Decoração personalizada é quando a casa reflete o estilo e gostos do morador. Para deixar a casa com a sua cara, escolha cores, móveis e objetos que tenham a ver com você, como fotos, lembranças de viagens e itens que tragam conforto e identidade.
A decoração personalizada reflete a identidade e os valores do morador, criando ambientes únicos e acolhedores. Morar em um apartamento com a cara do dono transforma o modo de enxergar o quanto é valioso ter um lar para chamar de seu.
Da mobília aos itens decorativos, cada detalhe faz total diferença na ambientação de quartos, sala, cozinha e até banheiro. Personalizar a decoração é estabelecer conexões profundas e construir uma história por meio de objetos com valor afetivo.
Mas, o que é a decoração personalizada? Continue neste conteúdo para entender o conceito, os benefícios dessa proposta e como criar um projeto para evitar erros comuns durante a concepção das ideias.
A decoração personalizada é um tipo de projeto baseado nas preferências, gostos e necessidades específicas de uma ou mais pessoas para ambientar os espaços internos. A ideia é que todos os objetos e itens reflitam a história individual de modo a criar um lar único, exclusivo e repleto de memórias afetivas.
A personalização considera os valores e o estilo de vida para transformar espaços comuns em lugares com significado, propósito e originalidade. Cada detalhe é pensado de acordo com as características e expectativas pessoais envolvendo a idealização de um lar aconchegante e autêntico.
Um apartamento com decoração personalizada vai além da harmonia e beleza ao contribuir para o conforto e bem-estar, sobretudo, emocional. Chegar em casa e sentir o pertencimento gerado por um ambiente familiar e intimista, tende a causar sensações de alegria e felicidade.
São muitas as vantagens de investir nesse tipo de decoração, como:
Esse tipo de decoração demanda cuidado e planejamento para que o uso de cores de tinta, móveis, itens e acessórios decorativos seja harmonioso e sem exageros. Trouxemos algumas dicas para ajudar você na criação de um projeto de decoração personalizada. Acompanhe:
O primeiro passo é traçar um perfil de cada morador, levando em conta aspectos como rotina, estilo de vida e praticidade no dia a dia. Assim, será mais fácil identificar o que faz mais sentido na decoração, tanto do ponto de vista visual quanto de utilidade.
É fundamental que o lar se comunique com o modo de vida e personalidade, para definir os objetos que serão utilizados no projeto. Os móveis de segunda mão são ideais para quem valoriza o reuso, assim como as plantas para quem ama a natureza.
A decoração personalizada dialoga com a individualidade, mas também com as necessidades funcionais da casa, priorizando o coletivo. Logo, é preciso atender às demandas de gostos pessoais sem, contudo, deixar de lado a praticidade de todos que moram no apartamento.
O painel semântico chamado de Moodboard traz referências visuais com imagens conceituais que vão ajudar na decoração personalizada. Com ele você pode projetar as ideias e visualizar como ficará um espaço ou ambiente usando determinado elemento.
Com essas referências será mais fácil definir entre as alternativas e possibilidades, o que tem mais a ver com a personalidade de cada morador. Visualizar os móveis, cores, fundos e itens decorativos permite uma escolha mais segura e consciente antes de fazer uma mudança ou investimento.
O esboço do painel permite visualizar a disposição dos móveis, os espaços para a movimentação de pessoas e o equilíbrio da paleta de cores. Em cada cômodo você pode elaborar um projeto com características e necessidades específicas, especialmente se for um apartamento compacto que demanda aproveitamento de espaços.
Não importa se você pretende decorar um cômodo ou o apartamento inteiro, os gastos são inevitáveis. Mesmo que a opção seja customizar objetos já existentes ou criar algo novo no estilo “faça você” mesmo, será necessário comprar materiais para dar vida ao projeto.
Verifique a disponibilidade financeira antes de iniciar a decoração personalizada para não correr o risco de projetar uma decoração que nunca será concretizada. Use recursos como o painel de referências para planejar os detalhes e viabilizar o orçamento.
É importante fazer um levantamento de preços e assim ter real dimensão do quanto custará sua decoração personalizada. Existem muitas alternativas de decoração barata, mas também projetos que vão exigir um gasto mais alto.
No desejo de criar um ambiente completamente personalizado e original, é comum que algumas falhas sejam cometidas, o que muito se deve à pressa de ver o projeto concluído. Veja os principais equívocos na tentativa de fazer uma decoração personalizada:
Deixar o planejamento de lado é um erro grave quando se trata de personalização, especialmente da decoração de uma casa. Algumas decisões podem ser tomadas no calor da emoção e comprometer o visual ou custar mais caro do que o previsto.
Vale a pena dedicar um tempo prévio planejando passo a passo o que será feito para deixar o ambiente personalizado. Faça um levantamento de todas as necessidades, cômodo a cômodo, para definir as etapas e os custos de idealização do projeto.
Menos é mais, já diz um ditado, o que se aplica muito bem na decoração personalizada para evitar os excessos, seja de itens ou cores. Um ambiente com muitas informações pode ficar carregado e produzir um efeito contrário ao de bem-estar e conforto.
O planejamento é exatamente para visualizar os pontos positivos e negativos, prós e contras, na definição de um projeto enxuto, prático e bonito. Considere ter a ajuda de um profissional especializado para auxiliar com dicas e direcionamentos.
É muito comum entrar em um apartamento, se deparar com a decoração e querer fazer o mesmo em casa. Mais um erro para ser evitado, já que existem diferenças na personalidade e estilo de vida, que podem impactar nos resultados.
A melhor forma de acertar, é começar seu projeto do zero, a partir das próprias impressões, recursos financeiros, necessidades e gostos. Sem contar que, copiar estilo fará você perder a originalidade e personalidade.
Cada objeto, item, cor e dinâmica de adequação nos ambientes refletem os resultados da decoração personalizada. Escolha tudo com calma e carinho para que as memórias desse processo estejam presentes e vivas no dia a dia.
Se você gostou deste artigo e planeja a compra da casa própria, aproveite e saiba como conquistar o apartamento dos sonhos.
Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.