Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    5 cuidados com as crianças no verão

    Cuidar das crianças no verão requer atenção especial para garantir seu bem-estar. As crianças são mais suscetíveis aos efeitos do calor e do sol do que os adultos. Mantenha as crianças hidratadas, vista roupas leves, aplique protetor solar, ofereça água regularmente e evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes.

     

    De todas as estações do ano, ter cuidado com as crianças no verão é fundamental e pode evitar sérios problemas. É preciso adotar medidas preventivas para garantir um máximo de proteção e contar com estruturas adequadas para os pequenos.

    As atividades ao ar livre são mais frequentes nessa época, com maior exposição ao sol e a elevadas temperaturas. As crianças não conseguem dimensionar os perigos que envolvem a falta de precaução, por isso, essa é uma responsabilidade dos adultos. 

    Neste post trazemos ideias do que fazer com as crianças nos dias quentes, de calor intenso em pleno verão. Continue lendo e veja 5 dicas de cuidados que se deve ter com a criançada durante as atividades!

    O que fazer no verão com as crianças?

    Uma das estações mais alegres, o verão ocupa boa parte do calendário brasileiro, já que vivemos em um país tropical. Os dias ensolarados começam cedo e para quem tem crianças em casa é preciso pensar em uma programação divertida.

    Morar em apartamento e manter os pequenos trancafiados em um ambiente fechado pode  causar tédio e certa irritabilidade. O ideal é aproveitar a área de lazer do condomínio para minimizar os incômodos do calor e permitir que as crianças se sintam mais confortáveis. 

    As férias escolares, os recessos e os fins de semana podem ser mais tranquilos e amenos com atividades ao ar livre. Fora do condomínio, os parques, clubes e cachoeiras são os lugares que as famílias vão para deixar as crianças se refrescarem. 

    Já para quem prefere não ir muito longe, as piscinas e playgrounds do condomínio são excelentes alternativas. Você pode convidar vizinhos com filhos para uma espécie de colônia de férias com atividades e brincadeiras conforme as idades das crianças, o que além de divertir, promove a integração e socialização na infância. 

    O salão de festas pode servir de palco para uma versão “Master Chef mirim” nos horários em que o sol não estiver favorável ao ar livre. Com cardápios de verdade ou massinhas para simular as receitas, vale estimular as crianças e até fazer um concurso do prato mais gostoso ou criativo.

    Quais os principais cuidados que se deve ter com as crianças no verão?

    Seja qual for a ideia para um verão mais interessante, é primordial ter atenção e cuidado, sobretudo com a saúde dos pequenos. São seres mais frágeis, com pele e organismo sensíveis, por isso, trouxemos algumas dicas de precaução!

    Tenha cuidado com o sol

    O sol é importante e necessário, porém, é preciso seguir a orientação de especialistas que indicam o melhor horário de exposição que é antes das 10h e depois das 16h, seja para crianças ou adultos.

    Ebook primeiro apartamento

    O excesso de sol, sem a devida proteção pode desencadear um quadro grave de insolação e provocar danos em órgãos vitais. Se nos adultos o risco é grande, nas crianças os sintomas surgem rápido e se não percebidos a tempo podem evoluir para o coma e até óbito.  

    Com tanto calor, a piscina é um convite tentador para ficar dentro da água o dia inteiro, mas não é saudável e nem mesmo recomendado. O contato direto com o cloro, por exemplo, pode causar irritabilidade na pele.

    Não economize no protetor solar a qualquer momento que a criança estiver em ambiente externo, mesmo que não seja na piscina ou fora do horário indicado. Os raios solares podem fazer mal inclusive na sombra, por isso, escolha um produto próprio com o fator mais alto possível.

    Invista em roupas adequadas

    As roupas infantis para o verão são produzidas com tecnologia de proteção solar UV, evitando que a pele sofra com os efeitos prejudiciais do sol. Além da segurança, os pequenos ficam estilosos já que as peças costumam ser coloridas com temas aquáticos. 

    O custo-benefício de investir em camisas próprias para uso em piscinas ou em atividades que exigem esforço físico é percebido quando as crianças brincam durante horas e ao final do dia dormem tranquilas se se queixarem de qualquer incômodo.

    Previna a ação de insetos

    No verão, os pernilongos, muriçocas e borrachudos costumam aparecer em bando e fazer um estrago na pele humana, especialmente, daqueles que são alérgicos. Não espere seu filho surgir com caroços e reclamando das inconvenientes picadas. 

    Recorra aos repelentes infantis combinando o uso com os protetores solares, pois a camada de produtos inibe e dificulta a ação dos indesejáveis insetos. Assim, os pequenos podem se divertir sem que os adultos tenham que, o tempo todo, se preocupar com esse tipo de situação.

    Cuide da alimentação dos pequenos

    A alimentação é mais um ponto de cautela quando se trata de crianças no verão e precisa ter um cardápio mais leve e saudável possível. As frutas e legumes devem ser oferecidos o dia inteiro, pois contêm níveis importantes de nutrientes que ajudam a manter o organismo mais protegido. 

    Dê preferência a alimentos de fácil digestão, que auxiliem na hidratação, deixando as crianças com a sensação de bem-estar. Os sucos, sorvetes e sanduíches naturais são boas ideias de lanches, estilo piquenique, na programação de verão para os pequenos.

    Hidrate bastante as crianças

    A hidratação é primordial no verão e as crianças, assim como os idosos têm mais dificuldade para lembrar de beber água. Logo, estimule ao máximo conscientizando seu filho do quanto é importante o consumo de água para crescer forte e saudável. 

    Alterne a água com sucos naturais ou até mesmo com águas saborizadas, feitas com frutas cítricas e nutritivas. O importante é que ao longo do dia, com a perda de líquido por meio do suor, todos estejam devidamente hidratados para uma boa noite de sono e disposição no dia seguinte. 

    Vale ressaltar a importância de supervisão durante as atividades externas, principalmente em locais com piscinas e brinquedos em altura. É preciso ficar de olho nas crianças que não conseguem pensar nos riscos e apenas aproveitam o que estiver disponível para diversão. 

    As atividades com crianças no verão são sinônimo de momentos felizes desfrutados ao lado da família e amigos. Com os cuidados e estrutura certas, a estação preferida dos brasileiros será mais segura e agradável para os adultos e, especialmente, para os pequenos. 

    Gostou deste post? Então aproveite e confira mais um artigo com ideias criativas para passar as férias em casa aproveitando os espaços do apê e área de lazer do condomínio!




    Veja também