Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    O que fazer em Sorocaba: 12 passeios e pontos turísticos para conhecer

    Sorocaba é uma cidade do interior de São Paulo com uma rica história e cultura. Com uma ampla variedade de atrações turísticas, culturais, espaços ao ar livre e opções gastronômicas o município oferece experiências incríveis para todos os gostos e interesses.

     

    Se você tiver em dúvida sobre o que fazer em Sorocaba, com certeza vai se encantar com as várias possibilidades que ela tem a oferecer. O lugar mistura muito bem a infraestrutura de cidade grande com o clima gostoso do interior.

    Sorocaba tem uma cultura dinâmica, com bastante cor, monumentos históricos e espaços verdes. Essas características a tornam uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

    Portanto, se você está pensando em se mudar para Sorocaba ou em visitar a cidade, aqui está uma lista do que fazer por lá. Confira!

    O que fazer em Sorocaba?

    Localizada a 97 km da cidade de São Paulo, Sorocaba possui localização privilegiada entre a capital e o interior do estado. 

    Cercada por vários parques, é fácil encontrar lugares com áreas verdes pela cidade. Por isso, caminhar pelas ruas do centro já é um passeio turístico.

    Ficou interessado? Veja a seguir tudo sobre o que fazer em Sorocaba!

    Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas

    Perfeito para quem quer fazer um passeio ao ar livre, o Jardim Botânico de Sorocaba conta com um palacete de cristal que abriga diferentes biomas de vegetação. 

    Além de um jardim de plantas medicinais, orquidário, roseiral, um apiário com espécies nativas de abelhas, mirantes e muito verde.

    Um lugar bem agradável e excelente para ir em família ou grupo de amigos. O local também é ótimo para prestigiar algum evento que esteja acontecendo como concertos, exposições e oficinas.

    Fazenda Ipanema

    A Fazenda Ipanema é um antigo sítio histórico e cultural com ruínas de mais de 200 anos de história do berço da indústria metalúrgica brasileira.

    Excelente para a visitação com a família e amigos, é muito utilizado por fotógrafos, o que faz com que a fazenda esteja sempre movimentada. 

    Belas paisagens, uma linda represa e quedas d’água, diversas trilhas guiadas em meio a natureza, é bastante frequentada também por ciclistas. Não se esqueça de incluí-la na sua lista de coisas para fazer em Sorocaba!

    Parques e áreas verdes de Sorocaba

    Se você gosta de natureza e espaços verdes, Sorocaba é perfeito. Por isso, quando estiver por lá, não deixe de conhecer:

    Parque das Águas

    Próximo ao Jardim Botânico, recebe grandes eventos da cidade. O local oferece uma ótima infraestrutura, um lago central, pistas de skate, corrida, ciclismo e áreas perfeitas para um bom piquenique.

    Parque Natural Chico Mendes

    É um espaço fantástico para passear em meio à natureza, com parque infantil, quiosques com churrasqueiras, mesas de piquenique, muito verde e lagos.

    Kasato Maru 

    É um parque temático com decoração sino-japonesa. Próximo ao centro de Sorocaba, é onde acontecem os festivais orientais da cidade.

    Parque do Campolim

    É um parque mais linear, ideal para atividades educativas, culturais e shows musicais. Dispõe também de área recreativa, lago e pista de caminhada, ideal para aqueles que buscam praticar esportes e lazer.

    Museus, Capelas e Monumentos Históricos

    A cidade de Sorocaba tem muitas histórias, por isso, é bem comum encontrar por lá algo que desperte seu interesse. A cidade tem várias opções de museus. Algumas atrações merecem destaque, como o Museu Histórico Sorocabano e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

    Museu Estrada de Ferro Sorocabana

    No Museu Estrada de Ferro Sorocabana você pode conhecer mais sobre o modo de transporte historicamente significativo no Brasil. O museu é composto por muitos objetos, materiais, fotografias e outros itens relacionados às ferrovias.

    Palacete Scarpa

    Não deixe de conhecer, também, o Palacete Scarpa, um dos marcos históricos mais importantes da cidade e um dos cartões postais de Sorocaba. Atualmente, o Palacete Scarpa abriga a Secretaria de Cultura e Lazer (Secult).

    Capela de Nossa Senhora Aparecida

    A Capela de Nossa Senhora Aparecida, construída em 1785 e a segunda no Brasil dedicada a ela, é outro marco importante da cidade. A primeira está localizada no município de Aparecida, no Vale do Paraíba.

    Biblioteca Municipal

    Se você gosta de ler, um lugar imperdível em Sorocaba é a Biblioteca Municipal. Ela possui um acervo de valiosas publicações sobre a história de Sorocaba, incluindo livros, periódicos acadêmicos e revistas.

    Padaria Real

    Uma atração turística muito famosa na cidade é um tradicional petisco brasileiro. A coxinha!

    Fundada em 1957, a Padaria Real é a responsável pela famosa iguaria. Sequinha, fresquinha e saborosa. Você não pode deixar de conhecer! Ela é considerada uma das melhores do Brasil.

    E são dois tipos de recheio, a tradicional e a com catupiry. Sempre no primeiro dia do mês acontece um festival de coxinhas com sabores diferenciados. É um sucesso!

    Zoológico de Sorocaba

    O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, é considerado um dos mais completos da América Latina. O zoológico foi escolhido, em 1993, como símbolo de Sorocaba.

    Passeio perfeito para as crianças e também adultos. O destino turístico busca proporcionar aos visitantes uma conexão com a natureza. Uma série de programas de educação ambiental e projetos de pesquisa locais também é realizada no local.

    O forte do Zoológico de Sorocaba são os animais da fauna nacional, principalmente aqueles em risco de extinção. 

    Clube de Campo Sorocaba

    O Clube do Campo Sorocaba é especialista em oferecer lazer e atividades esportivas para toda a família. O objetivo é melhorar a experiência do visitante e proporcionar um lugar para promover memórias felizes.

    O complexo tem uma estrutura diferenciada e conta com campos de futebol, quadras de tênis e squash, campo society e uma piscina semi-olímpica. Sem contar que o clube ainda possui um excepcional parque aquático que inclui uma piscina que cria ondas artificiais.

    Mercado Municipal de Sorocaba

    O Mercado Municipal de Sorocaba foi projetado em linhas art-déco, é grande, soberbo e suntuoso. Foi considerado na época como um dos mais belos do interior do Estado. O local é um dos cartões de Sorocaba, e junto ao monumento do relógio doado pela cultura japonesa, possuem um enorme valor cultural. 

    De fácil acesso, oferece os produtos que todo mercado tradicional precisa ter: comércio de produtos alimentícios, acessórios em geral, artesanato, presentes, bolsas e até flores. O mercado também é muito frequentado pelos moradores das cidades vizinhas, que vêm em busca da grande variedade de produtos que o lugar oferece. Vale a pena conhecer!

    Para quem não dispensa dar aquela passadinha no shopping, Sorocaba possui 5 empreendimentos comerciais espalhados pela cidade. Todos com as principais lojas âncoras, bastante variedade de produtos, praça de alimentação, além de cinemas.

    Entre tantas opções para o entretenimento, fica até difícil escolher o primeiro local para conhecer em Sorocaba. Que tal aproveitar para conhecer 5 benefícios de morar na cidade e tudo que o lugar oferece para você e sua família!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...