

    O condomínio de apartamentos tem uma área grande para comportar espaços coletivos pensados para o bem-estar dos moradores. O principal atrativo é a área de lazer com piscinas, quadras, área gourmet, playgrounds, pet place, horta, praça de luau, pista de caminhada, bancos para descanso, entre outros. 

    Em área separada o salão de festas e a área gourmet são ideais para celebrações de todos os tipos: aniversários, chás de panela e revelação, reunião com amigos, almoços em família, batizados, Natal, Ano Novo ou apenas algo diferente para fazer fora do apartamento. 

    Alguns condomínios ainda oferecem área fitness em suas dependências, com todos os equipamentos e itens de ginástica. Esse e outros itens esportivos como as quadras, piscinas, pistas de caminhadas são ideais para quem não tem tempo ou dinheiro para frequentar uma academia. Ter essa alternativa inclusa traz praticidade e autocuidado para o dia a dia. 

    Já espaços como playgrounds, pet place, horta, praça de luau e redário oferecem um espaço para lazer e tranquilidade com segurança, dentro do lugar onde se mora. Cada item de lazer oferece uma experiência única, seja para relaxar sozinho, se divertir com amigos ou criar memórias inesquecíveis com a família.

    Vale ressaltar as questões de segurança, tão importantes e essenciais na atualidade, para proteger moradores e visitantes de eventos desagradáveis. Tanto a portaria, quanto as dependências de um condomínio fechado contam com um sistema de segurança ostensivos, com câmeras de monitoramento, portaria eletrônica, acesso controlado de pessoas e cargas. 

    A sensação de segurança e proteção 24 horas por dia, faz com que os pais e responsáveis se sintam mais tranquilos em deixar os filhos brincarem livremente, inclusive com os vizinhos. Em condomínios fechados, os pequenos circulam pelas áreas sem ter que se preocupar em atravessar ruas ou com a abordagem de estranhos. 

    Por fim, a acessibilidade voltada para o público infantil, PCD e idoso é também uma composição de áreas comuns diferenciadas. Para quem tem crianças em casa e familiares da terceira idade, saber que é possível se locomover com segurança em um condomínio de apartamento faz total diferença. 

    Comprar um apartamento em condomínio fechado traz um pacote de ganhos em termos de qualidade de vida, bem-estar e segurança. As preocupações diárias já ocupam bastante da mente, por isso, chegar em casa sabendo que é um lugar seguro e com tantas oportunidades faz todo o investimento valer a pena. 

    Se você gostou deste post então aproveite para conferir as vantagens de morar em condomínio sem abrir mão da privacidade!




    Veja também


    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?

    Um apartamento garden é um tipo de imóvel térreo que conta com área externa privativa. Esse espaço adicional pode ser usado um jardim, quintal ou varanda térrea, proporcionando um ambiente aconchegante e versátil para relaxar, se divertir e aproveitar o ar livre....

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    5 sinais que indicam a hora de um casal ir morar junto

    A decisão de morar junto deve ser tomada com base em uma avaliação honesta e realista da sua relação e das suas expectativas. Converse com o seu parceiro sobre seus sentimentos e preocupações. Façam planos para o futuro e discutam como vocês pretendem dividir as...