Como montar um escritório em casa

Uma tendência interessante e que, atualmente, vem ganhando espaço, é a de se trabalhar de casa. Com altas taxas de desemprego e vagas formais de trabalho em falta no mercado, muitas pessoas veem na própria residência um espaço para se sustentar. Para isso, elas recorrem a um escritório em casa, ou como é mais conhecido: home office.

Esse espaço pode ser um canto no quarto ou sala, ter um cômodo só para si, ou até mais. O que importa, em todos esses modelos, é que você não precisa sair da própria casa para chegar ao local de trabalho.

Existem várias vantagens e desvantagens de se atuar dessa forma, e todas as características de um escritório em casa devem ser levadas em consideração no momento de optar ou não por esse formato de trabalho. Entenda, com esse blogpost, se o home office é para você e quais os pontos levar em consideração ao criar seu ambiente de trabalho.

Vantagens e desvantagens de um escritório em casa

A principal vantagem de se trabalhar em casa é perder menos tempo útil do dia: você não precisa se locomover para outro lugar da cidade. Isso economiza tempo gasto no trânsito, dinheiro das passagens ou gasolina. Além disso, diminui o estresse, já que você não fica preso em engarrafamentos e pode mudar facilmente de uma atividade para outra.

Mas, ao mesmo tempo que estar em casa é um alívio, pode também ser um problema. Por se tratar de um mesmo espaço para momentos de lazer e de labor, pode ficar difícil separar  qual o momento de cada ocasião. Isso se complica quando se vive com outras pessoas, que podem atrapalhar sua produtividade.

Um escritório em casa é também mais barato: você economiza no aluguel de um espaço executivo. Isso é ideal para quem está começando um negócio e pode não ter muito dinheiro para investir em infraestrutura de cara. Mas caso a empreitada dê certo e evolua, tenha em mente que para uma empresa crescer dentro de casa é complicado, e provavelmente você vai precisar buscar outro ambiente.

Com tudo isso em mente, coloque os prós e contras de se ter um escritório em casa no papel e decida se vale a pena para você. Caso perceba que é a melhor saída para sua situação, existem alguns pontos de atenção na hora de montar seu espaço. Confira abaixo:

Dicas para montar seu escritório

O espaço

Essa é a primeira e principal característica que você deve levar em conta em seu escritório. Pense no melhor ambiente dentro da sua residência e separe um canto exclusivo para ele. O mais indicado é que se tenha um cômodo específico para que funcione o local de trabalho. Caso não seja possível, um espaço determinado em um dos quartos ou mesmo na sala de casa já funciona bem.

Pense em um ambiente arejado, lembrando que você passará boas horas do seu dia nele, e por isso deve ser o mais agradável possível. Porém, vale a pena destacar que não se deve ousar demais, para que você não perca a atenção e se canse fácil.

https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/home-office-escritorio-em-casa-decoracao/

Ideia de cômodo específico para o escritório

 

https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/home-office-escritorio-em-casa-decoracao/

Ideia de espaço de escritório dentro de outro cômodo

Iluminação

O seu home office precisa propiciar um ambiente agradável de trabalho. Um dos fatores principais para que se consiga isso, é ter uma iluminação adequada, nem muito difusa, nem direcionada demais. Dê preferência para ambientes com entrada de luz solar, pois, além da mesma ser agradável, você ainda economiza energia.

Mas lembre-se de instalar uma iluminação extra para não depender  exclusivamente da luz do sol. Você vai utilizar seu escritório em casa mesmo em dias nublados ou no turno da noite. Para isso, tenha disponível um sistema de iluminação que deixe tudo claro o suficiente. As luminárias de mesa são uma ótima escolha, pois  além de serem muito úteis, ajudam na decoração do seu canto de trabalho.

https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/home-office-escritorio-em-casa-decoracao/

Exemplo de escritório que aproveita a luz solar e ainda faz uso de uma luminária de mesa

Os movéis

Agora que você já sabe onde vai montar seu espaço de escritório em casa, é hora de equipá-lo com objetos úteis para  seu trabalho. Não se esqueça dos móveis tradicionais, como uma escrivaninha ou mesa, uma cadeira confortável e ergonométrica e uma prateleira grande o suficiente para todos os seus arquivos e documentos.

Além disso, você pode precisar de itens mais específicos, como telefone, computador, impressora, um quadro, etc. Para que você trabalhe com o máximo de eficiência, é necessário adquirir tudo que for necessário para seu serviço. Mas sempre lembre da economia e praticidade. Por isso, pode valer a pena reciclar alguns móveis de casa ou improvisar.

https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/home-office-escritorio-em-casa-decoracao/

Espaço simples, confortável e com uma escrivaninha feita com cavaletes

Organização

Não se deixe levar pelo fato de já estar na sua própria casa e não precisar de  cuidado extra com a organização do espaço. Primeiramente, se tratando de decoração, é importante não colocar objetos exagerados e chamativos, pois assim você se cansa facilmente e se distrai com mais frequência do seu foco.

Outra questão que se deve ter cuidado, é com a organização de documentos e arquivos. No começo pode parecer que você não acumulará muita papelada, mas, com o tempo, você terá muito material e é essencial ter espaço suficiente para armazenar tudo da forma mais harmoniosa e organizada possível. Para esse serviço, prateleiras, gaveteiros e até um bom e velho armário podem ajudar.

Não esqueça de deixar, também, todo o material que você utiliza no dia a dia o mais perto possível. Tesouras, canetas, grampeador, e tudo que fizer parte da sua rotina de trabalho deve estar à mão no seu escritório.

https://casaclaudia.abril.com.br/ambientes/home-office-escritorio-em-casa-decoracao/

Uma prateleira com espaço para organizar arquivos e livros úteis

Agora, com todas essas dicas, ficou fácil montar o seu próprio escritório em casa. E para ajudar ainda mais com as finanças no seu lar, que tal algumas dicas de economia doméstica? Te damos 13 nesse texto do nosso blog!




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...