A Região Metropolitana de Belo Horizonte oferece uma excelente qualidade de vida com fácil acesso à capital. Na região você encontra infraestrutura completa, com bons serviços e lazer, além de bairros tranquilos para quem busca um ambiente familiar.
Morar na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pode ser uma ótima alternativa para quem busca bom custo-benefício sem sair de perto de um grande centro. Cada dia mais, o mercado imobiliário se expande para essas áreas, criando empreendimentos atrativos e mais baratos em Minas Gerais.
Se você já está acostumado com a capital, pode ficar um pouco receoso em morar nas cidades do entorno. Mas a verdade é que a grande BH se transformou e, hoje, conta com municípios preparados para oferecer uma estrutura mais completa a seus moradores.
Neste artigo você vai conhecer as vantagens de morar na região metropolitana de Belo Horizonte. Continue lendo, veja as características das principais cidades, além dos motivos para considerar essa mudança de vida.
Uma região metropolitana consiste em um conjunto de municípios interligados ao redor de uma grande metrópole, como uma capital, por exemplo. As cidades são unidas em um processo de conurbação, ou seja, elas crescem até que se conectam umas às outras, dando a sensação de continuidade.
De modo geral, apesar de não serem consideradas uma capital, são bem desenvolvidas e industrializadas. A RMBH, considerada a terceira mais populosa área urbana do Brasil, é formada por 34 municípios oficialmente integrados à capital mineira.
Incluindo a capital Belo Horizonte a Região Metropolitana é composta atualmente pelas cidades: Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Dentre os municípios da Região Metropolitana de BH, alguns se destacam por diferentes fatores, desde a proximidade com a capital até as alternativas de lazer e potencial de crescimento com oportunidades de emprego.
Cidades como Contagem, Betim, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano mostram a diversidade dessa região que tem se estruturado não apenas como dormitório, mas como um território de características e forças independentes.
Muitas cidades contam com polos comerciais completos, rede de ensino público e privado, atendimento de saúde primária e ampliação de serviços. Com isso, os moradores já conseguem resolver a maior parte das demandas cotidianas com mais autonomia e praticidade, sem depender da capital.
No mercado imobiliário há uma crescente e próspera oferta de empreendimentos e condomínios bem planejados, com segurança e lazer integrados. São projetos voltados para o público que busca sair da capital sem abrir mão da infraestrutura urbana.
Esse formato chama a atenção e atrai tanto famílias que desejam mais espaço por um preço viável, quanto profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota, que podem morar em áreas mais afastadas sem comprometer a rotina.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte se mostra uma boa alternativa para famílias jovens e casais que buscam o primeiro imóvel e desejam criar os filhos em um lugar mais tranquilo no futuro.
De modo geral, a busca por essa região não se resume à economia, mas a um ganho de qualidade de vida. Boa parte dos moradores que não trabalham ou estudam na capital conseguem evitar problemas como excesso de tráfego e sensação de insegurança, característicos dos grandes centros urbanos.
Morando em uma cidade da Grande BH é possível ter um estilo de vida mais tranquilo e interiorano, mantendo as facilidades urbanas.
Veja o que cada um desses municípios têm de destaque para oferecer a seus moradores, além da estrutura de comércios e serviços.
A agricultura familiar se destaca em Baldim, com produção de alimentos que abastecem o Ceasa de MG. Fazendo divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó, o ecoturismo atrai tanto os moradores quanto visitantes para as cachoeiras, grutas e sítios arqueológicos, fomentando o comércio de doces caseiros, queijos, cervejas artesanais e cachaças.
É conhecida por abrigar indústrias importantes para a economia brasileira nos setores automobilístico e metalúrgico. Para o lazer, o Poliesportivo, a pista de kart e o Parque Ecológico, na região central, são boas opções para as famílias.
É onde está instalado o Inhotim, maior museu ao ar livre da América Latina, famoso por suas galerias e obras de arte contemporânea, mas também pelas belíssimas paisagens naturais.
Atividades de ecoturismo como esportes radicais, trekking e arvorismo, riqueza cultural e histórica, além das belezas naturais fazem da cidade um lugar diferenciado. A Serra da Piedade, que mantém um santuário e observatório astronômico, atrai milhares de visitantes durante todo o ano.
Capim Branco é uma cidade tranquila, marcadamarcado por suas áreas de cultivo e pela presença de pequenas propriedades agrícolas, que garantem uma atmosfera pacata e simples. A vida local é tranquila, com uma infraestrutura que atende às necessidades dos moradores, ruas calmas e um clima acolhedor com o sossego do interior
O Aeroporto Internacional de Confins está instalado no município, que também conta com o primeiro aeroporto industrial do Brasil, facilitando as atividades de empresas de importação e exportação ao passo que fomenta a economia local.
