A tecnologia digital avançou para um nível que em um passado não muito distante, as pessoas não imaginariam ser possível. O conceito de casa inteligente vem se tornando cada vez mais popular devido às facilidades de realizar tarefas básicas de forma automática.
Engana-se quem pensa que uma moradia tecnológica é feita de equipamentos e produtos extremamente caros. Com um bom planejamento e dispositivos certos, qualquer um pode ter acesso e se beneficiar dos recursos e aplicativos digitais.
Ficou curioso para saber como funciona uma casa inteligente? Continue lendo, veja os benefícios desse tipo de residência e quais são os principais dispositivos para montar sua casa!
Conhecida como smart home, a casa inteligente é toda equipada com soluções tecnológicas, integradas e conectadas. A ideia é de uma vida mais prática e econômica, além de melhorar a segurança em diversos aspectos.
São muitos os produtos e equipamentos que podem ser automatizados com controle à distância ou por comandos de voz. Na casa inteligente os aparelhos e itens começam a funcionar em horário pré-determinado ou imediatamente após a ação planejada de uma pessoa.
A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia por trás das home smart, em um conceito que estabelece a conexão de objetos, ligados à internet. Esses objetos podem ser máquinas, eletrodomésticos, automóveis e itens como lâmpadas, cortinas e câmeras de segurança.
Quando acionados pela IoT, os objetos coletam e transmitem dados, executando tarefas de acordo com os comandos. Eles obedecem à voz, acionamento por aplicativo ou pela programação prévia de rotina como, por exemplo, ligar e desligar em determinados horários do dia.
A modernidade chegou para todos, trazendo uma série de vantagens, e agora com o intuito de favorecer todas as classes. Veja alguns dos benefícios de ter um home smart!
Para visualizar o lado prático de uma casa inteligente, tome como exemplo os dias de intenso calor. Antes de chegar em casa você pode ligar o ar-condicionado e manter o ambiente climatizado para uma temperatura mais refrescante e assim não sentir tanto os efeitos de um apê que passou o dia inteiro fechado.
A roupa pronta para estender é resultado de uma programação antecipada da lavadora que fará todo o processo na sua ausência. Vale também para a cafeteira, que prepara o café enquanto você leva o lixo na área de descarte do condomínio.
Em muitas casas, os equipamentos e lâmpadas tendem a ficar ligados mais tempo do que o necessário, gastando energia e a vida útil do produto. As programações da IoT podem gerar uma boa economia, ao ligar as luzes ou eletrodomésticos somente quando são utilizados.
Com maior controle sobre o uso elétrico em casa, você consegue também minimizar os riscos de queima de termostato ou de um aparelho inteiro. Em pouco tempo é possível sentir uma redução significativa nos gastos com energia.
O envio de comandos por meio do app no celular oferece uma comodidade incrível, seja pela distância ou porque você não quer se levantar para fechar a cortina ou apagar uma luz, por exemplo.
A preguiça de levantar e ligar o videogame, quando já não se está afim de assistir TV, por exemplo, muitas vezes faz com que os moradores vejam o que não estão interessados. Os aparelhos conectados ao televisor e integrados uns aos outros pela IoT são facilmente ligados e desligados sem precisar sair do lugar.
Em uma casa inteligente tudo é feito para que os moradores tenham o máximo de conforto e facilidades que antes não tinham. Com o dia a dia facilitado, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades dentro de casa.
Citamos alguns exemplos de dispositivos ao longo do texto, que podem ser usados em uma home smart. No entanto, podemos pensar de forma mais abrangente e listar as soluções possíveis, com descrição de produtos, equipamentos e objetos. São eles:
São os assistentes virtuais ativados por comando de voz e que podem ser úteis para fazer pesquisas, tocar músicas, acionar alarmes, fornecer informações atualizadas sobre o trânsito ou previsão do tempo – os mais conhecidos da atualidade são Alexa, da Amazon e Google Assistente.
As luzes acesas em um ambiente vazio geram um custo a mais, ao passo que nem sempre é preciso manter todas acesas ou com uma iluminação tão forte. As tecnologias usadas em uma casa inteligente possibilitam a desativação ou redução gradual da luz, controladas pelo aplicativo.
Imagine que em uma viagem, sem ninguém em casa, você queira simular a presença, para dar a impressão de movimentação interna, mesmo com sistema de segurança no condomínio. Em determinados períodos do dia ou da noite é possível recorrer ao interruptor inteligente para acender e apagar as luzes, inibindo a ação de pessoas mal-intencionadas.
Por outro lado, a sensação de ter esquecido algo ligado sem poder voltar para conferir é algo que pode acabar com qualquer passeio. Com um sistema inteligente de comando à distância, você não só evita o problema como reduz os custos que teriam por um longo período ligados.
Câmeras de monitoramento, internas e externas, sistemas e alarmes e sensores, tudo isso pode ser integrado e conectado em um mesmo sistema. Além de poder conferir as imagens em tempo real, você ainda recebe a notificação em caso de movimentação não prevista nos ambientes monitorados.
As portas e janelas podem ganhar fechaduras inteligentes, do tipo que somente podem ser abertas pelo lado de dentro ou com a ajuda de um aplicativo. Embora os apartamentos convencionais sejam entregues sem tecnologias conectadas, é muito fácil transformar o apartamento em uma home smart.
Um cenário automatizado, antes visto somente nos filmes e imaginado em casa de gente rica, agora é parte da realidade monetária de toda a população. A casa inteligente é uma realidade a ser considerada, tanto pelas vantagens quanto para aderir a uma modernidade que faz muito sentido na rotina corrida na maioria dos lares.
Gostou do post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber direto na sua caixa de entrada os conteúdos atualizados da VIC Engenharia, sobre esse e outros assuntos!
Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.