Quando pensamos em toda a burocracia que envolve avaliação de crédito em bancos bate o desânimo. Muitas vezes pensamos que são papeis demais e que o processo poderia ser facilitado pelo próprio banco. Mas, quando tudo está organizado e em ordem, esse processo pode ficar muito mais simples. Basta se organizar, ter tudo em mãos e esperar pela aprovação.
Pensando em tudo isso, nós preparamos este artigo sobre como organizar os seus documentos para iniciar a avaliação de crédito. Partimos de detalhes simples e vamos até aos documentos mais complexos que, quando em ordem, facilitam as nossas vidas.
Abra uma conta no banco em que fará a avaliação
Essa primeira dica é muito importante e vai facilitar as coisas. Quando abrir uma conta no banco em que pretende fazer a avaliação de crédito ficará mais fácil de o banco saber quem é você, pois já terá os seus dados pessoais e principais documentos. Além disso, você pode passar a movimentar o seu dinheiro neste banco. Receber o salário, fazer pagamentos, débito automático, dentre outros. Quando você já é cliente há um tempo, pode ser mais fácil conseguir benefícios.
Documentos de identificação
Indispensáveis em qualquer ocasião, os documentos de identificação, como identidade e CPF, também são fundamentais no momento de recolher os papeis para a avaliação de crédito. Com eles você comprova a veracidade das informações prestadas no momento do contato com o banco.
Comprovante de residência
Os comprovantes de residência podem ser muitos: conta de energia elétrica, de água, de telefone ou TV a cabo, contrato de aluguel, etc. O comprovante de endereço ajuda, ainda, a instituição financeira a entrar em contato com você por correspondência, enviar cartas referentes às contas no bancos ou aos financiamento etc. Diversos benefícios em um papel.
Estado civil
O banco pode também solicitar um comprovante do seu estado civil. Os motivos podem ser muitos, mas, geralmente, é para saber quem faz parte do grupo familiar e quantas pessoas contribuem com a renda da casa.
Comprovantes de renda
Com esses documentos em mãos, você é capaz de provar que possui renda suficiente para assumir o financiamento. Para comprovar a renda você pode utilizar demonstrativos de pagamentos (os contracheques), extratos bancários e a declaração do Imposto de Renda. Todos esses documentos mostram a entrada e saída de dinheiro que você teve. Lembrando que no caso dos extratos bancários, as informações precisam ser dos últimos três meses.
Microempreendedor individual
Caso você seja trabalhador informal, é importante que você abra a sua empresa como microempreendedor individual (MEI). Ter o seu negócio registrado facilita a aprovação do seu crédito pelo banco.
Outros benefícios vêm com o MEI, pois o microempreendedor individual tem direito à aposentadoria e auxílio doença a medida que contribui com os deveres trabalhistas.
E então, gostou das nossas dicas? Separamos para você uma
lista completa de todos os documentos necessários para você levar ao banco para fazer sua análise de crédito.