Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    O que fazer em Porto Seguro? 5 atrações para curtir com a família

    Porto Seguro é um destino turístico popular na Bahia, uma cidade vibrante e cheia de vida. É possível encontrar uma grande variedade de atrações para todos os gostos, como suas belas praias, o charmoso Centro Histórico repleto de história, festas animadas, passeios de barco, culinária baiana deliciosa e uma rica cultura local.

     

    O Estado da Bahia é repleto de cidades turísticas, com atrativos diversos, para todos os gostos e idades. Para quem se pergunta o que fazer em Porto Seguro, um destino cheio de praias, parques, museus, comidas típicas, história e cultura, há muito para explorar. 

    O município baiano recebe anualmente milhares de turistas e viajantes, muitos gostam tanto que até decidem morar por um tempo. Conhecido como ponto de descobrimento do Brasil é um lugar de vivências, capaz de marcar para sempre a vida de qualquer pessoa com a experiência de uma visita. 

    Ficou interessado em saber sobre os atrativos de Porto Seguro? Continue lendo para conhecer mais sobre a história da cidade, as praias mais bonitas da região, além de 5 atrativos que você e sua família não podem deixar de conferir!

    Qual é a origem de Porto Seguro?

    A cidade de Porto Seguro não é apenas um destino com praias paradisíacas e natureza de beleza ímpar, como tantas cidades brasileiras. Sua importância histórica vem dos tempos em que os primeiros portugueses chegaram à região, na época habitada pela tribo tupi dos tupiniquins, em meados do século XVI. 

    Porto Seguro está localizada na região que marca, oficialmente, a chegada dos navegadores comandados por Pedro Álvares Cabral, em solo brasileiro. Era o ano de 1500 e, em 24 de abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. 

    A cidade ficou conhecida por esse fato histórico, mas de lá para cá, muita coisa mudou e hoje, o destino recebe gente do Brasil e do mundo porque é um lugar com muitos motivos para ser visitado.

    Quais são as principais atrações turísticas em Porto Seguro?

    Como toda cidade praiana, a atmosfera de Porto Seguro é sempre alegre, divertida e repleta de coisas para fazer. Os espaços abertos para prática de atividades físicas se misturam aos restaurantes, shoppings e cinemas, com vida diurna e noturna bastante agitadas. 

    Isso quer dizer que a infraestrutura é boa e pronta para receber grande volume de turistas durante o ano inteiro. A variedade de opções é o que torna Porto Seguro tão interessante, já que é possível escolher o que e onde comer, fazer de passeios ou apenas apreciar o movimento nas charmosas ruas da cidade. 

    Com uma temperatura média de 20º a 30º ao longo do ano, o bom de Porto Seguro é que tanto uma agenda cheia quanto momentos de descanso podem provocar a mesma sensação de bem-estar e acolhimento – a hospitalidade baiana encanta sendo reconhecida dentro e fora do país.

    O que não posso deixar de fazer em Porto Seguro? 

    Essa é uma pergunta nem sempre fácil de responder, considerando a variedade de opções e atrativos. Para ajudar, separamos em grupos o que vale a pena conferir durante sua estadia na cidade!

    Praias

    As praias de Porto Seguro são lindas, porém não ficam em uma área central e sim, um pouco mais afastadas. Entre as mais conhecidas, estão:

    • Praia de Mundaí – com barracas de praia restaurantes ao pé da areia, essa é considerada uma das mais belas de Porto Seguro, com características de mar aberto, ondas fortes e maior risco de encontrar águas vivas;
    • Praia de Taperapuã – famosa e movimentada, principalmente, porque é onde está localizada a Toa Toa, barraca de praia com grandes apresentações de Axé Music e danças coreografadas;
    • Praia do Mutá – ideal para crianças e idosos já que suas águas são calmas com longa faixa de areia.

    Se tiver tempo, disposição e orçamento, vale dar um pulinho em Santa Cruz de Cabrália, distante 25km de Porto Seguro, que abriga as conhecidas praias da Coroa Vermelha, Santo André, Guaiú, Ponta de Santo Antônio, de Mutá e das Tartarugas.

