Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    O que fazer em Santa Barbara d’Oeste? 9 lugares para se conhecer na cidade

    Santa Bárbara d’Oeste, localizada a cerca de 150 quilômetros da capital paulista, carrega o charme das cidades do interior e é repleta de história e curiosidades. O município foi fundado no início do século XIX e é conhecido pela forte influência da cultura norte-americana que persiste até hoje. 

    A cidade tem economia diversificada, misturando suas antigas tradições com o desenvolvimento moderno. A antiga “Pérola Açucareira” possui um comércio cada vez mais representativo, ganhando espaço e contribuindo para a transformação social e econômica da cidade. Ao mesmo tempo, o setor comercial cada vez mais expressivo ganha espaço e auxilia na transformação social e econômica da cidade.

    Mas afinal, quais os melhores passeios e o que fazer em Santa Barbara d’Oeste? Repleta de pontos turísticos e muitos atrativos, Santa Bárbara d’Oeste tem recebido muitos visitantes durante o ano todo, o que a caracteriza como uma cidade com opções de passeios e lazer para todos os gostos e públicos.

    Quer saber mais sobre o que fazer em Santa Barbara d’Oeste e os melhores lugares para passear na região? Continue a leitura com a gente! 

    Quais as melhores opções de passeio em Santa Barbara d’Oeste?

    Parques, teatros, museus, igrejas, cachoeiras e outras infinidades de oportunidades é o que não falta na cidade. São muitas opções de passeios para se fazer sozinho ou acompanhado. Saiba quais são as principais opções para escolher o que fazer em Santa Bárbara d’Oeste!

    Caminho dos Flamboyants

    O Caminho dos Flamboyants é um famoso destino turístico que liga a região metropolitana à histórica Usina Santa Bárbara, na Fazenda São Pedro, e marca a história do desenvolvimento agrícola do município.

    De grande importância cultural, histórica e arquitetônica, o patrimônio foi tombado pela Codepasbo em 2006 e reestruturado em 2013, recebendo mais de 450 m de pisos intertravados. 

    Em 2017 recebeu novamente o “Santão da Usina”, uma imagem do Cristo Redentor que a família Alves havia importado da França e foi inaugurada no local em 1930, em uma Missa Campal.

    Teatro Municipal Manoel Lyra

    O Teatro Municipal foi inaugurado em 1995, e ganhou o nome de um pioneiro das artes cênicas do interior paulista: Manoel Lyra, um artista barbarense que dedicou toda a sua vida à arte dramática de forma apaixonante e inspiradora. 

    Esse espaço de atuação é o ponto focal de inúmeras manifestações artísticas regionais, fomentando a cultura, trazendo entretenimento e conhecimento e gerando renda para o município.

    Cemitério dos Americanos

    Também conhecido como Cemitério do Campo por estar localizado no Bairro do Campo, foi  inaugurado em 1867 com o sepultamento de Beatrice Oliver, esposa do Cel. Oliver, dono das terras, que seguia um costume sulista de sepultar seus familiares em sua propriedade. 

    Naquela época, o cemitério da cidade pertencia à Igreja Católica que proibia o sepultamento de pessoas de outras religiões no local.

    O local já recebeu visitas ilustres como o ex-governador da Geórgia, o ex-presidente americano Jimmy Carter, além de representantes do consulado dos Estados Unidos.

    Igreja Matriz de Santa Bárbara

    Considerada o marco inicial da história do município, a igreja foi construída a pedido de Dona Margarida da Graça Martins, que doou as terras à Cúria Paulistana para que fosse construída uma capela em taipa. 

    Criada oficialmente em 18 de fevereiro de 1842, a igreja foi dedicada a sua santa de devoção. Posteriormente, foi construída a torre da igreja – na época de sua conclusão a Família de Cillo doou o primeiro relógio.

    Em 2018 a Igreja Matriz Santa Bárbara foi tombada como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, quando completou 200 anos.

