Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Área de serviço compacta: 5 dicas para otimizar uma lavanderia pequena

    A área de serviço é um dos cômodos pouco visitados da casa, mas que requer atenção em apartamentos menores. Ter uma estrutura de lavanderia é essencial, ainda mais em tempos de chuva, quando as roupas demoram mais no processo de secagem. 

    É preciso organizar o ambiente de modo a facilitar a utilização diária, considerando uma rotina corrida e com pouco tempo livre. A decoração com armários e prateleiras garante maior praticidade e agilidade, já que deixa tudo ao alcance das mãos. 

    Neste post você confere como aproveitar bem a área de serviço pequena. Continue lendo e veja 5 dicas para garantir a estrutura ideal nesse espaço do seu apê!

    Como aproveitar uma área de serviço compacta?

    Os apartamentos modernos apresentam uma área de serviço menor para que outros cômodos sejam mais bem aproveitados. É que sendo um espaço de utilização mais moderada, faz sentido que não seja a maior estrutura por metro quadrado. 

    É preciso, no entanto, saber utilizar essa área para caber todos os itens necessários. Da máquina de lavar e armário para guardar os produtos até o varal de secagem das roupas, a organização é fundamental para evitar aquela sensação de bagunça.

    Antes de qualquer instalação, o ideal é planejar o que será guardado nesse cômodo pensando na rotina da casa. O número de moradores, o volume e a frequência de roupas para lavar são importantes para determinar o tamanho dos armários e quantidade de varais, por exemplo. 

    O ser humano tem uma capacidade imensa de se adaptar a mudanças, ainda que leve um tempo para a adequação. Com tantas possibilidades de otimização de qualquer ambiente, a área de serviço pode se transformar em um cantinho bonito e até mesmo, aconchegante.

    Como organizar lavanderia pequena e simples? 

    O espaço destinado à área de serviço não precisa ser grande se você souber explorar e otimizar o ambiente. Em apartamentos pequenos tudo deve ser pensado para ser prático e fácil, sempre com foco na organização. 

    Pensando nisso, fizemos uma lista com dicas de como você pode aproveitar a estrutura desse espaço?

    Dê preferência aos móveis planejados

    O primeiro passo para aproveitamento de um cômodo limitado é pensar na necessidade de armários, bancadas e prateleiras. No caso da área de serviço você vai precisar de lugar para guardar os produtos de limpeza, eletrodomésticos e outros itens. 

    Investir em móveis sob medida traz benefícios como boa utilização da metragem, organização e facilidade de acesso. Os armários, por exemplo, liberam espaço para a movimentação na hora de colocar as roupas para lavar e estender para secagem. 

    A bancada retrátil é uma opção para instalar acima de máquinas de lavar com abertura frontal. Nesse caso, a possibilidade de usar como suporte é de grande serventia na hora de estender as roupas molhadas ou recolher aquelas que já estão secas.

    Escolha bem o tipo de varal

    Um item de extrema importância e essencial em uma área de serviço, o varal deve ser escolhido com cautela. Dê preferência aos modelos que podem ser instalados no teto ou na parede (se houver disponibilidade) e assim, quando estiver ocupado não tome mais espaço do que necessário. 

    Os varais sanfonados e retrátil são recomendados quando a área de serviço dispõe de uma metragem que permite serem abertos sem comprometer a mobilidade. Caso contrário, o melhor ainda será o bom e velho varal de teto.

    Aproveite o espaço livre das paredes

    O espaço vertical de uma área de serviço pode se tornar o maior aliado dos moradores de um apartamento pequeno. Além dos móveis planejados, na parede é possível instalar prateleiras e nichos que ajudam a manter o cômodo organizado e sempre limpo. 

    A manutenção da limpeza é, por sinal, o maior ganho ao utilizar as paredes, já que libera o chão e evita o acúmulo de coisas e sujeiras. Sem contar que com tudo em seu devido lugar e fácil de achar, a impressão é que a área de serviço é bem maior do que de fato.

    Mantenha o essencial

    Em área de serviço de apartamentos pequenos, menos é mais e isso quer dizer ser você pode ter um estoque de produtos e itens de limpeza reduzidos. Resista à promoção nos supermercados ou comprar o que não é útil, pensando que depois será difícil guardar tantos excessos. 

    Pensar e planejar de forma objetiva gera economia de espaço e dinheiro, o que com o tempo fará uma grande diferença na rotina e no bolso. Nos apartamentos pequenos o senso de utilidade e necessidade ajuda a conservar o lugar sempre organizado. 

    Como é bem comum que a área de serviço seja o lugar onde se deposita tudo o que não está sendo utilizado, fuja dessa armadilha. Sempre que algo tiver como destino esse cômodo da casa repense se vale a pena guardar ou descartar para doação ou venda.

    Utilize ganchos para ajudar na organização 

    Os ganchos são excelentes alternativas na área de serviço, onde podem ser depositados itens como vassouras, rodos, sombrinhas e guarda-chuvas, chaves, panos de limpeza ou até mesmo um cabide com roupas mais pesadas. 

    Você pode optar por um painel com diversos ganchos ou instalação individual, caso o espaço permita. O importante é que seja um recurso para manter a área de serviço otimizada e suporte extra na organização e guarda dos itens de limpeza e lavanderia. 

    A melhor forma de organizar e decorar qualquer cômodo de uma casa é visualizar a rotina dia após dia. Os compromissos de trabalho e sociais, tudo isso deve ser alinhado com os afazeres de casa, por isso, quanto menos tempo você tiver que dedicar a esses serviços, maior será a sua qualidade de vida. 

    Seja um pequeno cômodo ou um espaço no canto da cozinha, a área de serviço compacta não precisa ser um problema. Pelo contrário, você pode aproveitar o ambiente, sem gastar muito e ter acesso rápido a tudo o que é necessário. 

    Gostou do post? Então, aproveite para saber como decorar um apartamento compacto e utilizar bem os espaços disponíveis!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...