O que levar em conta na hora de escolher um decorador

O que levar em conta na hora de escolher um decorador

A fase de mudar para uma casa nova é sempre recheada de momentos divertidos e que exigem atenção. Montar o seu novo lar requer um cuidado meticuloso e cada detalhe faz a diferença. Desde a escolha das cores presentes até os móveis que vão compor o ambiente, tudo faz parte da decoração. E para garantir que tudo seja feito de forma harmoniosa, o ideal é deixar essa tarefa nas mãos de um decorador.

As vantagens de deixar um decorador tomar conta do seu projeto

É possível desenvolver um projeto de decoração por conta própria, porém, isso pode demandar um tempo e mão de obra muito grandes. Por ter uma bagagem de trabalhos na área e estudar sobre o assunto, um decorador pode transformar sua casa com agilidade e expertise. Além disso, você pode estar focado em alguns pontos que podem não ser os mais importantes no projeto. 

E se você é dos econômicos, saiba que pode sair mais barato contratar um profissional do que decorar sua casa por conta própria. Ele com certeza vai saber onde encontrar os melhores produtos pelos menores preços. Alguns decoradores, inclusive, podem fazer grandes compras para diversos clientes, adquirindo assim descontos que provavelmente você não conseguiria sozinho.

Eu consigo contratar um decorador?

Ao pensar no serviço de decorador, a maioria das pessoas imagina ser algo inalcançável. Porém, essa realidade já mudou muito hoje em dia. Os honorários de um projeto completo para uma área de 10 m² a 59 m² custam a partir de R$76,00 segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores. 

Isso sem contar que já existem pessoas que trabalham por meio da internet e entregam projetos online. Essa facilidade permite que você contrate profissionais de outras localidades e com um preço mais acessível. Pondo tudo na ponta do lápis, mesmo contratando um decorador da maneira tradicional, essa opção costuma ficar mais barata do que fazer tudo sozinho. 

Como achar o profissional ideal

Para que o projeto dos sonhos não acabe virando um pesadelo, é preciso encontrar o decorador ideal. Para você acertar em cheio na sua decisão, aqui vão algumas dicas do que levar em conta na hora de escolher um decorador:

Procure nos lugares certos 

O primeiro passo é encontrar os profissionais que te interessem. Para isso, é necessário saber bem o que está procurando e buscar nos lugares certos. No site da Associação Brasileira de Designers de Interiores é possível consultar a lista de decoradores que fazem parte da entidade. Outro método simples, e muito efetivo, é verificar com amigos, colegas e vizinhos se eles possuem indicações. 

Analise trabalhos anteriores

A próxima etapa é uma das mais importantes: verificar o portfólio do decorador. Cada um possui seu estilo pessoal e as marcas características que deixam nos seus trabalhos. Você precisa encontrar alguém que consiga desenvolver um projeto que coincida com o que você já tem em mente. Além de, claro, verificar a qualidade do trabalho de cada profissional.

Teste a sintonia pessoalmente

Quando já tiver elaborado uma lista com nomes interessantes e que desenvolvam um trabalho próximo ao que você procura, é hora de partir para o contato pessoal. Marque um encontro e teste essa sintonia para ter certeza de estar contratando o decorador certo.

Busque suas próprias referências

Outro passo importantíssimo é procurar referências do que você espera para a decoração da sua casa. O Pinterest é uma ótima ferramenta para selecionar imagens de referência. Por meio dele você pode, inclusive, criar uma pasta colaborativa onde você e o decorador vão compartilhando boas ideias.

Chegue ao orçamento ideal

Por fim, é necessário que tudo isso esteja dentro do que você consegue pagar. O valor do projeto, os honorários do decorador e  o que precisará ser comprado, pode variar bastante. Discuta com o profissional escolhido e chegue a um consenso acerca do quanto você pode desembolsar. Isso inclui quantos cômodos serão decorados, a metragem dos mesmos, horas de trabalho, dentre outros.

Contratar um decorador é uma das melhores formas de garantir o sucesso e alcançar seu objetivo final, tornando sua casa um lugar mais agradável de se viver. Seguindo as dicas que demos aqui, com certeza você encontrará o profissional ideal para esse trabalho. 

Quer mais dicas de decoração? Veja neste blogpost algumas dicas de cores de tinta para as paredes da sua casa e como escolher os tons corretos.

 




Veja também


Sete dicas de entretenimento em Sete Lagoas

Sete dicas de entretenimento em Sete Lagoas

Chegou o momento de sair do aluguel e, com ele, a procura de um lugarzinho especial para se mudar. Saiba, então, que existem várias cidades na Região e Colar Metropolitano de Belo Horizonte prontas para te receber. Mais tranquilidade e qualidade de vida, sem abrir mão...