Grande pólo industrial, com grande relevância para a economia da cidade e região, com ênfase nos setores automotivo e metalúrgico.
Entre os atrativos da cidade, rica em história e cultura, estão o Casarão da Vereda, a trilha Caminho de Santa Quitéria, a Matriz de Santa Quitéria, a Capela Santana Andiroba, a Praça Sadi Alves Vieira e o Centro Histórico.
Hospitaleiro por natureza, o pequeno e charmoso município é conhecido pela gentileza dos moradores que fazem questão de preservar as tradições mineiras. A economia local é fomentada pela agricultura e pecuária, gerando empregos e impulsionando novos negócios.
Com elevado potencial de urbanização, porém sem perder a simplicidade de uma pequena cidade, Ibirité está posicionada estrategicamente, e mesmo com a expansão, mantém a qualidade de vida com áreas de lazer e preservação da natureza.
Município de belezas naturais, com raízes nas atividades de mineração e agricultura, com bom potencial de desenvolvimento econômico. A Pedra Grande, acidente geográfico, localizado na cidade, é um atrativo para quem deseja caminhar, escalar e conferir o nascer e pôr do sol do alto.
A pequena cidade de cerca de 13 mil habitantes, integra o Circuito Turístico Veredas do Paraopeba e caminha, ainda que mais lentamente, rumo ao desenvolvimento.
A presença do Pico de mesmo nome, dos rios Veloso, São João e Ribeirão Itatiaia colocam Itatiaiuçu em destaque na RMBH. Os setores industrial e turismo são os que mais fomentam a economia local.
Jaboticatubas se destaca pelo seu ecoturismo, com paisagens como as cachoeiras da Serra da Contagem e do Bené, e as águas claras do Rio Bom Jardim. Essa riqueza de atrativos oferece aos moradores e futuros habitantes da cidade a possibilidade de viver em um ambiente tranquilo e conectado com a natureza.
A fábrica da Ambev, líder da América Latina, na produção de bebidas, está instalada no município. Mesmo com uma forte base industrial, a cidade conserva a tranquilidade, impulsionando a qualidade de vida.
Com elevada qualidade de vida e natureza preservada, Lagoa Santa está no caminho da Serra do Cipó e toda a região é conhecida pelas diversas alternativas de lazer e turismo.
Com fontes de água mineral, sendo considerado a maior estância hidromineral em vazão espontânea do mundo, o município tem na produção de hortaliças uma das principais atividades econômicas.
Com áreas de preservação ambiental como a Serra do Elefante, Mateus Leme ainda conserva um patrimônio cultural representado pela Estação Ferroviária e a igreja matriz de Santo Antônio, atribuída a Aleijadinho.
O município possui atividades industriais como montagem industrial e construção civil, mas são as Grutas Cerca Grande, Poções e Ballet, a igreja de São José, a Fazenda da Jaguara, o Pico da Roseira e suas ricas formações rochosas que atraem visitantes e potenciais moradores futuros.
Nova Lima chama a atenção pelo equilíbrio nos tipos de moradias, com condomínios completos de nível médio a luxo, além da elevada qualidade de vida e belas paisagens naturais, com opções de lazer e entretenimento.
Também é um município de belezas naturais que favorecem as atividades de ecoturismo como trilhas, cachoeiras e passeios de barco.
Os casarões coloniais e igrejas antigas contrastam com a modernidade dos novos empreendimentos imobiliários, tornando a cidade um lugar mais urbanizado, mas, ao mesmo tempo, charmoso e tranquilo.
Com um histórico importante na extração de ouro e o fato de ter construído a primeira igreja matriz de Minas Gerais, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a cidade conserva um conjunto arquitetônico barroco em meio a uma natureza que oferece trilhas, nascentes, ribeirões e cachoeiras em seu entorno.
Com pólo industrial diversificado nos setores de cerâmica, têxtil, farmacêutico e alimentício, sua importância econômica é relevante tanto local quanto a nível de estado.
As trilhas e cachoeiras, além do Parque Nacional da Serra do Gandarela, promovem um ecoturismo importante para a economia da cidade, que ainda preserva um conjunto arquitetônico setecentista, presente nas igrejas, capelas e casarões.
O município tem um dos principais sistemas de abastecimento de água da RMBH. Além dessa importante contribuição, as atividades econômicas se baseiam na agricultura e pecuária, enquanto a parte de turismo e lazer fica por conta da Prainha de Bernadas, da Lajinha de Grotas, do Mirante no Viamão, da árvore centenária de Pequi e das cachoeiras.
Uma das cidades históricas mais conhecidas nas proximidades da capital BH, Sabará tem um centro histórico charmoso com arquitetura colonial e patrimônios tombados. O tradicional Festival da Jabuticaba e o carnaval que acontecem todos os anos são as festividades que lotam a cidade e fortalecem a economia local.
