Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    O que fazer em Santa Cruz, no Rio de Janeiro? Conheça 6 atrações da região

    Se você está procurando por um lugar para uma passeio em família ou uma região para morar com ótimas opções de lazer aos finais de semana, a região de Santa Cruz no Rio de Janeiro pode ser exatamente o que você está procurando. Com uma variedade de opções de lazer e passeios, esta área tem algo para todos os gostos.

    Neste post, vamos destacar alguns dos atrativos imperdíveis em Santa Cruz, incluindo opções de lazer, praias, parques naturais, espaços históricos e muito mais. Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre essa região, continue lendo para descobrir tudo o que ela tem a oferecer.

    Onde passear em Santa Cruz?

    Santa Cruz conta com uma infraestrutura que atende às necessidades de seus moradores e de quem visita a região para aproveitar ao máximo seus momentos de descanso, em família, com amigos ou seu par.

    Santa Cruz foi o segundo bairro imperial no Rio de Janeiro. O título se deu pelo fato da região possuir inúmeros patrimônios relacionados ao período do Império. E também por estar ligado ao seu papel na concretização da independência do Brasil.

    Vários patrimônios relacionados ao período podem ser encontrados na região, como as ruínas do Matadouro, o conjunto arquitetônico da Ponte dos Jesuítas e a Casa Veraneio. Um projeto de lei foi sancionado e incluiu passeios turísticos pelos principais pontos imperiais da região. As visitas são mensais e são agendadas pelo portal Descubra Santa Cruz

    Atualmente, a região é conhecida por seu Distrito Industrial, que abriga grandes instituições como o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS) e a Fábrica Carioca de Catalisadores.

    Outra característica de sua infraestrutura é a proximidade com o Porto de Itaguaí, inaugurado em 1982 e um dos mais modernos da América Latina. Todo o complexo industrial é atendido na região e é um dos maiores portos de exportação de mineração do Brasil.

    A área também é conhecida por ter uma infraestrutura bem desenvolvida, com comércio diversificado com muitas lojas, bares e restaurantes. Também conta com várias opções diferentes de entretenimento, como parque temático, quadra de escola de samba, shopping, complexo desportivo e muito mais.

    A localização no Rio de Janeiro também é privilegiada de atrativos na natureza como passeios em parques e nas praias próximas, ótimas opções para passear com a família e curtir um final de semana.

    Veja a seguir, algumas opções do que fazer em Santa Cruz.

    Ecomuseu de Santa Cruz

    O Ecomuseu de Santa Cruz está localizado na antiga sede administrativa do matadouro público, no quarteirão histórico do Matadouro.

    Com a missão de preservar o patrimônio cultural da região, desenvolve várias atividades educativas, de comunicação, documentação e pesquisa relacionadas a sua história. 

    A participação da comunidade no local é muito bem-vinda e há muitos incentivos para isso. Excelente lugar para passear com a família e conhecer mais sobre Santa Cruz.

    Praça Afonso Viseu 

    Conhecida como Praça do Alto, a Praça Afonso Viseu é a porta de entrada para a Floresta da Tijuca. É um espaço aconchegante, um ponto onde as pessoas recarregam suas energias após contemplar as belezas do Parque Nacional.

    Um grande chafariz de pedra chama a atenção em meio a vegetação. Localizado no centro da Praça, o Chafariz de Grandjean foi o último trabalho do escultor francês Grandjean de Montigny. 

    Ideal para levar crianças e pets, o ambiente é ótimo para se fazer um piquenique e descansar em meio à natureza. Você não pode sair da cidade sem dar uma passadinha por lá.

    Igreja Nossa Senhora da Conceição

    A Igreja Nossa Senhora da Conceição é a primeira igreja que se tem registro nas terras de Santa Cruz.  É a segunda maior igreja católica da cidade, atrás apenas da Catedral Metropolitana.

    No início de 1950, ela foi reconstruída com uma arquitetura modernista e um projeto inovador. Foram incluídas na planta do templo a construção de um cineteatro, proporcionando à população local, acesso a atividades culturais e de lazer. 

    Em 2013, após sua última reforma, a paróquia recebeu a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e, a partir daí, milhares de pessoas de todo o mundo passaram a conhecer as instalações da igreja.

    Mirante Imperial de Santa Cruz

    O mirante era usado pelos padres jesuítas como uma atalaia (espécie de observatório). No período imperial foi construído nesse mirante um observatório octogonal, que era frequentemente visitado por D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. 

    Conhecido pelos santacruzenses como Morro do Mirante, ou do Cruzeiro, hoje funciona um reservatório da CEDAE. Ótimo lugar para passear e observar toda a região do alto. 

    Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz

    Você não pode deixar de conhecer a quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz (ou simplesmente Santa Cruz). Uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro.

    Muito envolvida com os projetos sociais da região, a Santa Cruz sempre esteve ligada às manifestações culturais do seu bairro. O local tem muitas festas abertas ao público, atividades variadas voltadas para crianças, jovens e adultos, aulas de reforço para os estudantes, dentre outros.

    A cantina promove uma feijoada muito famosa. Ela reúne pessoas de todas as idades e lugares que aguardam ansiosos pelo dia dessa maravilha. Quem come uma vez sempre volta!

    Santa Cruz Shopping

    O Santa Cruz Shopping é uma das referências da região trazendo diversas comodidades, serviços e experiências aos moradores do bairro e do seu entorno. O centro comercial conta com praça de alimentação, tem uma ampla variedade de lojas e agências bancárias. 

    Sua localização privilegiada, próxima a estação ferroviária de Santa Cruz,  torna o espaço um grande ponto de encontro de pessoas, seja para passear ou resolver suas demandas nos serviços ofertados. 

    Atividades de lazer e passeios no Santa Cruz

    Para quem mora em Santa Cruz ou mesmo para os visitantes, a região oferece diversas opções de atividades de lazer. Uma delas é o passeio ciclístico, que acontece todos os anos e é muito famoso por se tratar de uma “excursão” que visita os lugares históricos.  

    Para participar, basta se inscrever na Administração do Santa Cruz Shopping, que informa a próxima data e o roteiro do passeio, que inclui as ruínas do Matadouro. 

    O Batalhão de Engenharia Villagran Cabrita e a Base Aérea de Santa Cruz são outras opções lugares muito interessantes para conhecer na região. É possível também, participar de encontros culturais e visitar locais históricos, como a Fonte Wallace, a Ponte dos Jesuítas e o Museu da Casa da Moeda do Brasil.

    O bairro também tem proximidade com diversas praias da região, acessíveis a apenas alguns minutos de carro. As praias de Abricó, Barra de Guaratiba, Recreio, Grumari e Prainha são as principais alternativas utilizadas pelos moradores.

    Como você viu, a região de Santa Cruz é uma boa alternativa de moradia, especialmente para quem procura um lugar que ofereça variedade na medida certa. Venha conhecer os benefícios de morar em Santa Cruz e se encantar com as riquezas históricas e culturais daqui.




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...