Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    5 melhores praias da zona oeste do Rio de Janeiro

    As praias da zona oeste do Rio de Janeiro são conhecidas por suas lindas paisagens de tirar o fôlego. Se você está procurando um novo lugar para morar na cidade, a proximidade com as praias deveria entrar na lista de motivos para escolher seu novo endereço.

    Muitos turistas visitam as famosas praias de Copacabana e Ipanema. No entanto, a Zona Oeste da cidade também tem praias verdadeiramente incríveis. Com uma combinação única de beleza natural, ambiente descontraído e uma atmosfera vibrante, as praias da Zona Oeste são verdadeiros tesouros escondidos.

    Neste artigo, queremos te apresentar as cinco melhores praias dessa região. Um motivo muito convincente para escolher viver nessa área.

    Como são as praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro?

    Morar no Rio de Janeiro é um verdadeiro privilégio. É estar perto de praias monumentais, para todos os gostos. De orlas tranquilas a locais perfeitos para o surf, a Zona Oeste tem muito a oferecer aos amantes do sol e do mar. E elas contam com uma infraestrutura completa para que você possa aproveitar do jeito que mais curtir.

    Prepare a roupa de banho e os óculos escuros e confira a lista que separamos para vocês conhecerem essa região especial da cidade maravilhosa!

    Praia do Recreio dos Bandeirantes

    Muito frequentada por surfistas, a praia do Recreio dos Bandeirantes é sede de muitos torneios internacionais de surf e bodyboard.

    Extremamente atraente, é ideal para aqueles que preferem praias sem muita aglomeração e para quem gosta de ficar em contato com a natureza. Possui uma linda Reserva Ecológica na área de proteção ambiental no entorno da Lagoa de Marapendi, a poucos metros da orla.

    O calçadão conta com diversos quiosques e uma boa infra-estrutura de atendimento. No Carnaval, as barracas da orla organizam vários desfiles de bandas.

    A Praia do Recreio se estende até as praias da Macumba, Grumari e Abricó. No final encontra-se a Prainha, outra praia muito procurada por surfistas que buscam um mar excelente e uma natureza deslumbrante.

    Praia de Grumari

    A praia de Grumari está localizada em uma região com muitos morros, vegetação de restinga e costões. Com muita natureza preservada ao seu redor, tornou-se em 1987, uma área de Reserva Ambiental para garantir a preservação das belezas locais e do ecossistema.

    Uma das praias mais bonitas e bem conservadas do Rio de Janeiro, foi, desde sempre, um santuário da biodiversidade.

    Nas suas areias avermelhadas, para quem gosta de relaxar, pode-se caminhar e aproveitar tamanha natureza, num recanto urbano. Abrir um guarda-sol, sentar na cadeira e apenas relaxar aproveitando o momento. Não é sempre que você está em um mar com água transparente, a beleza de um paraíso carioca e uma praia praticamente intacta. 

    Na orla de Grumari, você também sempre encontrará pessoas praticando diversos esportes. Seja surf, voleibol, futevôlei ou frescobol, o importante é se movimentar. A ampla faixa de areia deste lugar é perfeita para os cariocas e turistas praticarem esportes com tranquilidade.

    Praia de Abricó

    A praia de Abricó está situada no Parque Municipal de Grumari, em uma área de preservação ambiental, na Zona Oeste da cidade, na Barra da Tijuca.

    A praia é famosa por sua serenidade, com 1,5 km de extensão de vegetação exuberante e montanhas que se destacam em relação ao mar. Com todos esses detalhes, torna-se um lugar encantador para se descontrair.

    No entanto, a Praia do Abricó tem outras características que a tornam especial.

    Devido à sua tranquilidade, a praia de Abricó foi selecionada para a prática do naturismo. Ela se tornou legalmente uma praia naturista em 2003 e, desde então, é administrada pela Associação Naturista de Abricó.

    A Associação tem como objetivo garantir que todas as normas internacionais de naturismo na praia sejam respeitadas. Além de promover um ambiente agradável entre os frequentadores do local.

    Praia da Barra de Guaratiba 

    A praia da Barra de Guaratiba é uma praia pequena e com muita tranquilidade. Tem o mar calmo, ideal para a prática de stand up paddle, caiaque e até de moto aquática. Atividades que permitem conhecer mais a região.

    A paisagem já foi palco de muitas produções de novelas. Celebridades costumam visitá-la com frequência, desfrutando da excelente acolhida dos moradores. 

    A Praia de Guaratiba se destaca pela produção de pescado e também é conhecida por abrigar a Fundação Xuxa Meneghel. Na praia também existe a bela igreja Nossa Senhora do Desterro, uma das mais antigas da cidade. Ela foi erguida à beira-mar e tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

    Tem boa estrutura de restaurantes especializados em frutos do mar, barracas e quiosques. 

    Prainha

    A Prainha, como o próprio nome sugere, é uma praia de tamanho reduzido, com apenas 150 m de uma estreita faixa de areia. Cercada de morros e pedras e coberta pela exuberante vegetação de Mata Atlântica nativa, esta praia apresenta uma beleza singular.

    Águas cristalinas, areias brancas e ondas perfeitas são algumas das características desta praia, que também possui uma fonte de água doce.

    A Prainha é amplamente reconhecida como o melhor local de surf do Rio de Janeiro. Um verdadeiro paraíso para os surfistas, que frequentemente participam de torneios nacionais e internacionais de surf.

    Além da beleza e do encanto proporcionados pelas belíssimas ondas, a Prainha também conta com ótimos serviços oferecidos pelos quiosques da região.

    Como chegar à Prainha: Para chegar à Prainha, é preciso seguir pela Av. Estado da Guanabara, que passa em sua orla. O caminho começa na Barra da Tijuca, seguindo pelo Recreio e pela Praia da Macumba.

    Outra alternativa é o Surf Bus, um ônibus equipado para transportar os surfistas com suas pranchas até a Prainha. Esse ônibus sai a cada 3 horas, das 7h às 16h, passando pelos bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. As reservas devem ser agendadas por telefone.

    Para aqueles que amam a natureza, o mar, o surf ou simplesmente desejam adicionar um pouco mais de vitamina D em seus dias, as praias da zona oeste são excelentes opções. Imagine estar a poucos minutos de carro desses locais maravilhosos, praticar esportes ao ar livre e desfrutar de um estilo de vida saudável em um cenário espetacular?

    Aproveite para conhecer os benefícios de morar em Santa Cruz, tudo que o lugar tem a oferecer para você e sua família e ficar próximo dessas grandes belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...