    Passeios

    O que não falta são opções de passeios em Porto Seguro, disponíveis nas agências espalhadas pela cidade (faça uma pesquisa e comparativo de preços antes de contratar os serviços). 

    Selecionamos três entre os principais: 

    • Tour Rota do Cabral – neste passeio estão inclusos paradas no Memorial Epopéia do Descobrimento (Centro Histórico), praia de Coroa Vermelha e aldeia indígena pataxó Txag’ Rú Mirawê;
    • Parque Marinho de Recife de Fora – o passeio de escuna é imperdível, de onde será possível avistar os belíssimos corais e ter uma das experiências marinhas mais incríveis da vida;
    • Reserva da Jaqueira – o passeio permite conhecer mais da cultura pataxó, com a oportunidade de assistir seus rituais, conhecer as plantas medicinais, experimentar o peixe assado na folha de patioba e saborear o Cuim, tradicional bebida alcoólica indígena.

    Museus

    Até mesmo para quem não gosta de história, o contexto de existência de Porto Seguro desperta o interesse em saber mais sobre o passado. Vale reservar um tempinho e visitar os mais importantes museus que contam muito sobre os tempos de descobrimento do Brasil: 

    • Museu de Porto Seguro – abrigado em um edifício colonial preservado na Casa de Câmara e Cadeia, o museu conserva um importante acervo sobre a colonização do Brasil, com exposições sobre os povos nativos e chegada dos portugueses em nossas terras;
    • Museu do Descobrimento – chamado de Memorial da Epopéia do Descobrimento, a visita ao museu, que fica dentro de um navio, permite voltar no período das Grandes Navegações e conferir o início das inovações tecnológicas, artísticas e sociais;
    • Museu de Arte Sacra em Porto Seguro – localizado no centro histórico de Porto Seguro, o museu funciona dentro de uma pequena igreja centenária e guarda algumas esculturas de santos datadas de 1500;
    • Museu da Casa Colonial em Porto Seguro – não se trata bem de um museu, mas de uma casa com móveis de época, preservada do tempo colonial, relembrando os tempos do descobrimento do Brasil.

    Centro Histórico

    É praticamente impossível ir a Porto Seguro e não visitar o centro histórico da cidade, que conserva monumentos como o Marco do Descobrimento, onde nasceu a cidade. 

    São muitos os casarios históricos, preservados para relembrar o Brasil colônia, além da charmosa Igreja da Misericórdia, a Capela de São Benedito, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena e o Farol da Mainha com vista para o mar. 

    Em um dia é possível fazer um tour completo pelo Centro Histórico de Porto Seguro, visitando as principais e mais importantes atrações que fazem parte da construção do Brasil da atualidade.

    Vida noturna

    A Bahia é a capital do axé e Porto Seguro não fica para trás quando o assunto é festejar e desfrutar de uma noite de agitos em uma cidade praiana e baiana. Se você gosta de sair à noite e aproveitar ao máximo, veja alguns atrativos interessantes: 

    • Passarela do Álcool – é uma avenida que fica na orla do centro de Porto Seguro onde se concentram bares e barracas de bebidas;
    • Ilha dos Aquários – o lugar é uma ilha com aquários gigantes repletos de peixes, que funciona durante o dia e, especialmente, nas noites agitadas de sexta-feira;
    • Luau do Barramares –  o mais famoso luau de Porto Seguro acontece na barraca Barramares sempre às quartas-feiras, com show de axé, fogueira, mesa de frutas, além do espetáculo teatral intitulado “Casamento Cigano”. 

    Agora você já sabe o que fazer em Porto Seguro e o quanto a cidade pode ser envolvente e dinâmica quando se trata de diversão. Quem mora no município não manifesta o desejo de mudança para longe, pelo contrário, estão felizes e cada vez mais, se sentindo pertencentes ao lugar. 

    Gostou do post? Então aproveite para conhecer os benefícios de morar em Porto Seguro e desfrutar de uma vida tranquila em meio às belezas naturais do litoral baiano!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...