Encontre seu VIC

O quê você procura?

Dicas Para você

23 de maio de 2018

As metas de ano novo são uma ótima maneira de se motivar e alcançar objetivos pessoais durante o novo ciclo que inicia. Para que elas sejam realmente efetivas, é importante traçar metas específicas, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Ferramentas como planilhas, agendas e aplicativos podem te ajudar a organizar suas metas e acompanhar seu progresso.

 

O início do ano é o começo de um novo ciclo e com ele surge a vontade de fazer tudo diferente e melhor. Finalizamos a nossa lista e logo queremos cumprir as metas de ano novo, desde ter uma vida mais saudável, viajar bastante ou até mesmo comprar um apê.

Mas o tempo vai passando e, se não tivermos foco, logo deixamos aqueles objetivos de lado para tentar novamente só no ano seguinte. A verdade é que pode não ser uma tarefa fácil, mas existem maneiras de manter os planos e conquistar cada um deles.

Com um bom planejamento financeiro e mudanças simples de hábitos você pode deixar de pagar aluguel e realizar o sonho de comprar a casa própria. Continue lendo e veja como tornar suas metas uma realidade em 2025!

Por que criar metas para o ano novo?


Entra ano, sai ano e o cenário é o mesmo, com a maioria das pessoas cheias de entusiasmo e esperança, prometendo não cometer os mesmos erros e focar nos projetos de vida, seja naquilo que não conseguiram realizar ou em novas conquistas. 

Há quem pule três ondinhas no mar, faça promessas ou apenas comece listando os sonhos a serem realizados. O fato é que, mais do que desejar, é preciso planejar e agir de modo que as coisas aconteçam conforme esse planejamento. 

Ter metas de ano novo significa estabelecer alguns objetivos a serem conquistados ao longo dos próximos doze meses. Acontece que nem tudo pode sair conforme o planejado, por isso, a importância de ir além e definir um plano A, B, C e até mesmo D. 

Grosso modo, o conceito de meta está associado a um alvo e a compra de um imóvel, por exemplo, se enquadra perfeitamente na condição daquilo que se almeja. No início do ano, se esse é o seu desejo, é preciso focar na meta. Visualizar o que precisa ser feito e conforme as possibilidades de concretização, caminhar na direção da conquista.

Quais são os passos para definir metas de Ano Novo?


Se você quer muito algo que depende de planejamento e esforço, é fundamental que as metas sejam traçadas de forma que possam ser concretizadas. Trouxemos alguns passos que você pode dar rumo à realização de um sonho ou projeto em 2025!

Tenha um objetivo


Quando fazemos uma lista, já temos ideia do que conseguiremos cumprir ou não. Por isso, é preciso clareza na hora de escolher o que você deseja conquistar. Mesmo que você já tenha feito a sua lista, revise-a novamente e veja como você pode cumprir as metas.

Aquelas que não estão ao seu alcance, você pode adiar alguns meses ou até mesmo para o próximo ano. É importante que você consiga dar um check-in em todos os desejos que você escreveu e assim, se sentir motivado a correr atrás dos outros.

Saia da sua zona de conforto


É preciso se esforçar para que você conquiste metas. Analise o que você precisa fazer para que aquilo dê certo. Se questione e saia do lugar: quer comprar um apê? Viajar? Comprar um carro? Comece seu planejamento desde já.

Comece também a pesquisar sobre o seu objeto de desejo e as formas mais fáceis de conseguir conquistá-lo. É preciso pensar que, para que essa lista de metas saia do papel e se torne realidade, você precisa fazer acontecer. Caso contrário, terá que empurrar essa lista para o próximo ano.

Promova uma mudança de hábitos


Se planejar financeiramente não é uma tarefa fácil, mas é necessária quando se precisa economizar para comprar alguma coisa. Por isso, você precisa descobrir com o que gasta mais e reduzir esse custo.

Pense se os seus hábitos te prejudicam a realizar seu sonho e o quanto de impacto eles têm nas suas finanças. É ótimo comer na rua, mas você economizaria bastante se trouxesse a comida de casa.

Ir ao cinema é a melhor programação do final de semana, mas talvez você possa ir em um dia de promoção e pagar bem mais barato. Mesmo que os últimos lançamentos demorem a chegar nos canais de streamings, fazer assinaturas pode ser o melhor caminho para gerar economia.

Não sabe por onde começar a cortar despesas? Faça uma planilha, separe um mês e detalhe tudo o que você gastou durante esse período. Faça uma coluna para cartão de crédito, outra para débito e uma para o dinheiro.

Ao fim do mês, você soma cada item conforme a categoria, como transporte, comida/bar, passeios, presentes, higiene pessoal, entre outros, conforme o seu tipo de consumo. A partir daí, você entenderá onde gasta mais e o que pode ser diminuído ou cortado dos seus hábitos.

Assuma um compromisso com a sua lista


Não faça uma lista apenas por fazer, pense nas suas necessidades e torne essas metas uma conquista para 2025. Independente se for emagrecer, comprar roupa, viajar para a praia ou comprar um apê, baseie o seu ano nisso e cumpra.

Sabemos que, com a correria do dia a dia, fica difícil conseguir ir à academia, ou não comer a coxinha da padaria, ou pedir um delivery quando você chega em casa.

Mas, a partir de agora, você precisa ter senso crítico e pensar se o que você está fazendo não atrapalhará seus planos e te fazer sentir frustrado por não conseguir concluir os seus desejos.

Estabeleça prazo para cumprir as metas


Apesar de você ter um ano inteiro para fazer o que se propôs, muitas vezes é preciso estabelecer um tempo para conseguir colocar as suas metas em prática. Dessa forma, você não deixará que a procrastinação sabote os seus planos.

