Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Porque visitar o Parque Ecológico do Eldorado?

    O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, mais conhecido como Parque Ecológico do Eldorado, foi inaugurado em 2004. A área de 15 mil metros quadrados possui várias nascentes e preserva a vegetação original, com características que se alternam entre o bioma Cerrado e a Mata Atlântica.

    Todos os dias, vários visitantes utilizam a infraestrutura do local para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. As características do parque também possibilitam práticas paisagísticas e de educação ao ar livre, pois oferecem ótimas condições estruturais. 

    O que encontrar no Parque Ecológico do Eldorado?

    O Parque Ecológico do Eldorado é um lugar encantador que recebe de braços abertos aqueles que desejam se afastar da agitação do dia a dia. Sem dúvidas é uma das melhores opções para passear no Eldorado. Um verdadeiro refúgio em meio ao caos da cidade grande.

    A fauna e a flora do parque é um destaque. Ele reúne uma grande variedade de árvores frutíferas e centenárias. Ali também é o lar de diversas espécies de animais, como tartarugas, saracuras, tucanos, micos e outros mamíferos.

    O local ainda conta com um playground, feito com eucalipto tratado, quadras de esportes que atraem o público jovem e um teatro de arena utilizado para eventos. A trilha ecológica suspensa é outro destaque, pois permite a preservação das nascentes.

    Como é o funcionamento do Parque Ecológico do Eldorado?

    O parque fica aberto de terça a domingo. Ele é um grande local de encontro para toda a população de Contagem. Cerca de 2,5 mil pessoas passam por lá toda semana. 

    Esse número tem aumentado cada vez mais, devido a diversas ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura, que também investiu na manutenção do espaço. Essas modificações são feitas para aprimorar a qualidade física do ambiente, proporcionando mais comodidade aos frequentadores do lugar. 

    Outra característica que tem atraído muitos visitantes é a autorização para a entrada de pets. Algo que não era permitido anteriormente.

    O que fazer no Parque Ecológico do Eldorado?

    Ótimas opções sobre o que fazer no parque é o que não falta. 

    O espaço tem realizado ações, como os projetos “Domingo no Parque”, “Sarau Ecológico” e “Trilha da Leitura”. Também são organizadas oficinas e atividades esportivas e culturais, que atraem o público para o local.

    Além das iniciativas promovidas pela administração pública, o parque tem sido palco de atividades dos próprios visitantes, como:

    • Fazer um Piquenique
    • Levar as crianças para brincar
    • Apreciar a natureza, ler e relaxar 
    • Fazer ensaios fotográficos
    • Ir em eventos culturais
    • Praticar Yoga e Meditação
    • Praticar esportes
    • Fazer trilha

    Conforme dito anteriormente, o parque é muito bonito, amplo e repleto de belezas naturais. Um ambiente propício para aproveitar com a família, relaxar e renovar as energias. 

    Se for visitar, não se esqueça de usar tênis, chinelos, sandálias confortáveis para aproveitar ainda mais o que esse lugar tem a oferecer.

    E agora que você está por dentro de tudo que acontece no Parque Ecológico do Eldorado, que tal aproveitar e conhecer também as vantagens de morar no Eldorado. Certamente você vai se encantar mais ainda pela região e tudo o que ela tem a oferecer para seus moradores. 




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...