    Tivoli Shopping

    Para quem procura o que fazer em Santa Barbara d’Oeste, o Tivoli Shopping Center é o local ideal. Localizado no bairro de Mollon, Zona Leste de Santa Bárbara, não se trata somente de um local para fazer compras, mas também para se divertir com os amigos, fazer um lanche e assistir aquele cineminha. 

    Opções de diversão e entretenimento não vão faltar. De modo geral, é possível encontrar  o que você procura, sem precisar andar muito para conseguir. 

    Parque dos Ipês

    Inaugurado em 1996, o Parque dos Ipês é um dos principais atrativos turísticos da região e um ponto de encontro para a prática de atividades físicas ao ar livre. É também um dos principais espaços verdes da cidade.

    Localizado próximo ao centro da cidade, possui muitas árvores, lagoas e várias espécies de animais silvestres, que são atraídos pela qualidade do ambiente. Um dos grandes atrativos do parque é o contato com os animais, em especial com os patos e gansos.

    O espaço é muito agradável para passar uma tardezinha, passear com o cachorro, fazer um piquenique, brincar com as crianças, dentre outras opções. 

    No Parque dos Ipês também está localizada a 48º sede do grupo de escoteiros “Uirapuru”.

    Parque do Araçariguama

    O Parque Araçariguama foi construído na área da antiga Fábrica de Papelão, ao lado do córrego Araçariguama, que nasce na “Fazenda Rochelle”. 

    É formado em uma área de muito verde, uma lagoa sob a qual foi construída uma imponente ponte, além das inúmeras árvores frutíferas e um trecho da mata ciliar do córrego que compõem a estrutura do local.

    Ideal para a prática de esportes, o parque possui pista para caminhada, quiosques, sanitários e uma excelente estrutura para exercícios e alongamento ao ar livre.

    O parque fica aberto 24h por dia, e é um grande complexo para a qualidade de vida, mobilidade urbana e meio ambiente.

    Parque Taene

    De fácil acesso, em uma área de 57 mil m² de muito verde, o Parque Taene possui estrutura completa para atividades físicas, como academia ao ar livre para a terceira idade, aparelhos para exercícios e pista de caminhada.

    Ideal para ser visitado em família, especialmente pelas opções de entretenimento para todas as idades, incluindo tirolesa, área de escalada, fonte de água interativa e espaço pet. 

    Ao lado das ruínas que preservam a memória do local, fica a Casa Centenária, um patrimônio que foi restaurado e transformado num charmoso e aconchegante Café.

    Parque dos Jacarandás

    Inaugurado em 2016 em um terreno de 55 mil metros quadrados, o Parque dos Jacarandás é muito frequentado pelos moradores da região do Mollon, principalmente por ciclistas que usam a ciclovia para se exercitar e aproveitar a natureza. 

    Também é um excelente local para se fazer piqueniques, devido a sua estrutura e ambiente familiar. 

    O espaço conta com uma pista de corrida, ciclovia, academias ao ar livre, playgrounds, quadra de basquete street, Vôlei de Areia, pista de skate, Teatro de Arena, mirante, relógio de sol, mais de 30 espécies de plantas ornamentais e mais de 100 espécies de árvores.

    Restaurantes e Bares

    Quer saber o que fazer em Santa Barbara d’Oeste a noite? A cidade possui também excelentes restaurantes com a autêntica culinária paulista, comidas típicas de outras regiões do Brasil e internacionais.

    Há opções para todos os gostos, estabelecimentos para receber toda a família e também os que aceitam pets. Veja alguns destes estabelecimentos na região:

    Agora que você já sabe os melhores lugares  e o que fazer em Santa Barbara d’Oeste, que tal se aprofundar e descobrir como é morar na cidade. Não há dúvidas de que viver no interior é muito bom, mas com essas informações será difícil não se apaixonar por esse município do interior paulista.




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...