Os melhores animais para ter em apartamento

Os pets são incríveis, e em muitos casos fazem parte da família. As crianças adoram brincar com eles, mas todos da família acabam sendo conquistados. Para os que moram sozinhos, podem ser uma ótima companhia, servindo de verdadeiros amigos. Saiba quais são os melhores animais para ter em um apartamento e não deixe de ter um pet no seu lar.

Quais os melhores animais para ter em apartamento?

Para que os bichinhos estejam felizes no seu lar e se sintam confortáveis, é necessário pensar no ambiente que se tem disponível. Por isso, o mais indicado para apartamentos é criar animais de pequeno porte e que sejam mais silenciosos e pacatos.

Deve-se pensar em todas as variáveis para escolher os melhores animais para ter em apartamento. Em primeiro lugar, é importante garantir que o regulamento do prédio permita a posse desses animais, e quais são liberados. Fatores como sua disposição para cuidar dos pets e o tempo que se tem disponível para eles também são essenciais de entrar na equação. Para te ajudar a escolher o ideal para seu apartamento, aqui estão algumas dicas:

Roedores

Existem vários tipos e espécies que podem te agradar: porquinhos-da-índia, hamsters, chinchilas e até furões. A melhor parte sobre esses animais é que são fofos e independentes, e o melhor: pouco barulhentos. Todos podem ser criados em gaiolas e não demandam uma atenção muito grande do cuidador.

Os porquinhos-da-índia e os hamsters vivem apenas na gaiola e são mais comuns, sendo bastante populares entre as crianças. A chinchila e o furão são mais exóticos e demandam um gasto maior para aquisição e tratamento. Além disso, os furões são muito enérgicos e podem fazer bagunça quando são soltos.

Peixes

Essa é com certeza a opção mais tranquila da lista. Os peixes são lindos de se observar, e cuidar deles pode ser uma verdadeira terapia. Existem vários tipos, espécies, cores, tamanhos e formas diferentes. Os aquários onde vivem são verdadeiros itens de decoração e podem agregar bastante valor ao ambiente.

Além disso, peixes são relativamente simples de cuidar e não demandam muita atenção do cuidador. São silenciosos e não fazem sujeira, só pode ser um pouco incômodo limpar e manter um aquário em casa.

Aves

Os pássaros são ideais para qualquer tipo de ambiente e se adaptam bem em apartamentos. São bastante fáceis de cuidar, não ocupam um espaço maior do que suas gaiolas e dão um clima de alegria para a casa.

O único inconveniente é que eles podem ser um pouco barulhentos às vezes, mas seu  cantar pode ser bastante harmonioso para o ambiente. Algumas espécies também podem ser criadas soltas e serem ótimos companheiros, além de bastante inteligentes.

Cachorros

Diferente do que muita gente pensa, criar cães em apartamentos é possível e bastante recomendado. Eles são sempre muito companheiros e alegram qualquer um. As melhores raças para apartamento são Poodle, Yorkshire, Schnauzer, Pinscher, Pug e Bulldog, principalmente por serem menores.

Deve-se ter em mente que os cães precisam de uma área para se exercitar. Por isso, o ideal é levá-los sempre que possível para brincar na área de lazer do condomínio ou para passear pelas ruas do bairro.

Gatos

Os gatos se dão muito bem em apartamento. São bichos muito inteligentes e aprendem rápido, o que evita que façam xixi por toda a casa, por exemplo. São muito tranquilos e ficam calmos durante todo o dia, sem fazer tanto barulho. Além disso, são altamente independentes e demandam pouca atenção do criador, apesar de serem bastante carinhosos.

 

Existem outras categorias de animais para ter em apartamento, como iguanas, cobras, etc., mas eles são pouco comuns e bem difíceis de encontrar e cuidar. Se você tem um apartamento pequeno, pense bem em qual o porte do pet que você vai levar para lá. Quer saber mais sobre como otimizar o espaço de pequenos apartamentos? Explicamos tudo neste blogpost!




Veja também


As melhores cores de tinta para parede da sua casa

As melhores cores de tinta para parede da sua casa

Montar uma casa nova ou até mesmo reformar a sua, exige considerar diversos fatores. Desde a escolha dos pisos a disposição dos móveis e o projeto paisagístico, tudo importa e deve ser pensado com antecedência. Porém, uma característica que interfere, mas poucas...

Como montar um escritório em casa

Como montar um escritório em casa

Uma tendência interessante e que, atualmente, vem ganhando espaço, é a de se trabalhar de casa. Com altas taxas de desemprego e vagas formais de trabalho em falta no mercado, muitas pessoas veem na própria residência um espaço para se sustentar. Para isso, elas...