Organize o seu tempo e separe um período para juntar o dinheiro e outro para colocar o seu plano em prática. Adiante tudo o que puder e comece pelos primeiros passos. Dessa forma, você consegue fazer o que deseja mais rápido.

Por que as pessoas falham no cumprimento das metas de ano novo?


Existem diversos motivos para se deixar de cumprir as resoluções propostas no início do ano, que podem ou não depender de quem estabelece as metas. Veja os impedimentos mais comuns e o que fazer para evitar que sejam uma barreira de concretização:

Desvio de foco


A virada do ano é festiva, com aquela sensação de recomeço, onde as pessoas celebram o que passou e se preparam para as novidades. As promessas e planos são feitos, com a certeza de que o ano novo será diferente e de muitas conquistas. 

No entanto, quando os meses começam e a realidade bate na porta, muita gente acaba se envolvendo com situações e demandas que fogem do objetivo. É nessa hora que a lista de metas do ano novo deve ser repassada, para corrigir os possíveis erros, sair do desvio e retomar o caminho antes traçado. 

Por exemplo, se o objetivo for deixar de pagar aluguel e comprar um apartamento, é preciso economizar ao máximo para dar uma entrada e reduzir o valor das parcelas. Mesmo que a entrada não seja substancial, são muitas as despesas iniciais com as burocracias após a aprovação do financiamento.

Impacto nas finanças


A maioria das metas para o ano envolvem dinheiro, seja para fazer uma viagem ou investir em um bem. Embora as previsões de empregabilidade para 2025 sejam otimistas, para quem trabalha com vínculo CLT, esse cenário pode mudar de uma hora para outra.

A melhor maneira de se prevenir e não deixar que as finanças tenham um impacto significativo a ponto de adiar os planos. É pensar em uma renda extra, com trabalhos complementares que podem ser nos fins de semana ou até mesmo em casa. 

Situação econômica do país


Se tratando do mercado imobiliário ou do turismo, a crise financeira do país pode comprometer as metas de quem adquire um imóvel ou fará uma viagem mais longa, dentro ou fora do país.

Essa é uma das razões que não dependem exclusivamente da pessoa, mas sim dos rumos tomados pela economia. Nesse caso, se você estiver empregado e com a reserva financeira já estabelecida, faça consultas e análises antes de tomar qualquer decisão de compra.

Verifique a situação, revise seu planejamento, estabeleça novos prazos, converse com especialistas — construtoras ou agências —, mas não deixe seu sonho morrer, se houver um mínimo de chances de realização.

Como se organizar para cumprir as metas?


Uma coisa é definir as metas e a outra é se preparar para saírem do campo das ideias e alcancem o plano da realização. Aqui vão dicas de organização pessoal para tornar o planejamento mais efetivo:

Seja racional


Os sonhos são essenciais e fortalecem os vínculos de vida, uma vez que a partir deles muitas vontades são materializadas. Porém, apenas sonhar, pode fazer com que as ações não sejam executadas da forma correta, com o risco de chegar ao final de mais um ano com a sensação de não ter feito nada. 

Sonhar é bom, mas se tratando de metas de ano novo, a racionalidade deve ocupar um espaço maior. Racionalmente, você vai saber dizer não para aquilo que não estiver planejado, desde mudar o caminho ou gastar um dinheiro que não estava previsto.

Conte com a tecnologia


Além das famosas planilhas eletrônicas, existem diversos aplicativos para ajudar no controle das contas e que ajudam a economizar dinheiro. Com as informações centralizadas e disponíveis online, você pode consultar a qualquer momento e de onde estiver, evitando um gasto a mais no mês, por exemplo. 

Manter as finanças organizadas, além de maior visualização do que você tem a receber ou pagar, colabora para não cair em armadilhas, se endividar e ver o CPF ser negativado. 

Aliás, com o nome sujo, se você estiver disposto a entrar em um financiamento imobiliário, por exemplo, mesmo com o dinheiro da entrada, é quase impossível ter o crédito aprovado.

Tenha disciplina


Se você desenvolver um planejamento com metas para o ano, tente cumprir ao máximo o que foi definido. Não se pode dizer que em algum momento será preciso abrir uma exceção ou reformular algo no cronograma, mas não desvie do foco. 

Para quem tem dificuldades de guardar dinheiro, qualquer evento, promoção ou desconto já chama a atenção para o gasto. É preciso resistir às tentações, sempre colocando as metas como prioridade até que tenham sido alcançadas. 

Ter metas de Ano Novo é ótimo, mas correr atrás e torná-las possível é muito mais gratificante, para isso, é fundamental que você comece neste exato momento. Esteja comprometido (a) com a sua lista para cumprir cada passo e fechar esse período com chave de ouro.

Gostou do post? Se o seu plano é sair do aluguel no próximo ano, separamos um artigo sobre as tendências do mercado imobiliário que você não pode deixar de conferir!

Veja também

8 motivos para morar em Nova Odessa

Apartamento com área privativa: O que é e quais as vantagens?

Como é morar em Franco da Rocha? Conheça as vantagens de viver na cidade

Receba dicas e promoções por email

    Fale
    com a VIC

    Aqui você consegue tudo. Boletos, tirar dúvidas, falar no financeiro.

    Ícone telefones

    4000-1195

    Capitais/Regiões Metropolitanas

    0800 400 1195

    Demais Regiões

    Ícone WhatsApp

    (31) 4000-1195

    WhatsApp

    Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

    Aceitar