Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    O que é uma casa inteligente? Como transformar seu lar num smart home

    A tecnologia digital avançou para um nível que em um passado não muito distante, as pessoas não imaginariam ser possível. O conceito de casa inteligente vem se tornando cada vez mais popular devido às facilidades de realizar tarefas básicas de forma automática. 

    Engana-se quem pensa que uma moradia tecnológica é feita de equipamentos e produtos extremamente caros. Com um bom planejamento e dispositivos certos, qualquer um pode ter acesso e se beneficiar dos recursos e aplicativos digitais. 

    Ficou curioso para saber como funciona uma casa inteligente? Continue lendo, veja os benefícios desse tipo de residência e quais são os principais dispositivos para montar sua casa!

    O que é uma casa inteligente?

    Conhecida como smart home, a casa inteligente é toda equipada com soluções tecnológicas, integradas e conectadas. A ideia é de uma vida mais prática e econômica, além de melhorar a segurança em diversos aspectos. 

    São muitos os produtos e equipamentos que podem ser automatizados com controle à distância ou por comandos de voz. Na casa inteligente os aparelhos e itens começam a funcionar em horário pré-determinado ou imediatamente após a ação planejada de uma pessoa.

    Como funciona uma smart home?

    A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia por trás das home smart, em um conceito que estabelece a conexão de objetos, ligados à internet. Esses objetos podem ser máquinas, eletrodomésticos, automóveis e itens como lâmpadas, cortinas e câmeras de segurança. 

    Quando acionados pela IoT, os objetos coletam e transmitem dados, executando tarefas de acordo com os comandos. Eles obedecem à voz, acionamento por aplicativo ou pela programação prévia de rotina como, por exemplo, ligar e desligar em determinados horários do dia.

    Quais são os benefícios de ter uma casa inteligente?

    A modernidade chegou para todos, trazendo uma série de vantagens, e agora com o intuito de favorecer todas as classes. Veja alguns dos benefícios de ter um home smart!

    Praticidade

    Para visualizar o lado prático de uma casa inteligente, tome como exemplo os dias de intenso calor. Antes de chegar em casa você pode ligar o ar-condicionado e manter o ambiente climatizado para uma temperatura mais refrescante e assim não sentir tanto os efeitos de um apê que passou o dia inteiro fechado. 

    A roupa pronta para estender é resultado de uma programação antecipada da lavadora que fará todo o processo na sua ausência. Vale também para a cafeteira, que prepara o café enquanto você leva o lixo na área de descarte do condomínio.

    Economia 

    Em muitas casas, os equipamentos e lâmpadas tendem a ficar ligados mais tempo do que o necessário, gastando energia e a vida útil do produto. As programações da IoT podem gerar uma boa economia, ao ligar as luzes ou eletrodomésticos somente quando são utilizados.

    Ebook primeiro apartamento

    Com maior controle sobre o uso elétrico em casa, você consegue também minimizar os riscos de queima de termostato ou de um aparelho inteiro. Em pouco tempo é possível sentir uma redução significativa nos gastos com energia.

    Comodidade

    O envio de comandos por meio do app no celular oferece uma comodidade incrível, seja pela distância ou porque você não quer se levantar para fechar a cortina ou apagar uma luz, por exemplo. 

    A preguiça de levantar e ligar o videogame, quando já não se está afim de assistir TV, por exemplo, muitas vezes faz com que os moradores vejam o que não estão interessados. Os aparelhos conectados ao televisor e integrados uns aos outros pela IoT são facilmente ligados e desligados sem precisar sair do lugar. 

    Em uma casa inteligente tudo é feito para que os moradores tenham o máximo de conforto e facilidades que antes não tinham. Com o dia a dia facilitado, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades dentro de casa.

    Quais são os dispositivos mais populares para uma casa inteligente?

    Citamos alguns exemplos de dispositivos ao longo do texto, que podem ser usados em uma home smart. No entanto, podemos pensar de forma mais abrangente e listar as soluções possíveis, com descrição de produtos, equipamentos e objetos. São eles:

    Smart speakers

    São os assistentes virtuais ativados por comando de voz e que podem ser úteis para fazer pesquisas, tocar músicas, acionar alarmes, fornecer informações atualizadas sobre o trânsito ou previsão do tempo – os mais conhecidos da atualidade são Alexa, da Amazon e Google Assistente.

    Iluminação inteligente

    As luzes acesas em um ambiente vazio geram um custo a mais, ao passo que nem sempre é preciso manter todas acesas ou com uma iluminação tão forte. As tecnologias usadas em uma casa inteligente possibilitam a desativação ou redução gradual da luz, controladas pelo aplicativo.

    Segurança 

    Imagine que em uma viagem, sem ninguém em casa, você queira simular a presença, para dar a impressão de movimentação interna, mesmo com sistema de segurança no condomínio. Em determinados períodos do dia ou da noite é possível recorrer ao interruptor inteligente para acender e apagar as luzes, inibindo a ação de pessoas mal-intencionadas. 

    Por outro lado, a sensação de ter esquecido algo ligado sem poder voltar para conferir é algo que pode acabar com qualquer passeio. Com um sistema inteligente de comando à distância, você não só evita o problema como reduz os custos que teriam por um longo período ligados. 

    Câmeras de monitoramento, internas e externas, sistemas e alarmes e sensores, tudo isso pode ser integrado e conectado em um mesmo sistema. Além de poder conferir as imagens em tempo real, você ainda recebe a notificação em caso de movimentação não  prevista nos ambientes monitorados. 

    As portas e janelas podem ganhar fechaduras inteligentes, do tipo que somente podem ser abertas pelo lado de dentro ou com a ajuda de um aplicativo. Embora os apartamentos convencionais sejam entregues sem tecnologias conectadas, é muito fácil transformar o apartamento em uma home smart. 

    Um cenário automatizado, antes visto somente nos filmes e imaginado em casa de gente rica, agora é parte da realidade monetária de toda a população. A casa inteligente é uma realidade a ser considerada, tanto pelas vantagens quanto para aderir a uma modernidade que faz muito sentido na rotina corrida na maioria dos lares. 

    Gostou do post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber direto na sua caixa de entrada os conteúdos atualizados da VIC Engenharia, sobre esse e outros assuntos!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...