Como conseguir cumprir as metas estabelecidas no início do ano?

O início do ano é o começo de um novo ciclo. Junto com ele, aparece uma vontade enorme de fazer tudo diferente e melhor. Finalizamos a nossa lista e logo queremos cumprir as metas que estabelecemos, como ser saudável, viajar bastante ou até mesmo sair do aluguel e comprar um apê.

Mas o tempo vai passando e, se não tivermos foco, logo deixamos aqueles objetivos de lado para tentar novamente só ano que vem. A verdade é que pode não ser uma tarefa fácil, mas existem maneiras de manter os planos e conquistar cada um deles.

Continue lendo esse artigo e saiba como colocar os seus planos financeiros em prática ainda em 2018.

Trace as metas com objetividade

Quando fazemos uma lista, já temos ideia do que vamos conseguir cumprir ou não. Por isso, é preciso clareza na hora de escolher o que você deseja conquistar. Mesmo que você já tenha feito a sua lista, revise-a novamente e veja como você pode cumprir as metas.

Aquelas que não estão ao seu alcance, você pode adiar para o próximo ano. É importante que você consiga dar um check-in em todos os desejos que você escreveu. Assim, você ficará motivado a correr atrás dos outros.

Saia da sua zona de conforto

É preciso se esforçar para que você conquiste metas. Analise o que você precisa fazer para que aquilo dê certo. Se questione e saia do lugar: quer comprar um apê? Viajar? Comprar um carro? Comece a se planejar financeiramente desde já.

Comece também a pesquisar sobre o seu objeto de desejo e as formas mais fáceis de conseguir conquistá-lo. É preciso pensar que, para que essa lista de metas saia do papel e se torne realidade, você precisa fazer acontecer. Caso contrário, terá que empurrar essa lista para 2019.

Pense se os seus hábitos te prejudicam a realizar seu sonho

Se planejar financeiramente não é uma tarefa fácil, mas é necessária quando se precisa economizar para comprar alguma coisa. Por isso, você precisa descobrir com o que gasta mais e reduzir esse custo.

É muito bom comer na rua, mas você economizaria bastante se trouxesse a comida de casa. Ir ao cinema é a melhor programação de final de semana, mas talvez você possa ir em um dia de promoção e pagar bem mais barato.

Não sabe por onde começar a cortar despesas? Faça uma planilha, separe um mês e detalhe tudo o que você gastou durante esse período. Faça uma coluna para cartão de crédito, outra para débito e uma para o dinheiro.

Ao fim do mês, você soma cada item conforme a categoria, como transporte, comida/bar, passeios, presentes, higiene pessoal, entre outros, de acordo com o seu tipo de consumo. A partir daí, você vai entender onde gasta mais e o que pode ser diminuído ou cortado dos seus hábitos.

Se comprometa com a sua lista

Não faça uma lista apenas por fazer, pense nas suas necessidades e torne essas metas uma conquista para 2018. Independente se for emagrecer, comprar roupa, viajar para a praia ou comprar um apê, baseie o seu ano nisso e cumpra.

Sabemos que, com a correria do dia a dia, fica difícil conseguir ir à academia, ou não comer a coxinha da padaria, ou pedir um delivery quando você chega em casa.

Mas, a partir de agora, você precisa ter senso crítico e pensar se o que você está fazendo não vai atrapalhar seus planos e te fazer sentir frustrado por não ter conseguido concluir os seus desejos.

Estabeleça prazo para cumprir as metas

Apesar de você ter um ano inteiro para fazer o que se propôs, muitas vezes é preciso estabelecer um tempo para conseguir colocar as suas metas em prática. Dessa forma, você não vai ter a chance de procrastinar.

Organize o seu tempo e separe um período para juntar o dinheiro e outro para colocar o seu plano em prática. Adiante tudo o que puder e comece pelos primeiros passos. Dessa forma, você consegue fazer o que deseja mais rápido.

Ter sonhos é muito bom, mas correr atrás e torná-los realidade é muito mais gratificante. É muito importante que você comece nesse exato momento. Esteja comprometido (a) com a sua lista para cumprir as metas do início do ano e fechar esse período com chave de ouro.

Se o seu plano é sair do aluguel ainda em 2018, nós separamos 6 dicas que podem te ajudar a ter a casa própria. Não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos.




Veja também


Vale a pena investir em móveis planejados?

Vale a pena investir em móveis planejados?

Um dos momentos mais aguardados quando se compra um apartamento novo é, sem dúvida, escolher a decoração e móveis que vão compor o seu lar. São milhares de opções para seguir, lugares para procurar e modelos para se montar o mobiliário da casa. E são esses toques que...

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...