Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    O que fazer em Itapecerica da Serra: veja as melhores dicas de turismo na cidade

    O estado de São Paulo é conhecido pela diversidade de boas cidades em infraestrutura e  qualidade de vida. Localizada na região metropolitana, você pode ter dúvidas sobre o que fazer em Itapecerica da Serra caso resolva comprar um imóvel por lá.

    Para começar, você vai morar bem perto da capital sem ter que enfrentar o burburinho e correria de SP. Além disso, no aspecto turístico, Itapecerica da Serra pode surpreender com alternativas de passeios e entretenimento para crianças e adultos. 

    Foi pensando nisso que trouxemos neste post um pequeno guia de turismo para você saber o que fazer em Itapecerica da Serra. Continue lendo e veja as principais atrações dessa cidade encantadora do interior paulista!

    Como é a infraestrutura de Itapecerica da Serra?

    Antes de falar sobre o turismo de Itapecerica da Serra, vale conhecer um pouco sobre a cidade e sua infraestrutura. Distante apenas 36 km da capital São Paulo e com cerca de 180 mil habitantes. 

    Pertencente à Região Metropolitana, faz divisa com as cidades de Barueri, Cotia, Embu e Osasco e conta com um PIB bem distribuído entre serviço, indústria, administração pública e agropecuária. 

    Se você planeja a compra de um apartamento e estuda a possibilidade de morar em Itapecerica da Serra, saiba que vai encontrar tudo o que precisa sem precisar ir tão longe: 

    • academias;
    • bancos;
    • cartório;
    • escolas,
    • farmácias;
    • hospital;
    • hotel;
    • loterias;
    • lojas;
    • postos de gasolina;
    • shopping;
    • supermercados;
    • unidades de saúde;
    • universidades. 

    O que fazer em Itapecerica da Serra?

    Apesar de ser tão próxima da capital, Itapecerica da Serra conserva a tranquilidade e conforto de uma cidade menor, mas bem-estruturada. Com seu clima subtropical e bastante área verde, há muito o que se fazer dentro do município. 

    Selecionamos os principais atrativos e pontos turísticos para você se nortear caso queira passar um fim de semana ou quando se mudar de vez para a cidade!

    Templo Kinkaku-ji

    A versão brasileira do templo japonês com sede em Kyoto traz o mesmo nome que significa “Templo do Pavilhão Dourado”. São mais de 40 mil metros quadrados compostos por diversos jardins orientais, árvores e quedas d’água, formando um lindo mini bosque. 

    Há também um lago com carpas coloridas, além de uma trilha curta em meio à vegetação que leva até o templo principal. Apesar de não ter um objetivo turístico, o templo é muito visitado devido à beleza e tranquilidade — um lugar ideal para a prática de meditação e renovação das energias.

    Festa do Peão de Boiadeiro

    A tradicional festa realizada todos os anos no mês de julho em Itapecerica da Serra atrai não só os moradores, mas pessoas de vários lugares. É um atrativo que reúne quem vem das cidades vizinhas, da capital e até mesmo de outros estados. 

    A maior festa do peão da Grande São Paulo reúne artistas locais e de projeção nacional, com uma estrutura de alto padrão. A praça de alimentação é um convite para apreciar as diversas iguarias, enquanto a na arena se confere apresentações de montaria profissional em cavalos e touros.

    Parque Ecológico da Represinha

    Um dos lugares mais visitados de Itapecerica da Serra, o Parque da Represinha conta com uma área de preservação da Mata Atlântica nativa. São 4,3 hectares de rica flora e fauna, em uma área com trilhas, pontes, lagos, decks e um observatório. 

    A estrutura também oferece banheiros para os visitantes, tudo muito bem projetado para um dia agradável de entretenimento para toda a família. As crianças se divertem com a pesca esportiva onde o lema é “pescar e soltar” estimulando a conscientização ambiental.

    Represa de Guarapiranga

    O reservatório de água está, na verdade, localizado entre São Paulo, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra. Um importante monumento que abastece mais de 4 milhões de pessoas no estado de São Paulo, além de conter as cheias dos rios. 

    A atração turística e de lazer fica por conta das atividades náuticas, promovidas pelos clubes de iatismo do local, com escolas que oferecem cursos de windsurf, wakeboard e kitesurf. 

    Por lá o visitante pode passear de barco, lancha e ainda se refrescar na piscina do local, além de utilizar toda a estrutura do parque que conta com lanchonetes, campos de futebol, quadras esportivas, lago, trilhas e brinquedoteca.

    Templo Enkoji

    Conhecido como Templo do Círculo Luminoso na área rural de Itapecerica da Serra, a construção iniciada nos anos noventa foi inaugurada em 2001. No templo são realizadas celebrações e cerimônias budistas, meditação Zazen, cursos e retiros espirituais.

    Cidade das Abelhas

    Apesar de não estar dentro da cidade, quem mora em Itapecerica da Serra chega em poucos minutos no Parque localizado na vizinha Embu das Artes. É um passeio que vale muito a pena, especialmente para as crianças que têm a oportunidade de aprender sobre as abelhas. 

    Os pequenos de 2 a 12 anos podem conhecer o apiário e ter contato com as abelhas selvagens, sempre com monitoria. Há também o Museu de Apicultura dentro do parque e uma estrutura com som de cinema e bonecos de dinossauro, onde se confere a história desses répteis. 

    São 100 mil metros de mata preservada e nascentes , para maior interação com a natureza, ensinando a importância da proteção e preservação ambiental. A Cidade das Abelhas é um excelente atrativo para visitar em apenas um dia e desfrutar com a família e amigos. 

    Litoral Paulista

    Para quem gosta da combinação de verão, sol e mar, Itapecerica da Serra está há apenas 1h30 distante das praias do litoral paulista. Em pouco tempo, de carro, se chega em Santos, Praia Grande e Guarujá para um fim de semana divertido à beira da praia. 

    Agora você já sabe o que fazer em Itapecerica da Serra e que a cidade oferece uma gama de possibilidades atrativas e turísticas. Com isso, dá para perceber que, embora seja uma cidade interiorana, é muito fácil encontrar algo para fazer e planejar entretenimentos felizes e tranquilos. 

    Se você gostou deste post e deseja conhecer mais sobre esse município da Grande São Paulo veja detalhes de como é morar em Itapecerica da Serra considerando os aspectos mais importantes em infraestrutura!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...