O centro histórico preservado, as igrejas e casarões antigos, com uma infraestrutura de qualidade, fazem de Santa Luzia um bom lugar para morar. É uma cidade tranquila e próxima da capital, chamando a atenção de futuros moradores.
Com atividades industriais, mineradoras e agropecuárias, seu desenvolvimento econômico é diversificado e com espaço para crescimento a longo prazo.
Eventos tradicionais e esportivos como “Boi da Manta”, “Festa de São José”, “Festa do Divino”, “Caminho Sagrado”, “Delícias da Lapa”, “feira da Terra ao Prato”, “circuito XCO” e “Corre São José da Lapa” colocam o município em destaque. Por lá também está instalado o Parque Aquático Aquabeat, com a maior praia artificial do Brasil.
Com fácil acesso à capital e potencial para crescimento industrial, Sarzedo está estrategicamente localizada em uma área que combina urbanização com espaços verdes preservados.
O clima de interior e tranquilidade desse pequeno município, o menor em população da Grande BH, tornam Taquaraçu de Minas um lugar que transmite qualidade de vida. Suas ruas estreitas mantêm um fluxo agradável, onde a natureza impera, especialmente às margens do Rio Taquaraçu, onde moradores e visitantes aproveitam para apreciar a vista, banhar ou pescar em suas águas limpas.
Apesar de ainda ser considerada uma cidade dormitório, Vespasiano segue se destacando pelo potencial de desenvolvimento e crescimento em diversas áreas, sobretudo, imobiliária, atentas a regiões interessantes para a construção de condomínios completos ou até mesmo bairros planejados.
Situada no Vetor Norte da Grande BH, tem recebido investimentos públicos e privados, ampliando sua visibilidade como um lugar para comprar um apartamento ou instalar um novo negócio.
A Grande Belo Horizonte está em plena expansão econômica, com presença marcante de grandes polos industriais na região e crescimento da rede de comércio e serviços, com consequente geração de emprego e renda.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também chamada de Grande Belo Horizonte, tem atraído cada vez mais habitantes. Cansados do cotidiano caótico dos grandes centros urbanos, fugindo do stress, da agitação e do trânsito, as pessoas têm optado por um custo de vida mais baixo com mais qualidade de vida nas redondezas.
Sem dúvidas, é o ponto mais atraente. Nada de gastar horas e horas em um trânsito capaz de te deixar mais cansado do que um dia inteiro de trabalho. Outra vantagem pouco vista nas capitais é a oportunidade de conviver com a natureza e as suas belezas.
Viver longe da poluição das grandes cidades também é capaz de melhorar a sua saúde física e mental, além de poder aproveitar o tempo melhor com a família e praticar o seu lazer.
A infraestrutura de educação acompanha o desenvolvimento econômico da região. Já não é necessário se deslocar até Belo Horizonte para ter acesso à educação e qualidade. Podemos citar bons exemplos em Sete Lagoas, Lagoa Santa, Betim, Sabará e Ibirité.
Estes municípios contam com uma ampla rede de estabelecimentos de ensino municipal, estadual e particular, para várias faixas etárias, desde a Educação Infantil até a Universidade.
Os comércios são atraídos por lugares onde moram pessoas. Por isso, é cada vez mais fácil contar com a comodidade de todos os serviços por perto, desde uma padaria até um shopping. Não será muito difícil você encontrar a sua loja preferida nesses lugares.
Se a sua rotina continua em Belo Horizonte, não se preocupe. Por estarem próximas a capital, essas cidades possuem vias de acesso rápido para que você possa trabalhar ou estudar. Também já é possível encontrar transportes públicos que fazem esse caminho com agilidade
Nas regiões metropolitanas, a maioria dos empreendimentos contam com uma segurança reforçada, como muros, condomínios fechados, câmeras de seguranças, guarita e sistema de monitoramento. Assim, você pode ficar mais despreocupado com a integridade da sua família.
Para quem pensa que não terá nada de atrativo para fazer na cidade, está muito enganado. A maioria dos municípios oferece uma programação cultural diversificada, incluindo musicais, teatros, dança, além das tradições regionais.
A grande BH oferece muitas opções de lazer em contato com a natureza. São belezas naturais de diversos tipos: lagoas, cachoeiras, grutas, trilhas, lugares para escalada, parques e serras.
Piscina, espaço gourmet, academia, salão de festas são alguns dos atrativos principais das imobiliárias que estão investindo em empreendimentos fora da região central.
E o melhor, você poderá morar e desfrutar desses benefícios com um preço bem mais em conta.
Morar na Região Metropolitana de Belo Horizonte é viver com a tranquilidade do interior, usufruindo da estrutura da cidade, com emprego, educação e fácil acesso à metrópole.
Se você gostou deste artigo e deseja conhecer os empreendimentos da VIC disponíveis na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe comercial.
Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.