Decoração de quarto dividido para um menino e uma menina

Ao se mudar para uma casa nova, sempre surge a questão da divisão de quartos. Qual cômodo ficará com os pais, qual será de cada filho, e se haverá a necessidade de dividir algum dos quartos. Quando a divisão é feita entre irmãos do mesmo sexo, fica mais fácil agradar a todos. O mais complicado é conciliar a decoração de quarto quando o mesmo será compartilhado entre um menino e uma menina.

Há uma dificuldade em harmonizar os dois tipos de decoração, além dos gostos pessoais de cada um dos irmãos. Mas, com algumas dicas simples, é possível resolver este embate. Para te ajudar nesta missão que mais parece impossível, trouxemos algumas dicas e exemplos do que fazer para não criar conflitos visuais no ambiente:

Dicas para a decoração de quarto

O primeiro passo é entender a necessidade de cada um dos pequenos. Pessoas diferentes demandam espaços diferentes, e um quarto, antes de tudo, precisa ser um ambiente funcional. Pense no que cada filho precisa, encontre os pontos em comum e explore-os, mas sem deixar a individualidade de cada um de lado.

Outro ponto importante é prestar atenção em decorações muito diferentes e opostas entre si. Se o menino gosta de algo que vai totalmente em desacordo com o que a menina prefere, esses elementos podem não ser muito bem vindos. O ambiente, mesmo com suas divisões, deve ser harmonioso e conversar entre si para não gerar uma tensão visual forte.

O melhor a se fazer é optar por um padrão na escolha das peças e elementos que farão dessa decoração de quarto. Dentro desse modelo, é interessante personalizar os pertences de cada um para que se tenha uma divisão clara do que é de quem. Mas tudo isso seguindo a mesma unidade para que o todo seja harmonioso.

Como combinar elementos individuais com o mesmo padrão
Fonte:
https://www.tudointeressante.com.br/2015/06/cada-um-no-seu-canto-20-ideias-criativas-para-quartos-divididos-entre-meninos-e-meninas.html

Móveis

A escolha do mobiliário que fará parte do quarto dividido deve ser muito bem planejada. Por se tratar de um mesmo cômodo, o mais esperto a se fazer é comprar móveis que sejam compartilhados entre os irmãos. Nada de duas mesas, dois armários, etc. Além de economizar bastante espaço, optar por esse modelo ainda ensina os pequenos a dividirem suas coisas.

Uma alternativa para as camas separadas é a bicama ou beliche. Existem modelos inteligentes e que se adaptam a qualquer tipo de quarto, e, além de otimizarem muito o espaço, ainda podem dar um charme especial para o cômodo.

Ideia de beliche para quarto compartilhado
Fonte: 
https://www.coral.com.br/pt/inspiracao-de-cor/decoracao-para-quarto-dividido-por-um-menino-e-uma-menina

Cores

Um dos fatores que mais interferem na decoração de um quarto é a paleta de cores usada. As cores transmitem emoções e podem mudar o clima de um ambiente, e, por isso, devem ser escolhidas com cuidado e atenção.

Crianças gostam de objetos mais coloridos, e é possível ousar um pouco mais na combinação de tons no cômodo deles. Porém, deve-se ter cautela, pois o quarto é um local de descanso e cores mais leves ajudam na sensação de relaxamento.

Para agradar tanto os meninos quanto as meninas, há opções mais práticas e espertas do que o tradicional rosa e azul. Opte por tons neutros como amarelo, verde ou vermelho, principalmente em suas versões mais claras e tons pastéis. E para combinar duas ou mais cores, sempre opte pelas que conversam entre si (ex.: laranja e vermelho, lilás e roxo, azul marinho e azul claro, verde e azul).

Combinação de cores neutras na decoração
Fonte:
https://www.coral.com.br/pt/inspiracao-de-cor/decoracao-para-quarto-dividido-por-um-menino-e-uma-menina

Objetos decorativos

Além dos móveis essenciais, das paredes e piso, outros elementos fazem parte da decoração de quarto. Prateleiras, brinquedos, pôsteres, plantas, dentre muitos outros elementos ajudam na composição de um ambiente agradável e harmonioso.

É importante tentar aliar a beleza e estética com a praticidade e optar por uma decoração útil e funcional. Por exemplo, uma prateleira de nichos pode valorizar uma parede, e ainda serve de armazenamento para objetos usados mais frequentemente.

Porém, como tudo que será compartilhado entre um menino e uma menina, a escolha dos objetos de decoração de quarto que farão parte desse ambiente dividido deve agradar ambas partes. Porém, se algum elemento for indispensável para um filho, mas desagradar o outro, uma boa saída é dar espaço para que ambos tenham seus objetos preferidos em destaque.

Kids: Quartos dos meninos por Pereira Reade Interiores
Kids por Pereira Reade Interiores

Decorando o quarto compartilhado

A dica principal para o momento de escolher qual a melhor decoração é chamar os moradores do quarto para participarem da decisão. De nada adianta montar um cômodo lindo e não agradar que passará mais tempo por lá.

Mostre o que está planejando para seus filhos e veja qual a opinião deles acerca disso. Além disso, pegue ideias e referências do que eles gostam para incrementar o projeto. Assim, todas as partes saem felizes e a possibilidade de existirem problemas diminui.

Quer mais dicas de decoração? Confira então este artigo do nosso blog e aprenda a decorar seu apartamento sem gastar muito com isso.




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...