Se você é do tipo que adora uma festa, mas tem receio de comprar um apartamento com medo de não poder reunir a família e os amigos, não se preocupe, pois os condomínios contam com espaços completos para comodidade dos moradores.
A estrutura é planejada para comportar um número razoável de pessoas e costuma contar com todos os itens de festa, desde a churrasqueira, até freezer, fogão, mesas e cadeiras. Existem regras de convivência coletiva, o que não impede de aproveitar e curtir tudo o que há de bom nesse tipo de empreendimento.
O objetivo deste post é mostrar que mesmo morando num apartamento é possível ter a liberdade para fazer festas. Continue lendo para conhecer as principais regras de utilização dos espaços coletivos e como aproveitar as oportunidades de diversão no condomínio!
Pode sim e essa é uma vantagem de morar em condomínios que oferecem estrutura completa para diversão dos moradores – área de lazer, salão de festas, piscina, sala de jogos – possibilitando diversão com segurança e economia.
Como em um condomínio existem muitos apartamentos e moradores, algumas regras de utilização são necessárias. No entanto, todos podem usufruir das dependências coletivas e até convidar parentes e amigos para compartilhar momentos de descontração.
Você pode realizar uma festa dentro do próprio apartamento ou agendar o salão de festas em caso de um número maior de convidados. De modo geral, o espaço coletivo é usado para comemorar fim de ano, aniversário, batizado, casamento, desde que atendendo às normas do condomínio.
Em casa, levando em conta o andar que você mora, é preciso ter cuidado com a movimentação interna em determinados horários para não incomodar o vizinho de baixo. Dependendo do horário, o som alto também não é permitido, atendendo ao previsto na lei do silêncio.
Como o espaço do apartamento é menor, seus convidados devem ser selecionados a dedo, para evitar que a aglomeração se transforme em uma balada. É preciso respeitar todos que estão ao redor e, muitas vezes, descansando do seu dia a dia.
Otimize o espaço para facilitar a locomoção das pessoas, abrindo passagem entre os móveis. Se tiver uma varanda, não transforme em área gourmet, com churrasqueira, por exemplo, pois a fumaça propagada pelo carvão pode desagradar a vizinhança.
Já um modelo elétrico ou a gás, pode ser mais tolerável e, mesmo assim, o barulho na sacada deve ter um tom mais ameno. Por isso, se tiver amigos ou parentes mais exagerados na bebida, controle o open bar dentro do apê.
Em condomínios, o ideal para quem deseja promover um encontro ou uma confraternização para mais pessoas, o ideal é usar o salão de festas. O primeiro passo é verificar a disponibilidade do espaço na data que você deseja e reservar com antecedência — geralmente, o síndico é responsável por esse agendamento.
Depois, é preciso confirmar se os itens atendem ao seu planejamento — churrasqueira, freezer, fogão, geladeira e etc. Estrategicamente, o salão de festas é localizado mais distante dos apartamentos, para dar privacidade ao morador dono da festa e afastar o barulho de música ou conversas.
Se for receber entregas como máquina de chopp, itens de entretenimento (cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula), informe à equipe da portaria. No dia da festa deixe com o porteiro, uma lista de convidados permitindo a entrada no condomínio.
Faça uma conferência detalhada para certificar de todos os nomes, pois os porteiros têm orientação expressa para só permitir a entrada de pessoas autorizadas. Planeje com calma todos os detalhes da festa para que no dia, sua preocupação seja se divertir e receber bem os amigos.
As regras de convivência coletiva em condomínio se aplicam a diversos quesitos, considerando o ir e vir diário dos moradores. No caso do salão de festas e espaços de entretenimento, as normas devem ser aplicadas e acatadas sem exceção.
Veja os principais aspectos para observar na normativa, quando o assunto é uso das dependências comuns, no caso, o salão de festas!
Atente ao prazo de reserva para garantir que o salão não esteja indisponível na data que você planeja fazer a festa. Caso, por algum motivo, não seja possível realizar o evento, cancele com antecedência, pois um morador vizinho pode estar à espera de uma desistência.
Para manter a organização, os condomínios estabelecem regras para reserva e desistência, dentro de um período. Assim, tanto você quanto os demais moradores não serão prejudicados e o espaço será utilizado de maneira adequada.
A lei do silêncio determina a redução do barulho após às 22h podendo, no entanto, se estender, desde que acordado em assembleia com decisão da maioria. Nesse caso, é um critério de cada condomínio, de políticas internas que deve ser decidido com cuidado para evitar problemas futuros.
O bom senso é importante em situações como essas, assim como a empatia. É fundamental se colocar no lugar do outro e imaginar como você se sentiria se quisesse descansar no final de semana e o barulho da festa se prolongasse noite afora.
Os condomínios também preveem uma taxa destinada à limpeza no final da festa, acordada em assembleia pelos condôminos. Como é comum que sujeira e restos sejam deixados quando a festa termina, a taxa é usada para o serviço extra da equipe de limpeza do condomínio.
Essa é uma forma também de manter o local sempre limpo, preservado e bem conservado. É um espaço coletivo pelo qual todos devem zelar para assegurar um ambiente sempre em condições de receber bem os convidados.
Esse é um documento importante, assinado pelo morador solicitante, que afirma estar ciente das normas e da responsabilidade de uso e cuidados do espaço. No termo devem constar as informações mais relevantes como, horário, retirada das chaves e obrigação de pagamento da taxa de limpeza.
O combinado não sai caro, já diz o ditado, logo, o morador deve se comprometer a utilizar o salão de festa e deixar como encontrou para o próximo vizinho que fizer a reserva. Esse comportamento ajuda a manter o bom relacionamento e a confiança entre os moradores, além de preservar o espaço para que todos tenham o direito de se divertir e receber seus convidados.
Fazer uma festa no apartamento ou no espaço reservado do condomínio é uma forma de compartilhar momentos especiais junto das pessoas queridas. Seja a celebração de uma conquista ou aniversário de um morador da casa, atentando às regras, certamente serão horas inesquecíveis para registrar na memória.
Se você gostou do post e deseja esclarecer mais dúvidas sobre as regras de moradia num apartamento entre em contato agora mesmo com a VIC e fale com um dos nossos consultores que estão disponíveis para responder todas as perguntas!
Aqui você consegue tudo. Boletos, tirar dúvidas, falar no financeiro.
Fale com um consultor, faça uma simulação
Boletos e dúvidas sobre seu VIC
Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.