Arranjos de flores para decorar sua casa na primavera

A decoração da sua casa é uma das formas de expressar sua personalidade para o mundo e ainda garante um espaço aconchegante para você e sua família. Um dos elementos que  deixa o ambiente mais vivo, colorido e perfumado são as flores. Elas podem ser usadas em todos os cômodos e de diversas formas e montagens.

Setembro marca a chegada da primavera, e essa é a época do ano ideal para incrementar a decoração da sua casa com arranjos de flores. Como nesta estação ocorre a maior parte das inflorescências do mundo vegetal, acaba que a alta oferta deixa os preços desses artigos menores. Assim fica fácil decorar seu apartamento gastando pouco!

Porque usar flores para decorar sua casa

O uso de flores na decoração dos cômodos da casa não é algo apenas indicado por especialistas em design de interiores. O feng shui, antiga tradição chinesa que traz alguns preceitos básicos de harmonização de espaços, também recomenda o uso de plantas no lar. Segundo essa arte, as flores trazem uma boa energia ajudam muito na harmonização do ambiente. 

Além disso, existem estudos que indicam que a presença de plantas em espaços comuns melhora o humor das pessoas que frequentam esses locais. Por isso, ter alguns arranjos de flores na sala, quarto, ou até mesmo no banheiro do seu apartamento ajuda na alegria da casa.

Outro ponto muito positivo no uso desses elementos é o requinte associado às flores. Você consegue dar um tom bastante elegante para qualquer ambiente agregando arranjos florais e de folhagens bem feitos a ele.

Dicas de como decorar sua casa com flores na primavera

Quer saber como aproveitar a melhor época do ano para incrementar sua casa com lindas decorações usando flores? Então segue as dicas que separamos que o sucesso tá garantido!

1 – Escolha as espécies certas

O primeiro passo para obter uma decoração bacana e adequada com as flores da primavera, é escolher as plantas corretas para cada ocasião. Dê preferência para as espécies que são o charme da estação. Algum dos exemplos que florescem na primavera são: Rosa, Cravo, Orquídea, Copo-de-leite, Hortênsia, Lírio, Gérbera, Girassol, etc. Além disso, deve-se atentar ao perfume dessas flores para que não fique um odor enjoativo na sua casa. 

2 – Escolha o local ideal para cada tipo

É importante que a decoração feita com as flores case com a proposta já desenvolvida no seu lar. Por isso, leve em conta os móveis que já estão presentes em cada cômodo, bem como as cores que predominam no mesmo. Com tudo isso em mente, busque arranjos que ornem com a estética de cada cômodo. Além disso, é necessário avaliar o tamanho da planta, se ela precisa de sol ou não e outros cuidados que cada espécie exige. 

3 – Use e abuse dos arranjos

Uma das opções mais criativas que a decoração com flores proporciona é a montagem de arranjos. Vários elementos podem ser usados, como galhos, folhagens, luzes, fitas, e as própria flores. É possível também combinar diferentes tipos e cores, sempre buscando uma composição que valorize a espécie escolhida. Mas tome cuidado: antes de tudo, é necessário averiguar se a plantinha vai aguentar fazer parte de um arranjo.

4 – Tudo pode ser um vaso

Para compor ainda mais a decoração, é muito comum o uso de vasos e cachepôs para ser o suporte dessas flores. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter um vaso caro, e em alguns casos, nem mesmo possuir um. Com criatividade, qualquer recipiente pode ser transformado em um vaso e ajudar você a gastar ainda menos com esses elementos decorativos.

5 – Cuidados especiais

Por fim, para que os arranjos se mantenham bonitos, precisamos nos atentar a alguns cuidados específicos. Como o clima está mais quente na primavera e as plantas estão florescendo, elas acabam necessitando de mais água e nutrientes que o normal. Tenha sempre o cuidado de podar nos lugares certos também para que suas plantinhas fiquem sempre charmosas.

Gostou das dicas? Então entenda ainda mais sobre decoração sem gastar muito no nosso outro texto, em que discutimos ideias baratas para se decorar um apartamento pequeno. 

Aproveite todas essas ideias e mude a cara do seu lar!




Veja também